Questões de Concurso Comentadas sobre transtornos mentais orgânicos em psiquiatria

Foram encontradas 307 questões

Q3260945 Psiquiatria
Considere o quadro clínico a seguir para responder a questão

Três semanas depois de um descarrilamento de trem, um analista de orçamentos de 42 anos se apresentou na clínica de saúde mental. Mencionou que estava envergonhado em procurar atendimento, já que anteriormente tinha sido bombeiro, mas achava que precisava de “uma confirmação de que o que eu estou vivenciando é normal”. Ele relatou que, desde o acidente, vinha se sentindo nervoso e muito ansioso. Tinha alguma dificuldade em focar sua atenção no trabalho e lembranças intrusivas ocasionais de “como o chão tremeu; o ‘estouro’ tremendo e depois os gritos quando o trem tombou”. Revelou que havia falado com cinco colegas de trabalho que também estavam no trem, e três admitiram sintomas semelhantes. Entretanto, eles disseram que estavam melhorando. Ele estava mais preocupado com a frequência dos episódios emotivos, por vezes desencadeados ao ouvir o nome de um amigo machucado com gravidade, mas que, outras vezes, ocorriam “sem razão particular”. Além disso, observou que, quando evacuou o trem, a equipe de resgate lhe deu orientações explícitas sobre para onde deveria se dirigir, e, embora tivesse obedecido, agora se sentia extremamente culpado por não ter voltado para auxiliar no resgate dos outros. Relatou uma modesta redução no apetite e negou perda de peso, mas informou que havia parado com a corrida durante seu intervalo de almoço. Ele teve dificuldade em conciliar o sono. Não se sentia descansado ao acordar. Negou ideação suicida ou qualquer sintoma psicótico. 
O CORRETO diagnóstico para o quadro descrito anteriormente seria: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251700 Psiquiatria
A principal causa de demência é a doença de Alzheimer (DA). Essa condição possui início insidioso e evolução gradual, lenta e progressiva.
Sobre a DA, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3235173 Psiquiatria
Qual é o principal papel do psiquiatra em uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)?
Alternativas
Q3235172 Psiquiatria
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o(s) objetivo(s) da reabilitação psiquiátrica no manejo de transtornos crônicos e progressivos, como a esquizofrenia e a demência.
Alternativas
Q3235171 Psiquiatria
O transtorno factício (também conhecido como síndrome de Munchausen) é um transtorno em que a pessoa falsifica ou induz sintomas físicos ou psicológicos em si mesma, com o objetivo de obter atenção ou cuidado médico. O tratamento desse transtorno é desafiador e complexo.
As bases do tratamento para transtornos factícios envolvem
Alternativas
Q3235170 Psiquiatria
O transtorno de identidade de gênero (ou disforia de gênero) e o travestismo são conceitos distintos, relacionados a diferentes aspectos de identidade e expressão de gênero.
Considerando a sua distinção conceitual, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3235168 Psiquiatria
Os avanços no tratamento biológico em psiquiatria, incluindo modalidades como estimulação magnética transcraniana (EMT), escetamina e terapia de corrente alternada, parecem suplantar a eletroconvulsoterapia (ECT) em termos de aplicabilidade em quadros psiquiátricos.
Assinale a alternativa que descreve corretamente uma indicação adequada da ECT na atualidade.
Alternativas
Q3235165 Psiquiatria
Considerando os avanços nas teorias contemporâneas sobre transtornos de personalidade, especialmente as abordagens que enfatizam a instabilidade emocional e a disfunção nas relações interpessoais, assinale a alternativa que descreve corretamente uma das características centrais do transtorno de personalidade borderline.
Alternativas
Q3235164 Psiquiatria
Em relação ao transtorno dissociativo de identidade, qual característica central está mais intimamente associada às complexidades diagnósticas e ao impacto funcional significativo observado?
Alternativas
Q3235163 Psiquiatria
Os critérios do DSM-5 exigem, no diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), que ocorra uma exposição a um evento traumático ou ameaça de morte, lesões graves ou violência sexual, seja na forma de vivência, testemunho ou exposição repetida a detalhes aversivos de violência traumática. Entretanto, nem todos os indivíduos expostos a trauma desenvolvem o quadro completo de TEPT.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um importante sintoma, de acordo com os critérios diagnósticos, apresentado no quadro clínico do TEPT.
Alternativas
Q3235162 Psiquiatria
Assinale a alternativa que descreve corretamente um critério diagnóstico essencial do transtorno do sono, de acordo com o DSM-5. 
Alternativas
Q3235161 Psiquiatria
De acordo com os critérios diagnósticos do DSM-5 para a anorexia nervosa, assinale a alternativa que descreve corretamente a principal característica psicopatológica desse transtorno alimentar.
Alternativas
Q3235157 Psiquiatria
Em relação aos transtornos do humor, o termo “refratário” refere-se a uma condição marcada pela resistência ao tratamento convencional. Isso pode incluir depressão maior e transtorno bipolar que não melhoram com o uso de antidepressivos, estabilizadores de humor ou antipsicóticos.
Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de refratariedade ao tratamento.
Alternativas
Q3235156 Psiquiatria
Vários hormônios estão envolvidos no mecanismo fisiopatológico de transtornos psiquiátricos.
A queda do nível de estrogênio e progesterona está envolvida no início de quadros de
Alternativas
Q3215626 Psiquiatria
Os biomarcadores da doença de Alzheimer são indicadores biológicos que auxiliam no diagnóstico, prognóstico e monitoramento da progressão da doença. Eles podem ser detectados em fluidos corporais, como o líquido cefalorraquidiano e o sangue, ou através de técnicas de neuroimagem.

Assinale a afirmativa correta sobre os biomarcadores para a detecção da demência de Alzheimer. 
Alternativas
Q3213869 Psiquiatria
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma alteração neurobiológica associada ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). 
Alternativas
Q3213866 Psiquiatria
No fim do século XVIII, o médico escocês Alexander Crichton descreveu um quadro de incapacidade de resistir às impressões repentinas dos objetos ao redor e de se concentrar em um único objeto por tempo suficiente para observá-lo com precisão. No início do século XX, o pediatra britânico George Still também descreveu quadro semelhante e usou o termo “controle moral” para se referir à desobediência e à falta de autocontrole na inibição de comportamentos inadequados. Levantou a hipótese de que essas características tinham uma base neurobiológica.
Esses estudos foram os primeiros registros do que hoje entendemos por transtorno
Alternativas
Q3213859 Psiquiatria
O distúrbio psiquiátrico cujo pico de incidência ocorre na primeira década de vida é:
Alternativas
Q3197754 Psiquiatria
Sobre a Demência com corpos de Lewy, podemos dizer que:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Área Psiquiatria |
Q3189508 Psiquiatria
A respeito da síndrome de Wernicke-Korsakoff, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: D
5: B
6: D
7: D
8: B
9: A
10: E
11: B
12: D
13: B
14: B
15: C
16: C
17: A
18: E
19: B
20: A