Questões de Concurso Sobre transtornos de ansiedade, fobias e síndrome do pânico em psiquiatria

Foram encontradas 421 questões

Q3169613 Psiquiatria
        Um médico psiquiatra está de plantão e recebe uma paciente de 35 anos de idade, branca, casada, mãe de um filho e que trabalha como advogada em uma jornada de trabalho extenuante. Ela relata que, há 1 hora, estava em seu trabalho, sentada à mesa, lidando com diversos processos, quando, de forma súbita, começou a não acreditar mais ser ela mesma. Percebia-se fora de seu corpo e não sabia mais quem era, sentindo-se como se não fosse real. Junto com essa sensação, sentiu que o ambiente em que estava já não era o mesmo, que a sala estava cada vez maior e que ela estava pequena em relação ao espaço ao seu redor. Relata que, quanto mais se percebia dessa forma, mais outros sentimentos tomavam conta de seu corpo, de modo que passou a sentir formigamento e tremor, que evoluíram para uma tontura seguida de uma síncope. Na ocasião, foi socorrida por colegas de trabalho, que a trouxeram para o pronto-socorro. Do trabalho até o hospital, eles demoraram 20 minutos e a paciente refere que, quando chegaram, os sintomas já haviam aliviado. Ela menciona que essas crises começaram há cerca de 2 semanas, quando recebeu uma gratificação e assumiu um cargo importante em seu trabalho. Desde então, apresentou 4 crises como essa. Afirma que nunca teve nenhum problema psiquiátrico e que está com medo de ter alguma doença grave, temendo morrer, uma vez que vem fazendo tratamento para HIV há mais de 1 ano e teme que as crises possam estar relacionadas à sua condição. Atualmente, ela faz uso de Atazanavir + Ritonavir diariamente. Nega estar fazendo uso de substâncias recreativas, mas consome mais de 5 xícaras de café por dia. Exames laboratoriais e de imagem solicitados pelo médico não apresentam nenhuma alteração aguda do ponto de vista clínico. 

A respeito do caso clínico hipotético apresentado e dos aspectos clínicos e terapêuticos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


O diagnóstico mais provável para o caso, de acordo com o DSM-V-TR, é o transtorno do pânico: estão preenchidos todos os critérios diagnósticos para essa condição, os exames descartaram causas orgânicas e há uso excessivo de cafeína.

Alternativas
Q3169609 Psiquiatria
        A ideologia do racismo propõe a desumanização de um em contrapartida do privilégio do outro. Ele incide no negro no que constitui seu sujeito, seu corpo, sua imagem, que é sistematicamente desvalorizada. Em contrapartida, há um modelo universal que está calcado no branco. Um modelo de beleza, de afirmação da história, das produções universais. As humilhações cotidianas vão produzindo marcas no negro. E, com a negação sistemática do Brasil e do brasileiro em relação ao racismo, esse sujeito também sofre algumas distorções na forma como ele mesmo vê a realidade, questionando se aquilo que vive [o preconceito] é real ou imaginário. O racismo, então, constitui um sujeito que nem sempre dá conta de se apropriar das suas percepções e de acreditar que essas percepções são reais. É aí que o racismo vai produzir suas marcas, lacunas que afetam toda a sociedade. É quase natural, até esperado, que toda vez que eu sair de casa me depare com olhares atravessados, com uma recusa de atendimento, com vigia em um supermercado. A escola também desvaloriza esse sujeito por meio de um ensino que não apresenta a História como ela foi de fato.

Internet:<revistacult.uol.com.br> (com adaptações). 

Considerando o texto acima e o impacto do racismo e da discriminação no diagnóstico psiquiátrico e suas síndromes relacionadas, julgues o item que se segue.


Adultos negros apresentam um curso mais crônico do transtorno de pânico quando comparados com adultos brancos, o que pode ser atribuído, também, ao impacto duradouro do racismo e da discriminação.

Alternativas
Q3141112 Psiquiatria
Analise o trecho abaixo:

"(...) os sintomas ocorrem em situações nas quais a pessoa é observada pelos outros (...) Em contato com os outros, especialmente estranhos, o paciente sofre de sintomas como tremores, sudorese, enrubescimento, dificuldade de concentração ("branco na cabeça"), palpitações, tonteira e sensação de, desmaio.Diferentemente dos ataques de pânico, os sintomas surgem durante as situações sociais temidas e duram até o contato com os outros terminar".

O diagnóstico o qual se refere o exposto é:
Alternativas
Q3111896 Psiquiatria
Os transtornos de ansiedade constituem uma das principais causas de incapacidade ao redor do mundo. Diante da importância desse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3111549 Psiquiatria

Julgue o próximo item sobre transtornos mentais e de comportamento, tendo como base a CID-10.


