Questões de Concurso Sobre comportamento suicida na psiquiatria em psiquiatria

Foram encontradas 185 questões

Q3270465 Psiquiatria
Em atendimento de urgência a paciente em que se percebe haver algum risco identificado de suicídio, porém sendo ausentes tentativas suicidas ou episódios de autoagressões atuais, determinadas medidas são fundamentais à conduta médica. Em relação a essas medidas, considere os itens seguintes.

I. Avaliação detalhada de fatores de risco, incluindo histórico pessoal e familiar.
II. Prescrição de lítio para redução imediata do risco suicida.
III. Hospitalização compulsória de todos os casos identificados.
IV. Notificação compulsória e imediata ao SINAM.

Está(ão) correto(s)
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251710 Psiquiatria
Margarete, 22 anos, foi internada após tentar suicídio com a ingesta de 40 comprimidos de Captopril e 40 comprimidos de Atenolol pertencentes a sua mãe.
Ao sair da unidade de terapia intensiva, foi solicitado o parecer da psiquiatria.
Nesse caso, avalie se uma boa conduta do psiquiatra inclui os seguintes cuidados:

I. dar alta hospitalar à paciente somente após o risco de nova tentativa suicida ter sido devidamente estimado;
II. o psiquiatra não deve interpretar a motivação da paciente (se manipulação, por exemplo), porém deve basear sua avaliação no mapeamento de fatores protetivos o de risco para suicídio, além, obviamente, da presença ou ausência de um transtorno mental de base;
III. no caso de a paciente relatar ao médico que ainda pensa em suicídio, mesmo possuindo um bom suporte familiar, devido a gravidade do caso, o psiquiatra deve cogitar internação hospitalar.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3238830 Psiquiatria
Um estudo recente aborda o impacto das redes sociais de apoio – tanto virtuais quanto presenciais – na redução do risco de suicídio, especialmente em populações vulneráveis, como adolescentes e jovens adultos. Essas redes podem ser compostas por familiares, amigos, comunidades locais e grupos online moderados por profissionais.
Considerando as complexas interações entre suporte emocional, interação social e saúde mental, assinale a alternativa a seguir que indica a eficácia de uma rede de apoio social na prevenção do suicídio. 
Alternativas
Q3238829 Psiquiatria
A literatura indica que aproximadamente 98% das pessoas que cometem suicídio têm um diagnóstico de transtorno mental no momento do suicídio.
Assinale a alternativa que descreve a associação de transtornos psiquiátricos com o risco do suicídio.
Alternativas
Q3237443 Psiquiatria
As emergências psiquiátricas frequentemente demandam intervenções rápidas e seguras. Sobre o manejo da tentativa de suicídio em um pronto-socorro, é correto afirmar:
Alternativas
Q3215641 Psiquiatria
No contexto da saúde pública, a prevenção do suicídio na comunidade é essencial como cuidado em saúde mental.

Assinale a alternativa que representa uma estratégia com evidência de eficácia para a prevenção primária do suicídio.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Área Psiquiatria |
Q3189516 Psiquiatria
Uma mulher de 28 anos é encontrada desorientada em sua casa, com múltiplos cortes superficiais nos braços. Ela tem um histórico de transtorno de personalidade borderline e recentemente seu parceiro pediu a separação. No pronto-socorro, ela nega intenção suicida e diz que os cortes foram "para aliviar a dor emocional". Qual é a conduta mais adequada entre as listadas abaixo?
Alternativas
Q3169619 Psiquiatria
        Uma mulher de 32 anos de idade, sem histórico psiquiátrico prévio e sem histórico de uso de substâncias, funcionária pública, vem passando por uma série de mudanças em seu setor de trabalho nos últimos 3 meses, o que tem promovido um aumento significativo de conflitos interpessoais entre os colegas. Há duas semanas, após uma conversa com seu chefe, ela recebeu a notícia de que seria redirecionada para outra área, pois estavam realinhando os processos de trabalho. Essa notícia foi recebida com muita angústia e desespero, pois ela não esperava e não desejava essa mudança. Ficou se sentindo preterida e desvalorizada com a decisão de seu chefe. Desde o ocorrido, passou a apresentar um humor deprimido, choro fácil e sentimentos de desesperança em relação ao seu trabalho e seu futuro. Mesmo insatisfeita, seguiu comparecendo ao trabalho, sem alterações no sono, na alimentação ou na concentração. Porém, dado o sentimento de revolta, começou a chegar atrasada, sair mais cedo e protelar entregas de demandas a ela destinadas. Começou ainda a ter problemas em casa, com muitas brigas com seu marido e filhos, por sua irritabilidade acentuada. Nesse contexto, passou a dirigir em alta velocidade e a colocar o carro na contramão, embora negue ter vontade de morrer ou de se matar. Diante dessa situação, foi levada a atendimento especializado contra sua vontade.

Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.


Embora nessa situação apresentada a paciente não demonstre um comportamento suicida evidente, situações como a dela estão associadas a maior risco de tentativas e consumação de suicídio.

