Questões de Psicologia - Violência Doméstica, Violência Contra a Mulher e Casos de Abuso para Concurso

Foram encontradas 523 questões

Q3039463 Psicologia
Anteriormente denominado pátrio poder e, na atualidade, substituído pelo termo poder familiar, deverá este ser exercido:
Alternativas
Q3039462 Psicologia
A Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007, instituiu o dia 6 de dezembro como uma data significativa no bojo das políticas de combate à violência contra as mulheres. Este é o Dia Nacional 
Alternativas
Q3035216 Psicologia
Larissa é uma mulher trans e vive em conjugalidade com Gustavo, um homem trans. Por ciúmes, o companheiro a agrediu fisicamente ao saírem de um bar; ela buscou se defender, contendo-o.
Diante das mais recentes discussões sobre violência contra a mulher, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3035210 Psicologia
A violência psicológica contra a mulher é uma forma de violência de difícil identificação, e muitas vezes as vítimas não se dão conta de que estão sofrendo danos emocionais.
É(São) exemplo(s) de prática de violência psicológica contra a mulher: 
Alternativas
Q3029903 Psicologia
A violência doméstica na infância e na adolescência exige uma abordagem multidisciplinar, em que a Psicologia tem um papel fundamental.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Crianças expostas à violência podem desenvolver ansiedade crônica e medo constante.
( ) Não há evidências positivas suficientes a respeito da psicoterapia infantil em casos em que há violência, uma vez que a criança voltará a residir com seus familiares, que continuarão suas práticas na escalada da violência.
( ) Nos adolescentes vítimas de violência, a ansiedade e o estresse podem dificultar a concentração e o desempenho acadêmico.
( ) Enquanto meninas tendem a externalizar seus traumas, manifestando depressão e ansiedade, meninos frequentemente internalizam suas emoções por meio de comportamentos de risco.
( ) Adolescentes que vivem em um lar com violência podem apresentar maior probabilidade de serem vítimas ou perpetradores de violência no futuro.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q3008987 Psicologia
A violência contra a população infantojuvenil manifesta-se de diferentes maneiras, e marcam profundamente o desenvolvimento deste grupo etário.
Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.


I. A violência contra criança e adolescente é um fenômeno multicausal, multifatorial e multidimensional, de maneira que o atendimento desses casos pressupõe um conjunto articulado de ações.

II. A notificação é obrigatória nos casos suspeitos ou confirmados de violência contra crianças e adolescentes, estabelecida para todas as entidades de saúde integrantes do Sistema Único de Saúde do nosso país.

III. A escuta psicológica e oitiva da criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência são práticas conceitualmente idênticas.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3008980 Psicologia
Ao falamos sobre a falha em prestar ou atender às necessidades básicas físicas, emocionais, educacionais e médicas de uma criança, que é indicada como modalidade mais recorrente de maus-tratos contra crianças estamos nos referindo à(o)
Alternativas
Q3008977 Psicologia
Antônio tem 80 anos, é acamado e vive com sobrinhos que estão negligenciando os cuidados com sua saúde, implicando em risco à sua integridade física.
Diante do quadro, vizinhos se mobilizaram pensando em formas de protegê-lo.
Na hipótese descrita é correto afirmar que
Alternativas
Q3008971 Psicologia
Helena é uma mulher trans e vive maritalmente com Murilo, que é um homem trans. Enciumado por ter encontrado a companheira com um ex-namorado na rua, Murilo passou a agredi-la com palavras de baixo calão, humilhando-a na via pública.
Na perspectiva da violência contra a mulher, podemos afirmar acertadamente que
Alternativas
Q3008970 Psicologia
Lívia, 8 anos, morava sozinha com a sua mãe, Ludmila. Recentemente Ludmila iniciou relacionamento amoroso com Augusto e o levou para morar com elas. Desde que Augusto passou a morar com elas, Lívia alterou seu comportamento, passando a apresentar enurese noturna, dificuldades de dormir e sono agitado, além de relutar em permanecer com o padrasto. Em visita aos avós, Lívia contou a eles que o padrasto tem tocado em suas partes íntimas quando estão sozinhos em casa.

