Questões de Concurso Sobre psiquiatria clínica em psiquiatria

Foram encontradas 513 questões

Q3127236 Psiquiatria
Dentre as opções abaixo, marque a que um critério de Delphi para síndrome neuroléptica maligna:
Alternativas
Q3127234 Psiquiatria
Os transtornos conversivos, também denominados “transtornos neurológicos funcionais”, são um desafio para médicos psiquiatras e não psiquiatras, principalmente no que se refere à diferenciação dos sintomas com grandes síndromes neurológicas. Uma das estratégias que podem ser utilizadas na diferenciação entre uma hemiparesia de origem neurológica e um transtorno conversivo é descrita abaixo:

“O doente, deitado na cama, é solicitado a flexionar o quadril da perna normal contra a resistência, sendo que o calcanhar da perna afetada não exercerá nenhuma pressão sobre a mão do examinador. No transtorno conversivo, esta pressão existirá”.

Isso é chamado de:
Alternativas
Q3127233 Psiquiatria
Paciente masculino de 33 anos chega a consultório devido a estar experimentando crises agudas de ansiedade com características panicosas (taquicardia, sudorese, tremores, lipotimia, sensação iminente de morte, falta de ar e sensação opressora no peito) e que, mesmo depois de instituído o tratamento com o escitalopram 10mg ao dia, ainda tem média de uma crise por semana. Nesta consulta, ele também traz um fato novo, descrito por ele abaixo:

“Doutor, no momento que eu estou na crise, começo a desconhecer o lugar onde eu estou, mesmo quando a crise é em casa, os móveis da casa, chego a não reconhecer nem minha esposa e nem meu filho, fico com uma sensação angustiante e desejando sair dali, como se tudo estivesse distante, até que começa a diminuir aos pouquinhos, depois que me medico com o Rivotril sublingual que o senhor passou, e aí volto ao normal”.

Nesta descrição, vemos uma alteração bastante comum encontrada em momentos de crise de pânico, chamada de: 
Alternativas
Q3127232 Psiquiatria
As viagens de Gulliver (Jonathan Swift, 1726), além de ser o livro mais famoso deste autor, tornou-se internacionalmente conhecido devido à sua abordagem satírica. O personagem principal, ao escapar de um naufrágio, encontra-se preso numa ilha e lá experencia algo com a população local que depois foi usado para nomear uma alteração senso perceptiva presente na Síndrome de Alice no País das Maravilhas. O quadro clínico desta síndrome e o tipo de alucinação que o livro de Jonathan Swift ajudou a nomear é o que chamamos de:
Alternativas
Q3127231 Psiquiatria
Dentro das síndromes clínicas que cursam com alterações psiquiátricas, uma que chama a atenção é a Síndrome de Charles Bonnet, dada em homenagem ao filósofo que primeiro a descreveu ainda no século XVIII ao perceber os sintomas de seu avô. Nesta síndrome o paciente:
Alternativas
Q3103330 Psiquiatria
Em relação às vertentes teóricas da antipsiquiatria, qual é a principal crítica apresentada por David Cooper em relação aos tratamentos psiquiátricos tradicionais?
Alternativas
Q3084663 Psiquiatria
Os aspectos técnicos de uma interconsulta psiquiátrica e a forma como o avaliador atua são essenciais para o sucesso da intervenção.
Assinale abaixo a alternativa INCORRETA sobre as ações do interconsultor em relação ao comportamento de um paciente internado em um hospital geral. 
Alternativas
Q3084661 Psiquiatria
A insônia é definida como uma dificuldade de iniciar ou manter o sono. O entendimento atual é que ela possa estar presente como um sintoma de um transtorno mental, como a depressão, ou como uma condição independente, como o transtorno de insônia. Assinale abaixo a alternativa INCORRETA sobre a insônia.
Alternativas
Q3084657 Psiquiatria
De acordo com o Ministério da Saúde, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com estabelecimento de ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado.
Assinale abaixo a alternativa INCORRETA sobre a RAPS.
Alternativas
Q3080460 Psiquiatria

O caso clínico hipotético contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Mulher, 84 anos, apresentou queda da própria altura com fratura de colo de fêmur. Foi encaminhada ao hospital geral sendo realizada a cirurgia para colocação de prótese. Sem intercorrências durante a cirurgia. Na internação para recuperação pós-operatória, ela inicia com quadro de confusão mental, inquietação, flutuação do nível de consciência, alteração do ciclo sono-vigília, alucinações visuais e auditivas, além de piora da agitação no fim da tarde. Faz uso de longa data de clonazepam e sertralina, sendo mantidas as medicações durante a internação do pós-operatório. 

Qual o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3080459 Psiquiatria

O caso clínico hipotético contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Mulher, 84 anos, apresentou queda da própria altura com fratura de colo de fêmur. Foi encaminhada ao hospital geral sendo realizada a cirurgia para colocação de prótese. Sem intercorrências durante a cirurgia. Na internação para recuperação pós-operatória, ela inicia com quadro de confusão mental, inquietação, flutuação do nível de consciência, alteração do ciclo sono-vigília, alucinações visuais e auditivas, além de piora da agitação no fim da tarde. Faz uso de longa data de clonazepam e sertralina, sendo mantidas as medicações durante a internação do pós-operatório. 

A respeito do quadro, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3071499 Psiquiatria
Com relação à Cannabis sativa, considere as afirmativas a seguir.

I. A rota de administração afeta a farmacocinética dos canabinoides, sendo a biodisponibilidade oral mais elevada do que por inalação.