Alternativas
Q3169610 Psiquiatria
        A ideologia do racismo propõe a desumanização de um em contrapartida do privilégio do outro. Ele incide no negro no que constitui seu sujeito, seu corpo, sua imagem, que é sistematicamente desvalorizada. Em contrapartida, há um modelo universal que está calcado no branco. Um modelo de beleza, de afirmação da história, das produções universais. As humilhações cotidianas vão produzindo marcas no negro. E, com a negação sistemática do Brasil e do brasileiro em relação ao racismo, esse sujeito também sofre algumas distorções na forma como ele mesmo vê a realidade, questionando se aquilo que vive [o preconceito] é real ou imaginário. O racismo, então, constitui um sujeito que nem sempre dá conta de se apropriar das suas percepções e de acreditar que essas percepções são reais. É aí que o racismo vai produzir suas marcas, lacunas que afetam toda a sociedade. É quase natural, até esperado, que toda vez que eu sair de casa me depare com olhares atravessados, com uma recusa de atendimento, com vigia em um supermercado. A escola também desvaloriza esse sujeito por meio de um ensino que não apresenta a História como ela foi de fato.

Internet:<revistacult.uol.com.br> (com adaptações). 

Considerando o texto acima e o impacto do racismo e da discriminação no diagnóstico psiquiátrico e suas síndromes relacionadas, julgues o item que se segue.


O racismo é considerado um determinante social que influencia diretamente em desfechos psiquiátricos desfavoráveis, como o aumento do comportamento suicida e o transtorno de estresse pós-traumático.

Alternativas
Q3169604 Psiquiatria

Acerca dos transtornos associados ao uso de álcool, julgue o item subsequente. 


O consumo excessivo de álcool está associado a um risco aumentado de comportamento suicida, devido aos seus efeitos desinibitórios, ao agravamento de transtornos psiquiátricos e ao aumento da impulsividade. 

Alternativas
Q3169599 Psiquiatria

Quanto aos transtornos psicóticos julgue o próximo item. 


Cerca de 5% a 6% dos indivíduos com esquizofrenia morrem por suicídio, em torno de 20% tentam suicídio em ao menos uma ocasião e muitos mais têm ideação suicida importante.

Alternativas
Q3169582 Psiquiatria
        Como já observaram os antropólogos, um dos acidentes mentais mais comuns entre os povos primitivos é o que eles chamam de “a perda da alma” — que significa, como bem indica o nome, uma ruptura (ou, mais tecnicamente, uma dissociação) da consciência. Entre esses povos, para quem a consciência tem um nível de desenvolvimento diverso do nosso, a “alma” (ou psique) não é compreendida como uma unidade. Muitos deles supõem que o homem tenha uma “alma do mato” (bush soul) além da sua própria, alma que se encarna num animal selvagem ou numa árvore com os quais o indivíduo possua alguma identidade psíquica. É a isto que o ilustre etnólogo francês Lucien Lévy-Bruhl chamou “participação mística”.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964 (com adaptações).

Considerando o texto, o atual Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V-TR) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que inclui diversas observações culturais nos seus capítulos, julgue o item que se segue.


A prevalência média do suicídio indígena no Brasil é maior que o dobro da média brasileira e pesquisas qualitativas para compreender a motivação desse comportamento podem prover recursos para intervenções psicoterápicas específicas bem como guiar políticas públicas direcionadas a essas comunidades. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FURG Órgão: FURG Prova: FURG - 2024 - FURG - Médico - Área: Psiquiatra |
Q3228437 Psiquiatria
Em relação a avaliação de pacientes com risco de suicídio, qual das seguintes descrições é verdadeira quanto a indivíduos com maior risco de cometer suicídio? 
Alternativas
Q3203278 Psiquiatria
Assinale a alternativa que cita corretamente fator predisponente, protetor e precipitante, respectivamente, para o comportamento suicida.
Alternativas
Q3140698 Psiquiatria
A respeito do suicídio, assinale a alternativa VERDADEIRA:
Alternativas
Q3111902 Psiquiatria
Imagem associada para resolução da questão
O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no mundo, e sua etiologia envolve uma interação complexa de fatores de risco individuais, ambientais e populacionais. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3111255 Psiquiatria

No Brasil, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos de idade e a quarta entre pessoas de 20 a 29 anos de idade. Em relação ao comportamento suicida, julgue o item a seguir.


O conceito de comportamento suicida é definido quando um paciente é acometido por pensamentos de servir como agente de sua própria morte, podendo variar em gravidade de acordo com a especificidade dos planos de suicídio e do grau de intencionalidade suicida.

Alternativas
Q3111254 Psiquiatria

No Brasil, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos de idade e a quarta entre pessoas de 20 a 29 anos de idade. Em relação ao comportamento suicida, julgue o item a seguir.


Para que possa ser definido o comportamento suicida, a evidência da intenção de acabar com a própria vida pode ser explícita ou deduzida a partir do comportamento ou das circunstâncias.

Alternativas
Q3084660 Psiquiatria
Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a um fator predisponente e um fator precipitante do comportamento suicida?
Alternativas
Q3084610 Psiquiatria
De acordo com a lei Nº 13.819, de 26 de abril de 2019, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: E
5: B
6: B
7: B
8: C
9: C
10: C
11: C
12: C
13: E
14: C
15: A
16: B
17: E
18: C
19: A
20: D