Questões de Psiquiatria - Epidemiologia Psiquiátrica para Concurso

Foram encontradas 67 questões

Ano: 2024 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2024 - UFRR - Médico - Área Psiquiatria |
Q2538817 Psiquiatria
Marque a alternativa que contenha possíveis causas de quadros demenciais potencialmente reversíveis:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2024 - UFRR - Médico |
Q2538767 Psiquiatria
Dentre os inúmeros transtornos psiquiátricos, principalmente após o isolamento causado pela pandemia, os relacionados à ansiedade estão cada vez mais prevalentes. Assim, considere o caso de um paciente que se apresenta em pronto atendimento com quadro de contrações involuntárias, espasmódicas e dolorosas em mãos, pés e face, sem demais queixas, apresentando pressão arterial de 120 x 80 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm e frequência respiratória de 30 irpm. Assinale a alternativa que melhor represente o distúrbio acidobásico do paciente.
Alternativas
Q2528579 Psiquiatria
Em estudos epidemiológicos, qual foi a prevalência de depressão encontrada em pacientes com epilepsia em centros terciários ou clínicas especializadas, segundo Kanner (2003):
Alternativas
Q2485043 Psiquiatria
A epidemiologia psiquiátrica utiliza métodos e princípios epidemiológicos para estudar a distribuição e os determinantes de transtornos mentais nas populações. Dentre os princípios fundamentais da epidemiologia aplicados à psiquiatria, destaca-se o conceito de "carga da doença", que é crucial para entender a magnitude dos transtornos mentais em termos de morbidade, mortalidade e incapacidade em uma população. Considerando o Estudo Global de Carga de Doença e as especificidades da epidemiologia psiquiátrica, qual das seguintes afirmações melhor representa a aplicação do conceito de carga da doença à psiquiatria?
Alternativas
Q2412297 Psiquiatria

Analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta.

I- A coexistência de transtornos psiquiátricos e doenças cardiovasculares é alta e a investigação clínica é baseada no raciocínio de comorbidade e não de exclusão de organicidade.

Il- A relação entre transtornos mentais e doenças cardiovasculares é multifatorial e inclui fatores comportamentais, inflamatórios, endócrinos, vasculares, neurológicos e psicológicos.

III- Pacientes com transtorno do pânico apresentam um a quatro vezes maior de desenvolver infarto do miocárdio do que aqueles sem o transtorno.

IV- A melhora da depressão permite a melhora do prognóstico cardiovascular.

Alternativas
Q2366108 Psiquiatria
Em relação à epidemiologia dos transtornos psiquiátricos, é correto afirmar que
Alternativas
Q2360511 Psiquiatria
No Brasil e outros países em desenvolvimento o risco de suicídio é maior em
Alternativas
Q2360499 Psiquiatria
Avalie as afirmativas a seguir:
I. Assim como nos transtornos de ansiedade, os transtornos depressivos são mais comuns em mulheres.
II. O Brasil é o país com a maior prevalência de transtornos de ansiedade e uma das maiores prevalências de transtornos depressivos do mundo
III. Ao menos até 2021, segundo a ANVISA, o clonazepam ocupa a primeira posição no ranking de psicotrópicos mais vendidos no Brasil
IV. Segundo a OMS, a pandemia pode ter gerado um aumento de mais de 25% na prevalência de transtornos de ansiedade e humor no mundo.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2321160 Psiquiatria
Embora a política de saúde mental moderna tenha alcançado avanços notáveis, a ênfase predominante em abordagens farmacológicas frequentemente obscurece alternativas valiosas. A concepção equivocada de que estratégias exclusivamente medicamentosas são suficientes para abordar as complexidades das condições mentais subestima a eficácia de intervenções psicossociais e a importância da participação comunitária. 
Alternativas
Q2318967 Psiquiatria
Em 2007, Kessler e colaboradores publicaram, na revista World Psychiatry, os resultados epidemiológicos da World Mental Health Survey Initiative, da OMS, que estudou a prevalência de transtornos mentais ao longo da vida, em dezessete países. Para este estudo, equipes locais foram treinadas para realizar entrevistas domiciliares utilizando a escala CIDI V. 3.0, que gera tanto diagnósticos da CID-10 quanto do DSM-IV.
Destacamos parte dos resultados, referentes a sete países, na seguinte tabela:

Imagem associada para resolução da questão


Ref. Kessler RC, et al. Lifetime prevalence and age-of-onset distributions of mental disorders in the World Health Organization's World Mental Health Survey Initiative. World Psychiatry. 2007. 