II. O canabidiol (CBD) possui propriedades ansiolíticas e possivelmente antipsicóticas.

III. Existe a possibilidade de se desenvolver um quadro apático depressivo mediante consumo sustentado de maconha, conhecida como “síndrome amotivacional”.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3071494 Psiquiatria
Nos protocolos contemporâneos de eletroconvulsoterapia, a reação adversa mais comum é
Alternativas
Q3071490 Psiquiatria
Julia, 25 anos, história de transtornos alimentares na adolescência de tipo purgativo, pessoa tímida e sensível. No momento passando por um significativo sofrimento mental que iniciou desde a mudança do gerente da loja que trabalha há três anos. O novo gerente chegou há menos de seis meses. Rapidamente mudou todas as rotinas, exigindo “metas impossíveis” que ela não consegue corresponder. Há uns 3 meses atrás começou a ter insônia inicial e terminal, ter ataques de ansiedade paroxísticos e há uma semana apresenta sintomas agorafóbicos de modo a não conseguir mais ir ao trabalho. Ainda ganhou alguns quilos pois nesse período tem todos os dias a noite um episódio de ingesta de alimentos de forma desenfreada e rápida, quantidades grandes, como uma pizza gigante. Come mesmo sem fome e não consegue ter forças para parar, só interrompe a ingesta quando está literalmente passando mal. Arrepende-se do que comeu provocando vômitos praticamente todas as vezes que come desta maneira. Chora na consulta, mostrando sinais de sofrimento mental prolongado e intenso associado a um profundo medo de engordar mais.

Sobre esse caso e com base no DSM-5-TR, podemos considerar que

I. Julia apresentaria sinais e sintomas compatíveis com Bulimia Nervosa em grau moderado.

II. apresenta também um Transtorno de Ajustamento Agudo, com distúrbios/sintomas mistos de emoções e conduta, dada a condição alimentar.

III. apesar de relatados sintomas agorafóbicos, o diagnóstico de agorafobia não pode ser atribuído pois esses sintomas são explicados pelo estresse que a paciente está vivendo e não se apresentam por tempo suficiente.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3071489 Psiquiatria
“O café e o chá estão entre as bebidas mais populares em todo o mundo e contêm quantidades substanciais de cafeína, tornando a cafeína o agente psicoativo mais consumido. [...] A cafeína também pode ser sintetizada e adicionada a alimentos e bebidas, incluindo refrigerantes, bebidas energéticas e shots energéticos, e a comprimidos comercializados para reduzir a fadiga. [...] Os efeitos colaterais da cafeína em níveis muito elevados de ingestão incluem ansiedade, inquietação, nervosismo, disforia, insônia, excitação, agitação psicomotora e fluxo incoerente de pensamento e fala. [...] As mortes relacionadas à cafeína têm sido geralmente devidas a doses muito altas de cafeína em comprimidos ou suplementos em pó ou líquido, principalmente em atletas ou pacientes com transtornos psiquiátricos.”

Traduzido de Van Dam, R. M. et al. Coffee, Caffeine, and Health. N Engl J Med 2020;383:369-78.


O efeito psicoestimulante da cafeína é dado por
Alternativas
Q3071487 Psiquiatria
Monitorar frequentemente a contagem de neutrófilos devido ao risco de neutropenia à agranulocitose é um procedimento indispensável no uso de 

I. clozapina. II. olanzapina. II. ácido Valproico. IV. carbonato de Lítio.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3065570 Psiquiatria
Paciente de 18 anos, sexo masculino, veio para consulta médica afirmando “[...] sou o representante de Deus na Terra e minha missão é salvar a humanidade [...]”. Relata ter a capacidade de ouvir o pensamento das outras pessoas e consegue fazer milagres, como fazer um cego enxergar ou fazer um aleijado voltar a andar. Tem certeza de que sua missão está sendo atrapalhada por outros que desejam que o mundo acabe. Ao exame, encontra-se vigil, orientado auto e alopsiquicamente, com humor ansioso e memória preservada. Nega humor deprimido ou exaltado. A mãe, que o acompanha, relata que ele começou a apresentar o quadro atual gradativamente há 7 meses e acabou largando o emprego e a faculdade nesse tempo. Relata que seu filho não usa drogas ilícitas. O paciente, em nenhum momento, admite a possibilidade de estar enganado sobre suas ideias.
Sobre esse caso, assinale a alternativa CORRETA quanto ao diagnóstico mais provável e a melhor conduta terapêutica. 
Alternativas
Q3065566 Psiquiatria
EAJ, sexo masculino, 54 anos procura o serviço médico com a seguinte queixa: zumbido e insônia há 6 anos, acha que pode estar relacionado a sua função de motorista de caminhão, exercida há 15 anos. Relata piora dos sintomas após ter sido vítima de assalto à mão armada há 1 ano. Desde então não consegue trabalhar e apresenta lembranças intrusivas do episódio, prejudicando seu dia a dia e causando insônia. Audiometria: Perda auditiva condutiva bilateral de grau leve. A hipótese diagnóstica relacionada é:
Alternativas
Q3065560 Psiquiatria
Com relação ao diagnóstico em psiquiatria, pode-se afirmar: 
Alternativas
Q3036525 Psiquiatria
A eletroconvulsoterapia (ECT) tem sido utilizada de forma eficaz como indicação primária ou secundária para tratamento de algumas condições médicas.
Dentre as alternativas a seguir, qual NÃO deve ser considerada nessa modalidade de tratamento? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: E
6: C
7: A
8: E
9: C
10: A
11: B
12: B
13: B
14: D
15: E
16: A
17: B
18: D
19: C
20: C