Questões de Concurso
Sobre epidemiologia psiquiátrica em psiquiatria
Foram encontradas 80 questões
Diagnósticos confiáveis são essenciais para orientar recomendações de tratamento, identificar taxas de prevalência para planejamento de serviços de saúde mental, identificar grupos de pacientes para pesquisas básicas e clínicas e documentar importantes informações sobre a saúde pública, como taxas de morbidade e mortalidade (1ª parte). Na medida em que a compreensão sobre os transtornos mentais e seus tratamentos evoluiu, profissionais médicos, pesquisadores e clínicos voltaram o foco de sua atenção para as características de transtornos específicos e suas implicações para tratamento e pesquisa (2ª parte). Embora o DSM tenha sido um marco do progresso substancial no que diz respeito à confiabilidade, tanto a American Psychiatric Association (APA) quanto a vasta comunidade científica que trabalha com transtornos mentais reconhecem que, anteriormente, a ciência não estava madura o suficiente para produzir diagnósticos plenamente válidos (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Durante uma aula de psiquiatria, os alunos discutem diferentes abordagens teóricas relacionadas à Psiquiatria Comunitária, que foca na saúde mental no contexto da comunidade, promovendo o atendimento psiquiátrico de forma descentralizada e integrada aosserviços de saúde pública. Considere os itens abaixo sobre teóricos e teorias nessa área:
I - : Este teórico defendeu uma abordagem psicossocial e interdisciplinar para o tratamento de transtornos mentais, enfatizando a importância da inserção da pessoa com transtorno mental na comunidade e o fortalecimento da rede de suporte social.
II - : Um dos pioneiros na reforma psiquiátrica, ele propôs a desinstitucionalização como forma de acabar com o modelo asilar, defendendo a criação de serviços abertos e comunitários para o tratamento de pacientes psiquiátricos, promovendo a reintegração social.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos itens:
Com relação aos transtornos de desenvolvimento psicológico, ao retardo mental e aos transtornos comportamentais e emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou a adolescência, julgue o item subsequente.
De acordo com a literatura pertinente, a prevalência dos transtornos do espectro autista vem diminuindo nas últimas décadas.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue o item subsequente.
A ocorrência de delirium em pacientes hospitalizados está relacionada a uma taxa de mortalidade alta (30-40%) em 1 ano.
1. Histórico de violência doméstica e bullying escolar são relevantes e cruciais.
2. Fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego parental não são prioridade.
3. Acesso limitado a serviços de saúde mental especializados.
4. Influência das redes sociais e da internet no bem-estar psicológico.
5. Presença de comorbidades, como depressão e uso de substâncias tóxicas.
Alternativas:
I. Assim como nos transtornos de ansiedade, os transtornos depressivos são mais comuns em mulheres.
II. O Brasil é o país com a maior prevalência de transtornos de ansiedade e uma das maiores prevalências de transtornos depressivos do mundo
III. Ao menos até 2021, segundo a ANVISA, o clonazepam ocupa a primeira posição no ranking de psicotrópicos mais vendidos no Brasil
IV. Segundo a OMS, a pandemia pode ter gerado um aumento de mais de 25% na prevalência de transtornos de ansiedade e humor no mundo.
Estão corretas as afirmativas