Questões de Concurso Sobre história da psiquiatria em psiquiatria

Foram encontradas 97 questões

Q3103331 Psiquiatria
A Psiquiatria Democrática, movimento que busca a transformação das práticas psiquiátricas tradicionais, tem como um de seus principais expoentes o psiquiatra Franco Basaglia. Qual das seguintes alternativas descreve CORRETAMENTE o fundamento central da teoria de Basaglia em relação à assistência em saúde mental? 
Alternativas
Q3079552 Psiquiatria

“A perspectiva de Frantz Fanon expressa em "Pele Negra, Máscaras Brancas" ressalta que o racismo e as discriminações têm o poder de gerar sofrimento psíquico, podendo agravar quadros pré-existentes de adoecimento. A obra fornece exemplos substanciais de como o racismo desencadeia impactos significativos na saúde mental”.


Acerca do tema é correto afirmar que 

Alternativas
Q2574369 Psiquiatria

Julgue o item que se segue.


No que se diz sobre a reforma psiquiatra após a 2ª Guerra Mundial, pode-se afirmar que as redes assistenciais, no Brasil, eram ofertadas de forma massiva, nos anos 1960 até a década de 1980, sustentada por recursos advindos da unificação da Previdência Social. Essa rede trabalhava com modelos terapêuticos robustos e completos, com o uso controlado e consciente de psicofármacos e o acolhimento dos doentes mentais em manicômios. As internações ocorriam de forma autônoma, sem privar o paciente da sua liberdade.

Alternativas
Q2574344 Psiquiatria

Julgue o item que se segue.


Quando consideramos o cenário psiquiátrico do século XIX, podemos observar nos discursos médicos sobre os "alienados" (termo muito utilizado na época para mencionar os pacientes psiquiátricos) pontos enfatizados, tais como: a alienação mental será considerada enfermidade que necessita de tratamento em local especial; a assistência dada aos alienados nas províncias será sempre apontada como inadequada e desumana; dirá-se que o lugar dos alienados não deveria ser entre os demais doentes, e tampouco nas cadeias, mas sim em “estabelecimentos especiais”; e se registrarão pressões sociais, no sentido de sua remoção das ruas e estradas. Esses pontos começavam a trazer uma visão mais humanizada e preocupada com tais indivíduos. Porém, nos dias de hoje, ficou claro que tais “estabelecimentos especiais” não garantiram o início do tratamento médico idealizado ou tampouco modificaram as miseráveis condições de vida dos "alienados" internados.

Alternativas
Q2574334 Psiquiatria

Julgue o item que se segue.


Pode-se afirmar que, desde o início da história da psiquiatria, sempre se teve um olhar humanizado aos pacientes psiquiátricos sem considera-los insanos ou doidos. A livre circulação de pacientes psiquiátricos, na decorrência do processo de urbanização, foi alvo de pressões sociais durante o início do século XX, pressões essas que tiveram o intuito de exigir menos restrições à livre circulação desses pacientes psiquiátricos.

Alternativas
Q2541362 Psiquiatria
Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.
1.(__) Philippe Pinel foi um médico francês considerado um dos fundadores da psiquiatria moderna. Ele é famoso por libertar os pacientes das correntes no asilo de Bicêtre em Paris e por promover o tratamento moral, que incluía um ambiente mais humano e o uso de terapias ocupacionais. 2.(__) Emil Kraepelin foi um psiquiatra alemão que desenvolveu um sistema de classificação das doenças mentais baseado em padrões observáveis de sintomas. Ele diferenciou entre psicose maníaco-depressiva (agora conhecida como transtorno bipolar) e demência precoce (mais tarde chamada de esquizofrenia). 3.(__) Sigmund Freud foi um neurologista austríaco que fundou a psicanálise, uma abordagem terapêutica baseada na exploração do inconsciente. Embora suas teorias sejam controversas, Freud teve um impacto duradouro na psicoterapia e na compreensão da mente humana.
A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Q2485046 Psiquiatria
A evolução da psiquiatria ao longo da história tem sido marcada por significativas transformações no entendimento e tratamento dos transtornos mentais. Desde a antiguidade até a contemporaneidade, diversas teorias e práticas refletiram o pensamento e os valores culturais de suas respectivas épocas. No século XIX, uma série de reformas psiquiátricas mudou drasticamente a maneira como a sociedade lidava com os transtornos mentais, levando à desinstitucionalização e à humanização do tratamento psiquiátrico no século XX. Considerando este contexto histórico, qual das seguintes figuras teve um papel fundamental na reforma psiquiátrica, promovendo mudanças significativas na abordagem dos cuidados em saúde mental? 
Alternativas
Q2464948 Psiquiatria
Sobre a história clínica de Freud, intitulada “A análise da fobia de um garoto de 5 anos (Caso pequeno Hans)” de 1909, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2453593 Psiquiatria
Sobre a Reforma Psiquiátrica no Brasil, analise os itens a seguir:


I. Teve como primeira fonte inspiradora as ideias e práticas do psiquiatra Franco Basaglia, que revolucionou, a partir da década de 1960, as abordagens e terapias no tratamento de pessoas com transtornos mentais nas cidades italianas de Trieste e Gorizia.


