Questões de Concurso Sobre parafilias em psiquiatria

Foram encontradas 49 questões

Q3148267 Psiquiatria
A stigmatofilia é uma parafilia caracterizada por: 
Alternativas
Q3148266 Psiquiatria
A acrotomofilia é uma parafilia caracterizada por:
Alternativas
Q3148265 Psiquiatria
A fetichismo é uma parafilia onde a excitação sexual é obtida através de objetos ou partes do corpo não genital. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma característica desse transtorno?
Alternativas
Q3054154 Psiquiatria
As políticas de saúde voltadas para homens em tratamento de disfunção erétil no Brasil há alguns anos passaram a contar com uma medicação que tem sido recomendada no âmbito das políticas públicas de Estado a fim de que sejam utilizadas pelas equipes básicas de saúde. Trata-se de uma medicação que “age promovendo o relaxamento dos corpos cavernosos, com consequente aumento do fluxo sanguíneo peniano e ereção” (BRASIL, 2010, p. 71).
O excerto acima está se referindo:
Alternativas
Q2336369 Psiquiatria
A .................................................................. é caracterizada como uma forma de abuso infantil na qual um dos genitores, normalmente a mãe, ou um cuidador, repetidamente induz ou mesmo inflige lesões ou causa doenças em uma criança, para a qual, então, busca intervenção médica, com frequência no pronto-socorro. Assinale a resposta correta. 
Alternativas
Q2257854 Psiquiatria
 Segundo o DSM-IV-TR para o dignóstico do travestismo fetichista é necessário
Alternativas
Q2154972 Psiquiatria
São exemplos de parafilias, EXCETO
Alternativas
Q1970437 Psiquiatria

Atenção: Para responder à questão, considere o caso clínico abaixo.


Uma vendedora de loja de roupas de 25 anos, ensino fundamental incompleto, passou a ser assediada por seu chefe no ambiente de trabalho de modo recorrente. Nos momentos de maior movimento, o administrador da empresa costumava se esfregar na funcionária para estimulação sexual, sempre dando justificativas evasivas quando confrontado. Ao longo dos dias, a vendedora começou a apresentar lembranças intrusivas dos eventos traumáticos repetitivos, sonhos angustiantes relacionados aos assédios sofridos, reações dissociativas (p.ex., flashbacks), sentimentos de culpa como se fosse responsável de algum modo pelos fatos ocorridos, incapacidade de vivenciar sentimentos de satisfação, comportamento irritadiço, sono agitado, hipervigilância, problemas de concentração, resposta de sobressalto exagerada, fazendo grande esforço para evitar lembranças que despertassem recordações do evento traumático. Os sintomas se agravaram com o tempo e já duravam 3 semanas quando ela solicitou seu desligamento da empresa, procurou tratamento psiquiátrico imediatamente e deu entrada em um processo judicial contra seu antigo chefe.

Na defesa do administrador da loja, seu advogado anexou um laudo psiquiátrico que declarava que o chefe da antiga funcionária sofria de uma parafilia, trazendo o código F65.8 (CID-10) expresso no referido documento. Nesse caso, a principal hipótese diagnóstica é:
Alternativas
Q1832660 Psiquiatria
Qual das alternativas apresenta dois transtornos parafílicos, segundo o DSM-5?
Alternativas
Q1832640 Psiquiatria
Um rapaz de 20 anos busca ajuda psiquiátrica pela primeira vez. Relata que tem tido um comportamento, há mais de 1 ano, de observar repetidamente sua prima, de 18 anos, pela fechadura da porta, enquanto ela troca de roupa no seu quarto. Esse comportamento traz muita excitação ao rapaz e ele diz que não consegue parar de fazê-lo, mesmo sofrendo por saber que não é algo adequado. Diante desse quadro, qual é o diagnóstico mais provável para o caso desse rapaz?
Alternativas
Q1728937 Psiquiatria
Segundo o Ministério da Saúde, através do Caderno de Atenção Básica n° 19 – Saúde Sexual e Reprodutiva, assinale a alternativa que apresenta a CORRETA definição de parafilias:
Alternativas
Q1718382 Psiquiatria
As normas de comportamento e atitudes sexuais aceitas variam enormemente dentro da mesma cultura e entre culturas diferentes. Quando o comportamento ou as dificuldades sexuais provocam sofrimento significativo para o paciente, seu parceiro ou causam danos, o tratamento é justificado. A disfunção sexual feminina caracterizada pela falta de excitação subjetiva ou genital, ou ambas, é a(o):
Alternativas
Q1650988 Psiquiatria

No que se refere aos transtornos da sexualidade humana, julgue o seguinte item.


A erotomania engloba duas formas opostas de transtornos sexuais, com a mesma intensidade: busca de prazer sexual por meio do sofrimento.

Alternativas
Q1650987 Psiquiatria

No que se refere aos transtornos da sexualidade humana, julgue o seguinte item.


Quando um indivíduo sente atração por bonecas e manequins, mirando-os, exibindo-se ou até mesmo mantendo relação sexual com eles, o transtorno é denominado dolismo.

Alternativas
Q1650986 Psiquiatria

No que se refere aos transtornos da sexualidade humana, julgue o seguinte item.


Cromoinversão é a manifestação erótica por pessoas de raças diferentes.

Alternativas
Q1650985 Psiquiatria

No que se refere aos transtornos da sexualidade humana, julgue o seguinte item.


Quando se pratica ato libidinoso heterossexual em partes indevidas do corpo, o transtorno é do tipo cronoinversão.

Alternativas
Q1650984 Psiquiatria

No que se refere aos transtornos da sexualidade humana, julgue o seguinte item.


Quando o objeto da libido é um parceiro heterossexual de cor extremamente diferente, o transtorno é do tipo etnoinversão.

Alternativas
Q1648734 Psiquiatria
Assinale a alternativa correta sobre as Parafilias.
Alternativas
Q1648733 Psiquiatria
Sobre as disfunções sexuais, é correto afirmar.
Alternativas
Q1636817 Psiquiatria
Assinale a alternativa que apresenta os transtornos mais observados em clínicas especializadas no tratamento de parafilias e que perfazem a maioria dos agressores sexuais presos.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: A
5: A
6: B
7: A
8: D
9: E
10: D
11: A
12: B
13: E
14: C
15: E
16: E
17: E
18: B
19: C
20: E