Questões de Concurso Sobre psicopatologia em psiquiatria

Foram encontradas 2.182 questões

Q3325237 Psiquiatria
No contexto de alucinação, delírio, desorganização de comportamento ou do discurso, toda a investigação de história clínica e exame físico e psíquico devem buscar diagnósticos diferenciais, contando com auxílio de acompanhantes. Descartados quadros clínicos, devem ser considerados como manifestação de transtornos psiquiátricos. Em relação ao paciente com alucinação ou delírio, analisar os itens.

I. As condições neurológicas que mais comumente podem estar associadas a alucinações ou delírios são: doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doença de Huntington, doença de Pick, doença de Wilson, epilepsias (sobretudo as do lobo temporal), esclerose múltipla, hidrocefalia e outros.

II. As condições médicas gerais que mais comumente podem estar associadas são neoplásicas, intoxicação externa por metais, nutrometabólicas, endocrinológicas e infecciosas.

III. Além das condições clínico-neurológicas associadas, existe uma longa lista de medicações, bem como algumas drogas ilícitas, que podem estar implicadas em quadros alucinatórios, delirantes, de agitação e mesmo delirium.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3323198 Psiquiatria
Durante uma avaliação psiquiátrica inicial, um paciente relata humor deprimido há seis meses, associado a insônia e perda de apetite. Durante a entrevista, o psiquiatra observa que o paciente tem discurso vago, dificuldades em manter a atenção e parece hesitante em responder algumas perguntas. Ele nega sintomas psicóticos ou ideação suicida. Considerando a abordagem diagnóstica e prognóstica, analise as assertivas a seguir e identifique a correta: 
Alternativas
Q3300762 Psiquiatria
Segundo o DSM-5-TR, no que se refere ao diagnóstico diferencial, o transtorno esquizofreniforme se difere em relação ao transtorno psicótico breve em relação à 
Alternativas
Q3295328 Psiquiatria
Analise as afirmativas abaixo sobre a identificação de sintomas em transtornos mentais, no contexto do diagnóstico diferencial.

I. Avaliar o histórico de medicação e a resposta terapêutica contribui para distinguir quadros de evolução aguda ou crônica, inclusive quando há sintomas psicóticos associados.
II. A simples presença de episódios alucinatórios define, de forma imediata, um transtorno de humor com especificadores psicóticos, independentemente da análise do estado afetivo subjacente.
III. Variações na funcionalidade em diferentes fases clínicas devem ser observadas, associando variações comportamentais e afetivas ao contexto social e histórico do indivíduo.
IV. A existência pontual de ideação suicida assegura o diagnóstico de transtorno de personalidade grave, dispensando avaliação mais ampla de outros fatores clínicos e contextuais.

 Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3281299 Psiquiatria
A presença de apneia e hipopneia obstrutivas do sono pode levar a sintomas de ordem psiquiátrica tanto em crianças quanto em adultos, prejudicando a qualidade de vida. O DSM-5 descreve uma estimativa de prevalência, dizendo que pelo menos essa porcentagem de crianças é afetada pela condição, em concordância com a literatura na área. Qual é essa estimativa de prevalência mínima?
Alternativas
Q3281295 Psiquiatria
Assinale a alternativa que descreve corretamente uma característica dos transtornos do neurodesenvolvimento.
Alternativas
Q3281292 Psiquiatria
A apresentação psicopatológica de um transtorno psiquiátrico pode ser bastante variável a depender da idade e nível de desenvolvimento do indivíduo. No caso das fobias específicas e fobia social, a classificação diagnóstica DSM-5 traz como nota a possibilidade de crianças expressarem medo e ansiedade de que maneira?
Alternativas
Q3281291 Psiquiatria

Paciente de 4 anos vem em consulta acompanhado da mãe. Ela relata histórico de atraso no desenvolvimento da linguagem e recentemente tem percebido que seu filho, apesar de ter desenvolvido bem a fala, apresenta certa dificuldade para se comunicar com crianças e adultos em contextos sociais, por não entender nuances, trocas de turno e a necessidade de adaptar seu discurso em diferentes ambientes, parecendo uma criança “estranha”. Ele faz acompanhamento com fonoaudióloga há 2 anos, e esta profissional recentemente suspeitou do diagnóstico de transtorno da comunicação social pragmática (TCS).


Sendo esse um importante diferencial do transtorno do espectro do autismo (TEA), assinale uma característica que diferencia ambos, de acordo com o DSM-5.

Alternativas
Q3281202 Psiquiatria

O Modelo Alternativo para os Transtornos de Personalidade (AMPD), apresentado no DSM-5, propõe avaliar dimensionalmente diversos domínios de traços de personalidade disfuncionais para permitir uma descrição detalhada dos transtornos de personalidade. Esses domínios permitem caracterizar o grau em que cada um deles impacta o funcionamento do indivíduo.


Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente um domínio que corresponde ao traço patológico de personalidade, de acordo com o sistema AMPD.

Alternativas
Q3281199 Psiquiatria

A relação entre o conceito das personalidades psicopáticas descritas pelo Kurt Schneider e o transtorno de personalidade antissocial é próxima, mas esses conceitos não são idênticos.


A(s) característica(s) central(is) observada(s) em pacientes com transtorno de personalidade antissocial

Alternativas
Q3281191 Psiquiatria

O transtorno de ansiedade de separação é caracterizado por medo ou ansiedade excessivos relacionados à separação de figuras de apego e incompatíveis com o nível de desenvolvimento esperado.


