Questões de Psiquiatria - Comportamento Suicida na Psiquiatria para Concurso

Foram encontradas 167 questões

Q3071497 Psiquiatria
Mais de 100 mil vidas são perdidas diariamente em todo o mundo em decorrência de suicídio, constituindo 1,5% da carga global de doenças, sendo uma das três principais causas de morte entre pessoas com idades entre 15 e 34 anos. Assim, o suicídio é um problema de saúde pública, centralizado na saúde mental, seara da psiquiatria.

Sobre o suicídio, é correto afirmar que


I. são fatores de Risco (mas não se limitando a): o estado civil (maior entre aqueles que nunca se casaram), morar sozinho, ter doenças físicas como dor crônica; história de abuso e experiências adversas na infância; ausência de ocupação (desemprego), história familiar de suicídio, transtorno de uso de substâncias psicoativas.

II. são fatores de Proteção (mas não se limitando a): suporte social, vínculo familiar, gestação, maternidade e religiosidade, acesso restrito a meios que resultem no suicídio.

III. devido ao alto risco de morte nesta condição, próximo de uma morte para cada duas tentativas, mesmo as pessoas com pensamentos suicidas ocasionais devem ser encaminhadas a internação hospitalar.


Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3036528 Psiquiatria
Qual alternativa a seguir contém os sinais, sintomas e o manejo correto na intoxicação por lítio?
Alternativas
Q3036523 Psiquiatria
Sobre a depressão e o comportamento suicida na infância e na adolescência, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3036517 Psiquiatria
Dentre as alternativas indicadas a seguir, qual delas apresenta os dois principais fatores de risco para o suicídio?
Alternativas
Q2602607 Psiquiatria
Leia o caso a seguir.
M., 26 anos, é levada ao pronto-socorro, após tentativa de autoextermínio, cortando os pulsos. Refere que tentou pôr fim à sua vida, pois uma voz dentro de sua cabeça a mandava se matar. Refere que não aguenta mais ouvir essa voz, que aparece toda vez que se sente triste. M. descreve a voz como de uma mulher, mas não sabe identificar se é conhecida ou não. Refere que se sente muito triste nos últimos 15 dias. Os familiares relatam que ela já tentou autoextermínio em duas outras ocasiões, sendo que as outras duas foi por ingesta de medicações. Relata que tem história de crises de ansiedade, sobretudo em momentos de frustração.
Elaborado pelo(a) autor(a).

As alterações psicopatológicas compatíveis com o quadro descrito são:
Alternativas
Q2602605 Psiquiatria
Leia o caso a seguir.
Paciente, G.M, 24 anos, sexo feminino, chega ao Pronto Socorro, acompanhada pelo esposo, que relata que nas 5 últimas semanas, a paciente vem se tornando gradativamente mais reclusa, calada, de maneira insidiosa. Na semana anterior, chorava bastante, não sabendo explicar o motivo do choro e das suas emoções. Há cerca de 15 dias, vem recusando se alimentar, de maneira ativa, com perda ponderal importante (cerca de 10 Kg nesse período). Há dois dias, tentou tirar a própria vida, com enforcamento, sendo salva pelo esposo. Durante a entrevista, apresentava fala lenta, com grande latência nas respostas. A paciente relata que não quer comer porque não sente nada. Não sente fome, nem sente dor. Refere que se sente tão vazia, que “queria sentir pelo menos tristeza”. Diz que sabe que está assim por culpa sua, pois nada mais na vida vale a pena, e embora não saiba explicar o porquê, tem certeza que sua vida é tão inútil que faz as outras pessoas sofrerem. Relata que há cerca de 15 dias, quando parou de se alimentar, começou a sentir nitidamente os seus órgãos internos ficando “ocos” por dentro. Relata que está vazia por dentro, e que por isso, vai tentar se matar novamente. A paciente foi encaminhada para interação pelo risco elevado de autoextermínio.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Com base no quadro apresentado, o exame psíquico correspondente aos planos afetivo, intelectivo e volitivo são, respectivamente:
Alternativas
Q2574342 Psiquiatria

Julgue o item que se segue.


Em situações de agitação psicomotora, auto ou heteroagressividade e também risco de suicídio, o psiquiatra tem a obrigação de intervir para evitar danos ao próprio paciente ou a terceiros, mas é importante que faça, preferencialmente, na presença de equipe de saúde ou de representante legal do enfermo. Além disso, em situações em que o indivíduo é conduzido e socorrido por outros, ou seja, em casos em que a pessoa não procura o psiquiatra, a proteção aos seus direitos e à preservação da sua dignidade devem ser oferecidas pelo profissional médico. 

Alternativas
Q2541372 Psiquiatria
Com base nas últimas pesquisas sobre a relação entre o uso de agrotóxicos e o aumento das taxas de suicídio em comunidades rurais, qual das seguintes hipóteses apresenta um possível mecanismo de ligação entre esses dois fenômenos?
Alternativas
Q2540362 Psiquiatria
Paciente masculino, 33 anos, iniciou há mais ou menos três meses sintomas de tristeza, anedonia, insônia, inapetência e pensamentos disfuncionais de cunho ruminativo, embora sem ideação suicida nem outros sintomas. Diz que percebeu que isso se iniciou depois que se mudou da cidade onde morou por toda a vida, mas que percebe que mesmo tendo se adaptado bem a nova cidade a sintomatologia não diminuiu. Tem faltado ao trabalho e apresenta dificuldades para sair de casa até para cumprir suas necessidades básicas, como comprar alimentos. Não tem antecedentes psiquiátricos. Negou sintomas compatíveis com mania ou hipomania prévios. A alternativa com o diagnóstico CORRETO e o tratamento adequado é:
Alternativas
Q2523510 Psiquiatria
Analise as seguintes afirmações de acordo com as medidas de prevenção de suicídio em Centros Socioeducativos:

I. Para fins de prevenção do suicídio envolvendo adolescentes em situação de privação de liberdade, deverá ser elaborado e amplamente divulgado um Manual de Prevenção do Suicídio no Sistema Socioeducativo, onde possam ser apresentados os conhecimentos e informações necessários para os profissionais que atuam nos Centros Socioeducativos.