Há outros estudos epidemiológicos que estão em linha com os presentes achados, em especial os transtornos ansiosos e depressivos. Porém, estudos epidemiológicos revelam prevalências equivalentes para transtornos como a esquizofrenia e o transtorno bipolar do humor.
Para bem compreender este cenário, avalie se as seguintes afirmativas são possíveis explicações.
I. Questões culturais com diferentes valores e modelos de relações familiares e sociais poderiam ser importantes determinantes para o sofrimento mental.
II. As diferenças genéticas entre raças diferentes determinariam a predisposição a desenvolvimento de transtornos mentais ao longo da vida.
III. A compreensão do sofrimento enquanto um transtorno mental varia entre culturas, o que interferiria nos diagnósticos produzidos.
Está correto apenas o que se apresenta em
Alternativas
Q2318922 Psiquiatria
Assinale a opção que apresenta o país/região, entre os listados, com a maior prevalência de transtornos ansiosos ao longo da vida.
Alternativas
Q2318917 Psiquiatria
Petrópolis, cidade situada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, frequentemente é assolada por enchentes e deslizamentos causados pelas chuvas de verão. Em fevereiro de 2022, ela viveu um dos piores momentos de sua história, com centenas de mortos soterrados ou afogados pelas chuvas.
Neste contexto, entre pessoas sem histórico de sofrimento mental, ocorreu um aumento da incidência de
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Médico |
Q2298745 Psiquiatria
Considere os agravos de saúde abaixo:

I. Escalpelamento
I. Intoxicação por agrotóxicos
III. Trabalho escravo
IV. Suicídio e alcoolismo

São agravos de saúde frequentes dos povos do campo, floresta e águas:
Alternativas
Q2284915 Psiquiatria
De acordo com os dados da OMS – Organização Mundial de Saúde – 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade. Um terço (31,6%) da população mais jovem, de 18 a 24 anos, é ansiosa – os maiores índices de ansiedade, líder dentre todas as faixas etárias no Brasil. As prevalências são maiores no Centro-Oeste (32,2%) e entre as mulheres (34,2%).
No que diz respeito aos transtornos de ansiedade, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2246729 Psiquiatria
      A Estratégia Saúde da Família (ESF), eixo estruturante da Atenção Básica à Saúde, concebe a família de forma integral e sistêmica, como espaço de desenvolvimento individual e grupal, dinâmico e passível de crises, inseparável de seu contexto de relações sociais no território em que vive. A família é, ao mesmo tempo, objeto e sujeito do processo de cuidado e de promoção da saúde pelas equipes de Saúde da Família (BRASIL, 2013, p.65).
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Saúde, 2013.176 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 34).
A respeito da Estratégia Saúde da Família – ESF, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2246717 Psiquiatria
Segundo o DSM-5-TR (APA, 2022), os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições com início no período de desenvolvimento. Os distúrbios, geralmente, manifestam-se no início do desenvolvimento, muitas vezes antes de a criança entrar na escola, e são caracterizados por déficits de desenvolvimento ou diferenças nos processos cerebrais que produzem prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou ocupacional.
Em relação à Epidemiologia dos transtornos do neurodesenvolvimento, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2184349 Psiquiatria
Uma grande meta-análise, incluindo 192 estudos epidemiológicos e publicada em 2021 no Molecular Psychiatry, trouxe dados significativos sobre idades médias de início e os picos de incidência dos transtornos mentais. Os resultados mostraram que quase 50% dos indivíduos com algum transtorno mental manifestam os sintomas antes dos 18 anos de idade.

Tendo em vista a epidemiologia dos transtornos mentais, assinale a alternativa que associa corretamente o transtorno mental e a idade média de início dos sintomas..
Alternativas
Q2184336 Psiquiatria
Em termos de epidemiologia de abuso sexual de crianças e adolescentes, o dado correto corresponde a seguinte alternativa:
Alternativas
Q2184296 Psiquiatria
Assinale a alternativa correta a respeito dos estudos de caso-controle aninhados (nested case-control).
Alternativas
Q2036838 Psiquiatria
Assinale aopção que apresenta características sociodemográficas comuns a pacientes com transtorno conversivo. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: D
6: B
7: E
8: E
9: E
10: A
11: C
12: C
13: E
14: B
15: B
16: B
17: B
18: D
19: D
20: C