Com base nos critérios diagnósticos do DSM-5, assinale a alternativa que diferencia corretamente os sintomas do transtorno de ansiedade de separação de outros transtornos de ansiedade.

Alternativas
Q3281190 Psiquiatria

Diagnosticar transtornos mentais orgânicos é desafiador devido ao seu envolvimento com o cérebro e com o sistema metabólico. Considerando um paciente idoso com quadro de comprometimento cognitivo, a diferenciação entre delirium e demência permite estabelecer intervenções adequadas.


Com base nas características clínicas de delirium e demência, assinale a alternativa correta em relação ao curso temporal dos sintomas e à probabilidade de reversão sintomática.

Alternativas
Q3281187 Psiquiatria

O estado de torpor, frequentemente associado a quadros psiquiátricos ou neurológicos, pode ser observado em pacientes com rebaixamento da consciência e alteração psicomotora.


Quanto ao estado de torpor, incluindo sua avaliação e os contextos clínicos em que pode ocorrer, é correto afirmar que ele é

Alternativas
Q3279912 Psiquiatria
A esquizofrenia e os denominados transtornos esquizofrênicos constituem um grupo de distúrbios mentais graves, sem sintomas patognomônicos, mas caracterizados por distorções do pensamento e da percepção, por inadequação e embotamento do afeto sem prejuízo da capacidade intelectual (embora ao longo do tempo possam aparecer prejuízos cognitivos). Seu curso é variável, aproximadamente 30% dos casos apresentam recuperação completa ou quase completa, cerca de 30% com remissão incompleta e prejuízo parcial de funcionamento e cerca de 30% com deterioração importante e persistente da capacidade de funcionamento profissional, social e afetivo (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, Portaria SAS/MS nº 364, de 9 de abril de 2013).
Sobre os sintomas da esquizofrenia, assinale a alternativa que não corresponde a um sintoma dessa doença: 
Alternativas
Q3279502 Psiquiatria
Ana Beatriz 19 anos é estudante de medicina e comparece a Unidade acompanhada de colegas, pois durante a apresentação de uma tarefa na faculdade ela passou mal. Conta que sentiu seu coração bater e achou que iria morrer, logo antes de precisar falar em público. Apresentava mãos com suor frio, boca ficou seca, e sentia que não conseguia encher o peito de ar, como uma sensação de sufocamento. As colegas ofereceram-lhe água e respondem que não houve desmaios ou manifestações convulsivas. Ana Beatriz é hígida porém um pouco acima do peso. É tímida e reservada, não usa outras drogas. Os dados vitais e o exame físico encontram-se nos padrões normais.
Diante do caso, a melhor hipótese diagnóstica seria: 
Alternativas
Q3277611 Psiquiatria
A psiquiatria pode seguir diferentes abordagens para compreender e explicar os transtornos mentais. Com base nas definições apresentadas, relacione os termos da 1ª Coluna com suas respectivas descrições na 2ª Coluna.

(1) Processo
(2) Desenvolvimento
(3) Surtos
(4) Fases
(5) Reações

( )Conjunção de fatores endógenos e psicogênicos, formando-se gradualmente e podendo incluir transtornos neuróticos e de personalidade.
( )Quando um indivíduo apresenta um momento agudo de esquizofrenia ou demência.
( )Algo novo no psiquismo, de natureza endógena, que jamais desaparece completamente, como esquizofrenia e transtorno bipolar. ( )Se aplica ao transtorno bipolar, podendo incluir estados maníacos e depressivos.
( )Quando há um acontecimento específico que desencadeia uma resposta emocional ou psicológica de forma discreta, moderada ou exacerbada.

A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Q3270486 Psiquiatria
Sobre os critérios diagnósticos da esquizofrenia segundo o DSM-5-TR, analise as afirmativas seguintes e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

I. As alucinações auditivas são consideradas sintomas negativos da esquizofrenia, frequentemente associadas à redução da expressividade emocional.
II. O discurso desorganizado é um dos critérios diagnósticos da esquizofrenia, manifestando-se por dificuldades na organização do pensamento e na coerência da fala.
III. A presença de alucinações auditivas, sem prejuízo no funcionamento social ou ocupacional, é suficiente para o diagnóstico de esquizofrenia.
IV. O afeto embotado é um exemplo de sintoma negativo na esquizofrenia, caracterizado por uma redução na expressão emocional.
V. Para o diagnóstico de esquizofrenia, os sintomas devem persistir por pelo menos seis meses, com um mínimo de um mês de sintomas ativos.

A sequência correta é
Alternativas
Q3270484 Psiquiatria
O transtorno de personalidade Borderline (TPB) é caracterizado por um padrão de instabilidade nos relacionamentos interpessoais, autoimagem e impulsividade. Sobre esse transtorno, é correto afirmar:
Alternativas
Q3270480 Psiquiatria
O exame do estado mental é uma ferramenta essencial na avaliação psiquiátrica, permitindo uma análise detalhada do funcionamento psíquico do paciente em diversos domínios. Sobre os componentes do exame do estado mental, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q3270477 Psiquiatria
O transtorno de luto prolongado, conforme descrito no DSM-5-TR, apresenta critérios diagnósticos específicos que o diferenciam do luto normal. Assinale a alternativa que representa um critério essencial para o diagnóstico desse transtorno.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: C
5: B
6: C
7: C
8: C
9: A
10: C
11: B
12: C
13: B
14: E
15: D
16: B
17: D
18: B
19: E
20: C