Questões de Concurso
Sobre transtornos relacionados a substâncias em psiquiatria
Foram encontradas 575 questões
Acerca dos transtornos associados ao uso de álcool, julgue o item subsequente.
A desregulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) em indivíduos com transtorno por uso de álcool está associada a níveis elevados de cortisol basal, o que contribui para o aumento da vulnerabilidade ao estresse e maior probabilidade de recaída, em razão da ativação persistente dos circuitos de recompensa e de estresse no sistema nervoso central.
Acerca dos transtornos associados ao uso de álcool, julgue o item subsequente.
O uso crônico de álcool está associado a alterações estruturais e funcionais no sistema nervoso central, incluindo atrofia cerebral e prejuízo na memória e no julgamento, sendo a demência alcoólica (também chamada de demência associada ao álcool) sempre irreversível.
A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item que se segue.
O plano de tratamento inclui retirada imediata do zolpidem, com prescrição de ansiolíticos para alívio dos sintomas de abstinência, introdução de técnicas de higiene do sono e psicoterapia cognitivo-comportamental voltada para insônia (TCCi) e monitoramento regular do paciente quanto à abstinência e a recaídas.
A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item que se segue.
O quadro descrito é compatível com transtorno por uso de sedativos-hipnóticos: uso prolongado, aumento da dose sem prescrição médica e presença de sintomas de abstinência, como insônia e irritabilidade, ao interromper o medicamento.
Leia o caso clínico a seguir e assinale a alternativa VERDADEIRA:
“O Sr. R., um homem de 40 anos de idade, foi admitido no departamento de ortopedia de um hospital geral após cair em uma escadaria e quebrar a perna. No terceiro dia de internação, tornou-se cada vez mais nervoso e começou a tremer. Não conseguia dormir à noite, falava incoerentemente, e sua ansiedade era evidente. Ao ser indagado, negou problemas com álcool além de um eventual cálice de vinho.
Ao ser questionada diretamente, sua esposa admitiu que o Sr. R. consumia grandes quantidades de vinho há mais de quatro anos. No ano anterior, seu consumo passou a ter início todas as noites quando chegava em casa do trabalho e só terminava quando adormecia. Na noite da internação, a queda ocorrera antes que ele pudesse consumir álcool.
Algumas semanas antes da internação, a Sra. R. percebera que o marido não conseguia se lembrar nem de eventos importantes ocorridos no dia anterior. Ele sofrera um acidente de carro três anos antes, mas sem nenhuma lesão grave. O sr. R não apresentava nenhum outro problema grave de saúde. Seu relacionamento com a esposa se tornou muito difícil depois que ele começou a beber, e ela estava considerando seriamente pedir o divórcio. O paciente tinha um relacionamento tenso com seus quatro filhos e discutia com eles com frequência. Recentemente, os filhos tentavam evitá-lo o máximo possível.
Durante o exame, a fala do Sr. R. estava desconexa e incoerente. Ele acreditava que ainda estava no escritório e tinha um trabalho a terminar. Às vezes, acreditava que os médicos e enfermeiras eram seus colegas na empresa. Por vezes, pegava insetos que conseguia ver em seus lençóis. Estava desorientado quanto ao tempo e ficava facilmente sobressaltado com barulhos fora do quarto. Suava em profusão e não conseguia segurar um copo sem derramar um pouco de seu conteúdo.”
Sadock, Benjamin J. [et al.] Compêndio de psiquiatria : ciência do comportamento e psiquiatria clínica– 11. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017.
Em relação à atenção à saúde dos dependentes químicos, julgue o item que se segue.
O dependente químico deve dispor de apoio assistencial que compreenda o amparo às suas necessidades fundamentais, o encorajamento da sua autoestima, o fortalecimento da sua autonomia e o estímulo à sua educação.
Em relação à atenção à saúde dos dependentes químicos, julgue o item que se segue.
O aconselhamento individual, além de outras terapias comportamentais, é essencial para um tratamento eficaz do dependente químico; nesse caso específico, o aconselhamento em grupo não é recomendado.
Julgue o próximo item sobre transtornos mentais e de comportamento, tendo como base a CID-10.
As ocorrências de transtornos psicóticos induzidos por substâncias psicoativas cessam concomitantemente com o efeito da substância.
No que concerne ao uso de substâncias psicoativas e seus transtornos relacionados, julgue o item subsequente.
O uso do tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo.
No que concerne ao uso de substâncias psicoativas e seus transtornos relacionados, julgue o item subsequente.
A naltrexona é utilizada no intuito de reduzir a forte inclinação à ingestão de álcool.
A partir do caso clínico precedente, julgue o item que se segue.
Em pacientes como o mencionado, o benefício da redução da mortalidade com a cessação do tabagismo superará o risco associado ao provável ganho de peso.
Com base nesse quadro clínico, julgue o próximo item.
A elevação da cabeceira do leito em cerca de 15 cm e o abandono do tabagismo são medidas importantes no tratamento da paciente.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue o item que se segue.
Recomenda-se prescrever benzodiazepínicos, pois o quadro clínico do paciente é muito sugestivo de abstinência do próprio fármaco ou do álcool.
A respeito da situação hipotética precedente, julgue o item que se segue.
No que diz respeito ao tabagismo, o médico deve avaliar o estágio motivacional da paciente; se este for de pré-contemplação, nenhuma medida deve ser tomada.
Caso clínico: Marco Antônio é estudante de Medicina do quarto ano e, desde os primeiros períodos da faculdade, está sempre presente em chopadas e churrascos, o que lhe conferiu grande popularidade e sucesso entre as mulheres. No início dos eventos, fica mais desenvolto, comunicativo e engraçado. Nos últimos anos, os colegas vêm notando que, ao final das festas, ele tem ficado de “farol baixo” (obnubilado), vomita no banheiro e dorme no sofá. Há um mês, nota-se, diariamente, tremores finos das mãos, taquicardia, sudorese e irritabilidade, que o estudante soluciona indo ao banheiro no primeiro horário e recorrendo a um cantil de aguardente que apelidara carinhosamente de “cão engarrafado”. A pedido de sua namorada, resolve interromper o consumo de qualquer dose de etílicos, a despeito dos sintomas desconfortáveis. Ao quarto dia, Marco Antônio subitamente vai ao chão, no meio da aula de urgência, convulsionando, com febre alta, taquicardia intensa, tremores grosseiros e sudorese profusa. No estado pós-ictal, apresenta confusão mental, flutuação do nível de consciência e fica apavorado dizendo que aranhas saem das narinas dos manequins de prática.
Assinale a alternativa que apresenta o que melhor caracteriza o quadro descrito.
Qual é o tratamento inicial mais adequado para a síndrome de abstinência alcoólica?