Questões de Concurso Sobre transtornos de ansiedade, fobias e síndrome do pânico em psiquiatria

Foram encontradas 418 questões

Q3111896 Psiquiatria
Os transtornos de ansiedade constituem uma das principais causas de incapacidade ao redor do mundo. Diante da importância desse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3111549 Psiquiatria

Julgue o próximo item sobre transtornos mentais e de comportamento, tendo como base a CID-10.


O transtorno de pânico é caracterizado por ataques recorrentes e imprevisíveis de ansiedade grave, com sintomas psicossomáticos.

Alternativas
Q3111275 Psiquiatria

A respeito de ansiedade e transtornos ansiosos, julgue o item que se segue.


O transtorno do pânico é a comorbidade mais frequente no transtorno de ansiedade generalizada (TAG). 

Alternativas
Q3111274 Psiquiatria

A respeito de ansiedade e transtornos ansiosos, julgue o item que se segue.


Ansiedade é uma característica considerada necessariamente patológica.

Alternativas
Q3111273 Psiquiatria

A respeito de ansiedade e transtornos ansiosos, julgue o item que se segue.


A pregabalina é ineficaz no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

Alternativas
Q3103090 Psiquiatria
Um paciente com transtorno de ansiedade busca tratamento. Qual é uma característica fundamental da Terapia Comportamental Dialético que você deve considerar ao planejar a intervenção terapêutica? 
Alternativas
Q3084664 Psiquiatria
O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é caracterizado pelo desenvolvimento de sintomas após a exposição a um ou mais eventos traumáticos. Esta exposição pode ocorrer de algumas formas. O DSM-5 exige para o diagnóstico de TEPT, no seu critério A, que a exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual ocorra através de, no mínimo, uma forma, entre quatro formas possíveis.
Todas as opções abaixo são formas possíveis de exposição, segundo o DSM-5, EXCETO:
Alternativas
Q3084648 Psiquiatria
Paulo, 32 anos, solteiro, vai ao psiquiatra após atendimento de urgência no pronto-socorro há 1 semana, apresentando uma crise com muita falta de ar, palpitação, taquicardia, sudorese, dor no peito, formigamento nas mãos, sensação de desmaio iminente e muito medo de morrer. Acreditava que estava tendo um infarto agudo do miocárdio, mas que foi descartado com o resultado normal do eletrocardiograma e dos exames das enzimas cardíacas. Foi medicado com clonazepam, liberado para casa e orientado a procurar ajuda psiquiátrica. Relata ser muito ansioso e preocupado com tudo, mas que isso tem se agravado há 5 anos, devido dificuldades financeiras e problemas no ambiente familiar. Tem sentido muita fadiga, irritabilidade, tensão muscular e, mais recentemente, há 1 ano, problemas no sono, acordando várias vezes, ao longo da noite. Nega antecedente de tratamento psiquiátrico e psicológico.
Em relação ao caso, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3084646 Psiquiatria
É considerado um sinal ou sintoma de um episódio depressivo com características melancólicas:
Alternativas
Q3084643 Psiquiatria
Os transtornos alimentares são caracterizados por uma perturbação persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à alimentação, que resulta no consumo ou na absorção alterada de alimentos, comprometendo significativamente a saúde física ou o funcionamento psicossocial.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse grupo de transtornos. 
Alternativas
Q3077750 Psiquiatria
De acordo com Kaplan & Sadock, 11ª edição, sobre o tratamento farmacológico do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), é INCORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3077369 Psiquiatria
De acordo com o DSM-5 - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o transtorno da personalidade que cursa com esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado, relacionamentos interpessoais intensos e instáveis, sentimentos crônicos de vazio, acentuada reatividade do humor e instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo é o:
Alternativas
Q3077354 Psiquiatria
De acordo com Harrison - Medicina Interna – 19ª edição, é INCORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3071486 Psiquiatria
Sobre os transtornos de ansiedade, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3071478 Psiquiatria
Assinale a opção que representa a primeira escolha para tratamento contínuo do Transtorno de Ansiedade Generalizada. 
Alternativas
Q3071477 Psiquiatria
A cetamina tem se revelado tratamento eficaz para depressão refratária, sendo utilizada por via parenteral, apresentando efeitos terapêuticos em questão de minutos a horas após a aplicação.

