Questões de Concurso Comentadas sobre psicopatologia em psiquiatria

Foram encontradas 2.065 questões

Q3279912 Psiquiatria
A esquizofrenia e os denominados transtornos esquizofrênicos constituem um grupo de distúrbios mentais graves, sem sintomas patognomônicos, mas caracterizados por distorções do pensamento e da percepção, por inadequação e embotamento do afeto sem prejuízo da capacidade intelectual (embora ao longo do tempo possam aparecer prejuízos cognitivos). Seu curso é variável, aproximadamente 30% dos casos apresentam recuperação completa ou quase completa, cerca de 30% com remissão incompleta e prejuízo parcial de funcionamento e cerca de 30% com deterioração importante e persistente da capacidade de funcionamento profissional, social e afetivo (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, Portaria SAS/MS nº 364, de 9 de abril de 2013).
Sobre os sintomas da esquizofrenia, assinale a alternativa que não corresponde a um sintoma dessa doença: 
Alternativas
Q3277611 Psiquiatria
A psiquiatria pode seguir diferentes abordagens para compreender e explicar os transtornos mentais. Com base nas definições apresentadas, relacione os termos da 1ª Coluna com suas respectivas descrições na 2ª Coluna.

(1) Processo
(2) Desenvolvimento
(3) Surtos
(4) Fases
(5) Reações

( )Conjunção de fatores endógenos e psicogênicos, formando-se gradualmente e podendo incluir transtornos neuróticos e de personalidade.
( )Quando um indivíduo apresenta um momento agudo de esquizofrenia ou demência.
( )Algo novo no psiquismo, de natureza endógena, que jamais desaparece completamente, como esquizofrenia e transtorno bipolar. ( )Se aplica ao transtorno bipolar, podendo incluir estados maníacos e depressivos.
( )Quando há um acontecimento específico que desencadeia uma resposta emocional ou psicológica de forma discreta, moderada ou exacerbada.

A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Q3270486 Psiquiatria
Sobre os critérios diagnósticos da esquizofrenia segundo o DSM-5-TR, analise as afirmativas seguintes e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

I. As alucinações auditivas são consideradas sintomas negativos da esquizofrenia, frequentemente associadas à redução da expressividade emocional.
II. O discurso desorganizado é um dos critérios diagnósticos da esquizofrenia, manifestando-se por dificuldades na organização do pensamento e na coerência da fala.
III. A presença de alucinações auditivas, sem prejuízo no funcionamento social ou ocupacional, é suficiente para o diagnóstico de esquizofrenia.
IV. O afeto embotado é um exemplo de sintoma negativo na esquizofrenia, caracterizado por uma redução na expressão emocional.
V. Para o diagnóstico de esquizofrenia, os sintomas devem persistir por pelo menos seis meses, com um mínimo de um mês de sintomas ativos.

A sequência correta é
Alternativas
Q3270484 Psiquiatria
O transtorno de personalidade Borderline (TPB) é caracterizado por um padrão de instabilidade nos relacionamentos interpessoais, autoimagem e impulsividade. Sobre esse transtorno, é correto afirmar:
Alternativas
Q3270480 Psiquiatria
O exame do estado mental é uma ferramenta essencial na avaliação psiquiátrica, permitindo uma análise detalhada do funcionamento psíquico do paciente em diversos domínios. Sobre os componentes do exame do estado mental, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q3270477 Psiquiatria
O transtorno de luto prolongado, conforme descrito no DSM-5-TR, apresenta critérios diagnósticos específicos que o diferenciam do luto normal. Assinale a alternativa que representa um critério essencial para o diagnóstico desse transtorno.
Alternativas
Q3270476 Psiquiatria
Assinale a característica mais específica para diferenciar o transtorno ciclotímico do transtorno bipolar tipo II.
Alternativas
Q3270469 Psiquiatria
Sobre o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), considere as afirmativas seguintes.

I. É obrigatório que os sintomas estejam presentes em pelo menos dois contextos distintos.
II. O diagnóstico pode ser feito mesmo que os sintomas comecem após os 18 anos.
III. A impulsividade é um dos critérios diagnósticos.
IV. Por se tratar de um transtorno crônico, o tratamento farmacológico é obrigatório.

Estão corretas
Alternativas
Q3270466 Psiquiatria
O transtorno de ajustamento ou transtorno de adaptação é caracterizado pelo desenvolvimento de quadro clínico em resposta a um estressor identificável, com início de sintomas dentro de __________ após o evento e duração inferior a __________ após o término do evento estressor ou suas consequências.

Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas no texto acima.
Alternativas
Q3270464 Psiquiatria
Paciente de 35 anos se apresenta em consultório referindo ser sobrevivente de um assalto à mão armada ocorrido há onze meses. Relata que desde então convive com memórias angustiantes que surgem de forma involuntária, frequentemente durante o dia, além de pesadelos recorrentes sobre o evento. Ele cita que evita ao máximo passar por locais associados ao evento. Durante a consulta se apresenta com humor ansioso e hipotenaz ao exame do estado mental. Com base no quadro descrito, o diagnóstico mais provável é 
Alternativas
Q3270460 Psiquiatria
Paciente do sexo feminino é trazido ao atendimento de emergência apresentando importante agitação psicomotora, discurso acelerado e com fuga de ideias, ideias de grandeza sobre si, além de diminuição significativa da necessidade de sono nos últimos três dias. Durante a consulta, exibe humor predominantemente elado, com episódios de irritabilidade intensa quando contrariada. Segundo os acompanhantes, tem feito planos grandiosos que eles creem não ter viabilidade para ocorrer. Citam ainda terem ocorrido compras de grande valor que não são compatíveis com a renda da paciente. Não foram relatados sintomas depressivos concomitantes ao quadro atual, porém há relato de um episódio anterior compatível com transtorno depressivo maior.

Com base no quadro descrito, o diagnóstico mais provável, considerando o episódio atual, é
Alternativas
Q3270458 Psiquiatria
Paciente do sexo masculino se apresenta à consulta com histórico de relacionamento instável, irritabilidade frequente, comportamentos impulsivos, além de grande dificuldade em lidar com rejeições. Refere sentimento de vazio persistente e recente episódio autolesivo sem intenção suicida. Ao longo da entrevista, o paciente expressa percepção instável sobre si mesmo e se mostra sensível a críticas e confrontamentos.
Com base na descrição clínica e nas diretrizes do DSM-5-TR, o transtorno de personalidade mais compatível com o quadro apresentado é 
Alternativas
Q3260961 Psiquiatria
No âmbito dos transtornos alimentares da infância, qual seria a melhor definição de Pica.
Alternativas
Q3260954 Psiquiatria
Qual das CID (classificação internacional de doenças) 10 diz respeito aos Transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de opioides.
Alternativas
Q3260953 Psiquiatria
Qual das CID (classificação internacional de doenças) 10 diz respeito aos Transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de solventes voláteis. 
Alternativas
Q3260946 Psiquiatria
Considere o quadro clínico a seguir para responder a questão

Três semanas depois de um descarrilamento de trem, um analista de orçamentos de 42 anos se apresentou na clínica de saúde mental. Mencionou que estava envergonhado em procurar atendimento, já que anteriormente tinha sido bombeiro, mas achava que precisava de “uma confirmação de que o que eu estou vivenciando é normal”. Ele relatou que, desde o acidente, vinha se sentindo nervoso e muito ansioso. Tinha alguma dificuldade em focar sua atenção no trabalho e lembranças intrusivas ocasionais de “como o chão tremeu; o ‘estouro’ tremendo e depois os gritos quando o trem tombou”. Revelou que havia falado com cinco colegas de trabalho que também estavam no trem, e três admitiram sintomas semelhantes. Entretanto, eles disseram que estavam melhorando. Ele estava mais preocupado com a frequência dos episódios emotivos, por vezes desencadeados ao ouvir o nome de um amigo machucado com gravidade, mas que, outras vezes, ocorriam “sem razão particular”. Além disso, observou que, quando evacuou o trem, a equipe de resgate lhe deu orientações explícitas sobre para onde deveria se dirigir, e, embora tivesse obedecido, agora se sentia extremamente culpado por não ter voltado para auxiliar no resgate dos outros. Relatou uma modesta redução no apetite e negou perda de peso, mas informou que havia parado com a corrida durante seu intervalo de almoço. Ele teve dificuldade em conciliar o sono. Não se sentia descansado ao acordar. Negou ideação suicida ou qualquer sintoma psicótico. 
A classificação CORRETA, segundo a CID – 10, (Classificação Internacional de Doenças) para o quadro seria: 
Alternativas
Q3260944 Psiquiatria
A eletroconvulsoterapia (ECT) é uma terapêutica biológica que consiste na indução de convulsão cerebral através de uma corrente elétrica. Sobre a eletroconvulsoterapia é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251703 Psiquiatria
Sobre o transtorno dissociativo de identidade (TDI), é correto afirmar que 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251697 Psiquiatria
Sobre os transtornos factícios, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os transtornos factícios são caracterizados pela produção intencional de sintomas com o objetivo de obter benefícios externos tanto tangíveis, como isenção de responsabilidades ou vantagens financeiras, quanto intangíveis, como atenção de terceiros.
II. O tratamento dos transtornos factícios é predominantemente farmacológico, focando no alívio dos sintomas simulados.
III. Os transtornos factícios se diferenciam da simulação pela ausência de uma motivação consciente, externa e clara, como ganhos financeiros ou isenção de obrigações.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251696 Psiquiatria
O DSM 5 agrupa os transtornos de personalidade em três diferentes clusters(grupos) com base em similaridades descritivas.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, transtornos de personalidade do cluster A, B e C.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: B
5: E
6: C
7: B
8: B
9: C
10: C
11: A
12: B
13: C
14: B
15: C
16: A
17: B
18: C
19: C
20: A