II. Em 1978, na Divisão Nacional de Saúde Mental (Dinsam), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, profissionais denunciaram as condições de profunda degradação humana em que operava a maioria dos hospitais psiquiátricos no país. A crise, em pleno regime militar, levou à demissão da maioria dos denunciantes.


III. Em 1979, foi criado o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) e em 1987, o movimento antimanicomial, dando continuidade à luta pela nova psiquiatria.


IV. O projeto de reforma psiquiátrica foi apresentado em 1989 pelo então deputado Paulo Delgado (MG). Após 12 anos, o texto foi aprovado e sancionado como Lei nº 10.216/2001, ficando conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, Lei Antimanicomial e Lei Paulo Delgado.



Estão CORRETAS: 
Alternativas
Q2437105 Psiquiatria

A antipsiquiatria foi um movimento que

Alternativas
Q2437095 Psiquiatria

Na História da Psiquiatria, o criador do behaviorismo radical foi

Alternativas
Q2417025 Psiquiatria
A reforma psiquiátrica no Brasil teve como primeira fonte inspiradora as ideias e práticas do psiquiatra _____________________, que revolucionou, a partir da década de 1960, as abordagens e terapias no tratamento de pessoas com transtornos mentais.

A lacuna é corretamente preenchida por: 
Alternativas
Q2417024 Psiquiatria
A Lei da Reforma Psiquiátrica no Brasil também é conhecida como lei Paulo Delgado porque: 
Alternativas
Q2409084 Psiquiatria

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do autor que foi o expoente da Segunda Revolução Psiquiátrica.

Alternativas
Q2408730 Psiquiatria

Em relação ao artigo, Projeto de uma (psico)patologia do sujeito I: Redefinição do conceito de psicopatologia à luz do sujeito de Mário Eduardo Pereira da Costa, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2408726 Psiquiatria

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2408724 Psiquiatria

Em relação ao livro A Queda do Céu: Palavras de um xamã Yanomami, de Kopenawa e Albert (2015), marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2408722 Psiquiatria

Conforme o texto A Instituição Inventada de Franco Rotem, as citações abaixo concordam com o novo parâmetro para uma instituição inventada?


1. Então a instituição inventada para dar conta do novo o objeto, "a existência sofrimento em relação com o corpo social" é feita de serviços que, rompida a separação do modelo médico e percebendo no modelo psicológico os idênticos vícios do biológico, entram com toda força no território das engenharias sociais como motores de sociabilidade e produtoras de sentido e estão em todas as dimensões interferindo com a vida cotidiana, nas cotidianas opressões, nos momentos da reprodução social possível, produtores de riqueza, de trocas plurais e por isso terapêuticos.

2. A dura guerra contra as instituições descontaminadas, inúteis ou nocivas, fruto do higienismo médico tradicional, implica que a instituição inventada, que faz reviver a riqueza do objeto pobre, seja feita de "atravessar''. Teremos, para isso, necessidade - para uma prática terapêutica - de artistas, homens de cultura, poetas, pintores, homens de cinema, jornalistas, de inventores de vida, de jovens, de trabalho, festas, jogos, palavras, espaços, máquinas, recursos, talentos, sujeitos plurais e o encontro de tudo isso.

3. Em todo caso, é necessário imaginar que a única coisa sensata, possível, é a desinstitucionalização daquela cena, a invenção de um outro modo e a criação de oportunidades e de probabilidades para o "paciente".

Alternativas
Q2408713 Psiquiatria

Baseado no texto de Tikanori, Contratualidade e Reabilitação Psicossocial, assinale a alternativa correspondente ao que foi proposto por esse autor:

Alternativas
Q2408712 Psiquiatria

Baseado no livro Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Paulo Amarante, analise as alternativas e marque a correta:

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: C
5: E
6: C
7: B
8: C
9: E
10: E
11: E
12: E
13: B
14: D
15: B
16: D
17: B
18: E
19: B
20: C