Com relação à hipótese de violência sexual analisada, é correto afirmar
Alternativas
Ano: 2008 Banca: FCC Órgão: MPE-RS Prova: FCC - 2008 - MPE-RS - Psicólogo |
Q2922014 Psicologia

Estudiosos das situações que envolvem o abuso sexual infantil mencionam a utilização da Câmara de Gessel para a escuta das crianças, ou seja, de salas com vidro espelhado, com filmagem em vídeo ou áudio direto. O objetivo desse dispositivo em relação à criança seria

Alternativas
Ano: 2008 Banca: FCC Órgão: MPE-RS Prova: FCC - 2008 - MPE-RS - Psicólogo |
Q2922011 Psicologia

As crianças que sofreram abuso sexual freqüentemente são obrigadas a não revelar para ninguém dentro da família ou fora dela. Entretanto, em casos de prolongado abuso da criança dentro do contexto familiar, a criança tenta comunicar o abuso a alguém dentro ou fora da família. As crianças mentem sobre o abuso sexual porque estão com medo de

Alternativas
Ano: 2008 Banca: FCC Órgão: MPE-RS Prova: FCC - 2008 - MPE-RS - Psicólogo |
Q2922008 Psicologia

O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 130, dispõe que verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar,

Alternativas
Ano: 2008 Banca: FCC Órgão: MPE-RS Prova: FCC - 2008 - MPE-RS - Psicólogo |
Q2921980 Psicologia

Ao falarmos que o diagnóstico envolvendo abusos não tem apenas finalidade terapêutica, mas também coleta de evidências para fins judiciais, queremos dizer que:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: SEAP Órgão: TJ-MG Prova: SEAP - 2017 - TJ-MG - Estágio - Psicologia |
Q2792424 Psicologia

Considere os itens a seguir sobre o Microssistema “A criança na família” e sua relação com os maus tratos nos itens a seguir:


I – O mau trato é sintoma de distúrbio extremo na criação dos filhos. Geralmente ele aparece em um contexto de outros problemas familiares como alcoolismo ou comportamento antissocial.

II – Mais do que nove em cada dez agressores são psicóticos e/ou tem personalidade criminosa, mas alguns são solitários, infelizes, ansiosos, depressivos, zangados, agressivos e sob muito estresse, tendendo a ter baixa autoestima e pouco controle de impulsividade.

III – Cerca de um terço de pais abusivos sofreram eles mesmos abusos na infância. Pais abusivos tendem a desconhecer o desenvolvimento normal das crianças e esperam, então, que as crianças não chorem, ou se mantenham limpas e asseadas numa idade extremamente precoce.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2776577 Psicologia

A violência doméstica tem efeitos profundos sobre a criança. Segundo Albuquerque (em Maia), inúmeros fatores se entrelaçam para configurar a situação de violência e seus efeitos. Considere:


I os valores culturais da época.

II as características psíquicas de cada membro da família.

III o possível sonambulismo de um dos pais.


De acordo com Albuquerque:

Alternativas
Q2766148 Psicologia

O profissional de Psicologia exerce um papel importante na rede de serviços de atenção à mulher em situação de violência.

Sobre sua atuação nesse contexto avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

A formalização da denúncia por meio do boletim de ocorrência deve ser uma condição para o atendimento psicológico. Não cabe ao psicólogo oferecer à mulher informações sobre a rede de atendimento. O acolhimento está relacionado à escuta inicial da mulher em situação de violência e à demonstração de que as suas demandas estão sendo ouvidas, acolhidas e respeitadas, com confidencialidade e cuidado.


As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Q2766133 Psicologia

No atendimento de uma criança vítima de violência sexual, é recomendado que o psicólogo:

Alternativas
Q2766118 Psicologia

Em relação ao atendimento a casos de violência doméstica é recomendado ao profissional de psicologia:

Alternativas
Q2761956 Psicologia

O comportamento violento físico ou psicológico pode ser aprendido ao longo das gerações como uma maneira de solucionar os conflitos e de educar as crianças e, para enfrentar essa situação, a prevenção tem demonstrado ser uma ferramenta importante. Se um profissional está elaborando um programa de prevenção secundária contra a violência, ele deve adotar como um de seus objetivos a

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: B
5: C
6: C
7: E
8: D
9: B
10: D
11: D
12: C
13: C
14: B
15: B
16: B
17: B
18: A
19: C
20: D