Questões de Concurso
Sobre epidemiologia psiquiátrica em psiquiatria
Foram encontradas 71 questões
Durante uma aula de psiquiatria, os alunos discutem diferentes abordagens teóricas relacionadas à Psiquiatria Comunitária, que foca na saúde mental no contexto da comunidade, promovendo o atendimento psiquiátrico de forma descentralizada e integrada aosserviços de saúde pública. Considere os itens abaixo sobre teóricos e teorias nessa área:
I - : Este teórico defendeu uma abordagem psicossocial e interdisciplinar para o tratamento de transtornos mentais, enfatizando a importância da inserção da pessoa com transtorno mental na comunidade e o fortalecimento da rede de suporte social.
II - : Um dos pioneiros na reforma psiquiátrica, ele propôs a desinstitucionalização como forma de acabar com o modelo asilar, defendendo a criação de serviços abertos e comunitários para o tratamento de pacientes psiquiátricos, promovendo a reintegração social.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos itens:
Com relação aos transtornos de desenvolvimento psicológico, ao retardo mental e aos transtornos comportamentais e emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou a adolescência, julgue o item subsequente.
De acordo com a literatura pertinente, a prevalência dos transtornos do espectro autista vem diminuindo nas últimas décadas.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue o item subsequente.
A ocorrência de delirium em pacientes hospitalizados está relacionada a uma taxa de mortalidade alta (30-40%) em 1 ano.
1. Histórico de violência doméstica e bullying escolar são relevantes e cruciais.
2. Fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego parental não são prioridade.
3. Acesso limitado a serviços de saúde mental especializados.
4. Influência das redes sociais e da internet no bem-estar psicológico.
5. Presença de comorbidades, como depressão e uso de substâncias tóxicas.
Alternativas:
Analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta.
I- A coexistência de transtornos psiquiátricos e doenças cardiovasculares é alta e a investigação clínica é baseada no raciocínio de comorbidade e não de exclusão de organicidade.
Il- A relação entre transtornos mentais e doenças cardiovasculares é multifatorial e inclui fatores comportamentais, inflamatórios, endócrinos, vasculares, neurológicos e psicológicos.
III- Pacientes com transtorno do pânico apresentam um a quatro vezes maior de desenvolver infarto do miocárdio do que aqueles sem o transtorno.
IV- A melhora da depressão permite a melhora do prognóstico cardiovascular.
I. Assim como nos transtornos de ansiedade, os transtornos depressivos são mais comuns em mulheres.
II. O Brasil é o país com a maior prevalência de transtornos de ansiedade e uma das maiores prevalências de transtornos depressivos do mundo
III. Ao menos até 2021, segundo a ANVISA, o clonazepam ocupa a primeira posição no ranking de psicotrópicos mais vendidos no Brasil
IV. Segundo a OMS, a pandemia pode ter gerado um aumento de mais de 25% na prevalência de transtornos de ansiedade e humor no mundo.
Estão corretas as afirmativas
Destacamos parte dos resultados, referentes a sete países, na seguinte tabela:
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/100820/Captura_de%20tela%202023-12-12%20232952.png)
Ref. Kessler RC, et al. Lifetime prevalence and age-of-onset distributions of mental disorders in the World Health Organization's World Mental Health Survey Initiative. World Psychiatry. 2007.
Há outros estudos epidemiológicos que estão em linha com os presentes achados, em especial os transtornos ansiosos e depressivos. Porém, estudos epidemiológicos revelam prevalências equivalentes para transtornos como a esquizofrenia e o transtorno bipolar do humor.
Para bem compreender este cenário, avalie se as seguintes afirmativas são possíveis explicações.
I. Questões culturais com diferentes valores e modelos de relações familiares e sociais poderiam ser importantes determinantes para o sofrimento mental.
II. As diferenças genéticas entre raças diferentes determinariam a predisposição a desenvolvimento de transtornos mentais ao longo da vida.
III. A compreensão do sofrimento enquanto um transtorno mental varia entre culturas, o que interferiria nos diagnósticos produzidos.
Está correto apenas o que se apresenta em
Neste contexto, entre pessoas sem histórico de sofrimento mental, ocorreu um aumento da incidência de
I. Escalpelamento
I. Intoxicação por agrotóxicos
III. Trabalho escravo
IV. Suicídio e alcoolismo
São agravos de saúde frequentes dos povos do campo, floresta e águas:
No que diz respeito aos transtornos de ansiedade, assinale a alternativa CORRETA:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Saúde, 2013.176 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 34).
A respeito da Estratégia Saúde da Família – ESF, assinale a alternativa correta.
Em relação à Epidemiologia dos transtornos do neurodesenvolvimento, assinale a alternativa correta.