O transtorno de pânico é caracterizado por ataques recorrentes e imprevisíveis de ansiedade grave, com sintomas psicossomáticos.

Alternativas
Q3111275 Psiquiatria

A respeito de ansiedade e transtornos ansiosos, julgue o item que se segue.


O transtorno do pânico é a comorbidade mais frequente no transtorno de ansiedade generalizada (TAG). 

Alternativas
Q3111274 Psiquiatria

A respeito de ansiedade e transtornos ansiosos, julgue o item que se segue.


Ansiedade é uma característica considerada necessariamente patológica.

Alternativas
Q3111273 Psiquiatria

A respeito de ansiedade e transtornos ansiosos, julgue o item que se segue.


A pregabalina é ineficaz no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

Alternativas
Q3103090 Psiquiatria
Um paciente com transtorno de ansiedade busca tratamento. Qual é uma característica fundamental da Terapia Comportamental Dialético que você deve considerar ao planejar a intervenção terapêutica? 
Alternativas
Q3084664 Psiquiatria
O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é caracterizado pelo desenvolvimento de sintomas após a exposição a um ou mais eventos traumáticos. Esta exposição pode ocorrer de algumas formas. O DSM-5 exige para o diagnóstico de TEPT, no seu critério A, que a exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual ocorra através de, no mínimo, uma forma, entre quatro formas possíveis.
Todas as opções abaixo são formas possíveis de exposição, segundo o DSM-5, EXCETO:
Alternativas
Q3084648 Psiquiatria
Paulo, 32 anos, solteiro, vai ao psiquiatra após atendimento de urgência no pronto-socorro há 1 semana, apresentando uma crise com muita falta de ar, palpitação, taquicardia, sudorese, dor no peito, formigamento nas mãos, sensação de desmaio iminente e muito medo de morrer. Acreditava que estava tendo um infarto agudo do miocárdio, mas que foi descartado com o resultado normal do eletrocardiograma e dos exames das enzimas cardíacas. Foi medicado com clonazepam, liberado para casa e orientado a procurar ajuda psiquiátrica. Relata ser muito ansioso e preocupado com tudo, mas que isso tem se agravado há 5 anos, devido dificuldades financeiras e problemas no ambiente familiar. Tem sentido muita fadiga, irritabilidade, tensão muscular e, mais recentemente, há 1 ano, problemas no sono, acordando várias vezes, ao longo da noite. Nega antecedente de tratamento psiquiátrico e psicológico.
Em relação ao caso, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3084646 Psiquiatria
É considerado um sinal ou sintoma de um episódio depressivo com características melancólicas:
Alternativas
Q3084643 Psiquiatria
Os transtornos alimentares são caracterizados por uma perturbação persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à alimentação, que resulta no consumo ou na absorção alterada de alimentos, comprometendo significativamente a saúde física ou o funcionamento psicossocial.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse grupo de transtornos. 
Alternativas
Q3077750 Psiquiatria
De acordo com Kaplan & Sadock, 11ª edição, sobre o tratamento farmacológico do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), é INCORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3077369 Psiquiatria
De acordo com o DSM-5 - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o transtorno da personalidade que cursa com esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado, relacionamentos interpessoais intensos e instáveis, sentimentos crônicos de vazio, acentuada reatividade do humor e instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo é o:
Alternativas
Q3077354 Psiquiatria
De acordo com Harrison - Medicina Interna – 19ª edição, é INCORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3071486 Psiquiatria
Sobre os transtornos de ansiedade, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3071478 Psiquiatria
Assinale a opção que representa a primeira escolha para tratamento contínuo do Transtorno de Ansiedade Generalizada. 
Alternativas
Q3071477 Psiquiatria
A cetamina tem se revelado tratamento eficaz para depressão refratária, sendo utilizada por via parenteral, apresentando efeitos terapêuticos em questão de minutos a horas após a aplicação.

Acredita-se que o principal efeito farmacológico desta droga se relaciona à
Alternativas
Q3036516 Psiquiatria
De modo geral, os transtornos de ansiedade englobam as manifestações patológicas de pelo menos três estados emocionais distintos: ansiedade, medo e pânico. O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é o protótipo clínico dos transtornos do estado emocional de ansiedade.
Sobre o TAG, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: C
5: C
6: E
7: E
8: E
9: A
10: D
11: A
12: E
13: D
14: C
15: D
16: B
17: B
18: B
19: B
20: C