Acredita-se que o principal efeito farmacológico desta droga se relaciona à
Alternativas
Q3036516 Psiquiatria
De modo geral, os transtornos de ansiedade englobam as manifestações patológicas de pelo menos três estados emocionais distintos: ansiedade, medo e pânico. O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é o protótipo clínico dos transtornos do estado emocional de ansiedade.
Sobre o TAG, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3034397 Psiquiatria
Uma das entidades da psiquiatria que mais ocorre em unidades consideradas clínicas são as crises de ansiedade, que apresenta em sua maior parte com sintomas físicos de origem autonômica, ou seja, liberação de catecolaminas que promovem sintomas como: Sudorese, náusea, diarreia, palpitação, dispneia e tontura. Durante a crise como medida emergencial, ou seja, não trata a causa base apenas sintomas, muito se utiliza benzodiazepínicos que podem promover alívio dos sintomas descritos. Mas em um Transtorno Psiquiátrico específico, em que um dos tripes que o constitui é a “hiperexcitabilidade” pode mimetizar alguns sintomas da crise de ansiedade, porém seu uso é considerado proscrito, pois os benefícios de curto prazo não superam seus efeitos deletérios, podendo até piorar o quadro base. Esse Transtorno apresentado é o: 
Alternativas
Q3034396 Psiquiatria
Durante uma avaliação de inter consulta, o médico Psiquiatra pode se valer de algumas estratégias para obter sucesso em sua abordagem. Seja por meio de técnicas, escalas, entrevistas abertas ou estruturadas, modelos teóricos e práticos, bem como aplicação da sua vivência em âmbito ambulatorial. Sabemos que o processo de elaboração de uma escala não é fácil e que demanda tempo de estudo, aplicação, validação e aplicação na população geral, sendo que em sua grande maioria são escalas estrangeiras que necessitam de tradução e validação para a nossa população, dando origem a terminologias com as iniciais da escala em língua inglesa. Apesar da psiquiatria ideal ser baseada no indivíduo e suas particularidades, as escalas podem trazer um norte que inicialmente possa ser seguido, para que em uma evolução longitudinal a hipótese diagnostica possa ser comprovada. Assinale uma escala bastante utilizada que pode contribuir para elaboração diagnóstica do Transtorno Depressivo Maior:
Alternativas
Q3019488 Psiquiatria
Psicoterapias: Individual, Grupal e Familiar Uma adolescente de 16 anos, residente em Queimadas, PB, foi recentemente diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada. A mãe expressa preocupação com o impacto do transtorno no desempenho escolar e nas interações sociais da filha. Quais abordagens psicoterapêuticas são indicadas para este caso, considerando a importância da intervenção familiar?

1. Terapia cognitivo-comportamental (TCC) individual, focada em reestruturação cognitiva e técnicas de relaxamento.

2. Terapia familiar para abordar padrões de comunicação e suporte emocional no ambiente doméstico.

3. Terapia de grupo com outros adolescentes que enfrentam problemas semelhantes, para desenvolvimento de habilidades sociais.

4. Psicoeducação para a família sobre a natureza do transtorno de ansiedade e estratégias de manejo.

5. Implementação de intervenções baseadas em mindfulness para reduzir os sintomas de ansiedade em geral não trazem benefícios relevantes.


Alternativas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: E
5: E
6: A
7: D
8: A
9: E
10: D
11: C
12: D
13: B
14: B
15: B
16: B
17: C
18: B
19: D
20: C