II. O Manual de Prevenção do Suicídio, no Sistema Socioeducativo, representa um conjunto de normas, rotinas e procedimentos voltados para a prevenção do suicídio de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de meio fechado.

III. É diretriz orientadora da Portaria SEAS nº 23/2019 para elaboração do Manual de Prevenção do Suicídio o seguinte item: Importância da realização de discussões acerca da temática de prevenção do suicídio no trabalho realizado com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade.

IV. Em caso de adolescentes que sejam acometidos de transtornos psiquiátricos graves, a Central de Regulação de Vagas (CRV) deve ser comunicada através de relatório circunstanciado para que possa articular junto com os órgãos do Sistema de Justiça, em especial a Defensoria Pública, as medidas judiciais adequadas.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Q2499648 Psiquiatria
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), está entre as 10 principais causas de anos de vida ajustados por incapacidade em adultos jovens. Pessoas com esse transtorno têm, aproximadamente, 20 a 30 vezes mais probabilidade de morrer por suicídio quando comparadas à população geral. Trata-se de
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Psiquiatra |
Q2473453 Psiquiatria
O suicídio é um fenômeno humano que está entre as maiores causas de morte violenta, não poupando qualquer sociedade do planeta. Uma das grandes preocupações em Saúde Pública (e talvez a maior em Saúde Mental) seja a detecção de risco e prevenção de suicídio.

Neste sentido, no contexto nacional, podemos afirmar que:

I. No Brasil, apesar das incidências de tentativas de suicídio serem maiores em mulheres, os homens morrem, aproximadamente, quatro vezes mais por suicídio.
II. Maus tratos e abusos na infância, abuso emocional, uso de álcool são fatores de risco para o suicídio
III. Conforme o Boletim Epidemiológico da SVS/MS vol. 52 (2021), no Brasil, a maior incidência de suicídio está na região sul do Brasil, seguida pela região Centro-Oeste, onde a faixa etária que mais se mata é a de idosos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2464956 Psiquiatria
O suicídio é um importante problema de saúde pública, tema de campanhas de prevenção, como o setembro amarelo, iniciado no Brasil em 2015. O conhecimento dos fatores de risco permite ao psiquiatra avaliar e quantificar com relativa segurança o risco de suicídio e decidir pela internação ou não do paciente e demais condutas. São fatores associados com alto risco de suicídio, EXCETO:
Alternativas
Q2455128 Psiquiatria
A Associação Brasileira de Psiquiatria publicou, em 2020, diretrizes para o manejo do paciente com comportamento suicida. Assinale a alternativa que não se apresenta as referidas diretrizes. 
Alternativas
Q2453205 Psiquiatria
O clínico deve avaliar o risco de suicídio de um paciente com base em exame clínico. O suicídio é agrupado em fatores de alto risco e fatores de baixo risco. Características de alto risco incluem as opções abaixo, exceto
Alternativas
Q2453204 Psiquiatria
“O pensamento de servir como agente da própria morte; a gravidade pode variar dependendo da especificidade dos planos suicidas e do grau de intenção suicida” é a definição de
Alternativas
Q2412307 Psiquiatria

Sobre os fatores de risco associados ao comportamento suicida, marque a alternativa correta:

Alternativas
Q2412295 Psiquiatria

Sobre suicídio, analise as afirmativas seguintes e marque a. alternativa correta.

I- Todo paciente que fala sobre suicídio tem risco em potencial e merece investigação e atenção especial.

II- O risco alto de suicídio caracteriza-se pela pessoa que teve alguns pensamentos suicidas e fez planos pouco definidos.

Ill- Os pacientes com alto risco de suicídio e frágil suporte social devem ser internados em instituição especializada.

IV- Indagar sobre ideação suicida não induz o paciente ao ato.

Alternativas
Q2409095 Psiquiatria

A morte por suicídio acomete cerca de 5% dos pacientes com esquizofrenia. Assinale a alternativa correta sobre o desfecho de suicídio entre os portadores desse transtorno mental grave.

Alternativas
Q2405552 Psiquiatria
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é um grave problema de saúde pública e uma das principais causas de morte no mundo. As definições de comportamento suicida são altamente variáveis, imprecisas e costumam mudar, especialmente em relação ao comportamento suicida não fatal e ideação suicida. Sobre o assunto, correlacione as colunas abaixo:

I – Atos preparatórios ou plano de suicídio. II – Ideação suicida. III – Tentativa de suicídio.


( ) Pensamentos passivos sobre querer estar morto ou pensamentos ativos sobre se matar, não acompanhados de comportamento preparatório.
( ) Um comportamento potencialmente autolesivo, associado a pelo menos alguma intenção de morrer, por causa do ato; a evidência de que o indivíduo pretendia se matar, pelo menos até certo ponto, pode ser explícita ou inferida do comportamento ou circunstância.
( ) O indivíduo toma medidas para ferir a si mesmo, mas é impedido por ele mesmo ou outros de iniciar o ato autolesivo antes que o potencial de dano tenha começado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: D
5: D
6: B
7: C
8: C
9: B
10: B
11: D
12: A
13: B
14: E
15: D
16: C
17: C
18: C
19: B
20: B