Questões de Concurso Sobre transtornos relacionados a substâncias em psiquiatria

Foram encontradas 553 questões

Q3084701 Psiquiatria
Um homem de 50 anos, com longa história de alcoolismo, é levado ao hospital com tremores, sudorese, taquicardia e alucinações visuais após tentar interromper o consumo de álcool abruptamente.
Qual é o tratamento inicial mais adequado para a síndrome de abstinência alcoólica?
Alternativas
Q3084652 Psiquiatria
O transtorno por uso de álcool (TUA) é caracterizado por um padrão problemático de uso do álcool que leva o indivíduo a apresentar um grupo de sintomas físicos e comportamentais que gera comprometimento ou sofrimento clinicamente significativos. Todas as alternativas abaixo são características associadas ao TUA, EXCETO: 
Alternativas
Q3084599 Psiquiatria
Com relação ao uso de Substâncias Psicoativas (SPA) na adolescência, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q3079559 Psiquiatria

A Portaria no 3.088/2011 aborda estratégias de desinstitucionalização, incluindo o(a)

Alternativas
Q3079557 Psiquiatria

A Portaria do Ministério da Saúde no 3.088, de 23/12/2011, estabelece, expande e integra pontos de atenção à saúde para indivíduos com sofrimento ou transtorno mental, bem como com necessidades relacionadas ao uso de crack, álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Marcela, uma jovem adulta com transtorno mental grave, fazendo uso prejudicial de álcool, com significativa vulnerabilidade social, começou a receber acompanhamento na Rede de Atenção Psicossocial de seu município e precisou acessar diversos pontos dessa Rede. Os pontos da Rede de Atenção Psicossocial, delineados por essa legislação são:

Alternativas
Q3079555 Psiquiatria

Em 2011 foi instituída a RAPS (Portaria GM/MS no 3.088, de 23/12/2011), que possibilita uma nova dimensão ao conjunto das ações em saúde mental no SUS, cujos objetivos principais foram definidos como

Alternativas
Q3077357 Psiquiatria
De acordo com Harrison Medicina Interna – 19ª edição, sobre o tratamento do alcoolismo e as condições a ele relacionadas, é INCORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3071484 Psiquiatria
Na série ficcional do serviço de streaming “A Queda da Casa Usher”, a empresa farmacêutica XXXX se tornou uma das mais poderosas do mundo por comercializar um analgésico opiáceo/opioide fictício que produziu dependência química maciça global levando direta e indiretamente a milhões de mortes.

Um dos mecanismos implicados na dependência química por drogas dessa classe é a tolerância que tem relação primordial com


I. desregulação da sinalização colinérgica, por suprarregulação de receptores nicotícos.

II. desregulação da sinalização endofinérgica, com perturbação das vias a jusante e infra regulação de receptores para endorfina.

III. desregulação da sinalização endocanabinoide, com antagonismo maciço de receptores para amantadina.

IV. desregulação generalizada da sinalização intracelular, pela suprarregulação da enzima adenililciclase.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3036530 Psiquiatria
RB, 32 anos, sexo masculino, apresenta comportamento desorganizado, risos imotivados e discurso de cunho persecutório há duas semanas, segundo familiares. Negam episódio ou tratamento psiquiátrico prévios. Paciente relata que, há 20 dias, fez uso de cannabis uma única vez, estando abstinente, desde então.
A hipótese diagnóstica para o caso é de 
Alternativas
Q3036529 Psiquiatria
Diversos estudos têm ajudado os médicos e profissionais da saúde que lidam com pacientes dependentes de tabaco a entender os aspectos clínicos envolvidos no hábito de fumar crônico.
Entre as alternativas indicadas a seguir, assinale a INCORRETA a respeito das características clínicas do tabagismo.
Alternativas
Q3034399 Psiquiatria
O Transtorno por uso de Substâncias acomete muitos dos brasileiros que procuram assistência hospitalar, muitos pelo abuso, alguns pela abstinência. Uma das substâncias de maior predileção, tanto pelo contexto cultural como pela facilidade do acesso a ela, é o álcool, estimando que seja consumido por cerca de 45% dos brasileiros (CISA,2023). O álcool é uma molécula capaz de causar danos na maior parte das células, se não em todas, como hepatócitos, miócitos, cardiomiócitos, neurônios, néfrons, entre outras. Quando o consumo é prolongado pode evoluir de uma Hepatite Alcoólica para Esteatose Hepática Alcoólica, e posteriormente a Cirrose Hepática, que já demarca a perda funcional do órgão. Supondo que o paciente já apresente esse último estágio de fibrose, previamente citado, e se encontra em um quadro de abstinência franca, escolha a melhor medicação que atende suas necessidades levando em conta sua comorbidade já estabelecida: 
Alternativas
Q3034339 Psiquiatria
Paciente de 23 anos, sexo masculino, chegou a unidade de saúde com queixa de náuseas há 1 hora. Durante a consulta o paciente apresentava-se diaforeico, com comportamento repetitivo e estado de euforia. Alguns minutos depois, teve um episódio de convulsão seguido por diminuição do nível de consciência, sendo necessário o seu encaminhamento para a sala de estabilização. O exame físico com os seguintes achados: PA 150/92 mmHg, FC 120 bpm, Arritmia e Midríase. Evoluiu com hipertermia, rabdomiólise e insuficiência renal aguda. Qual a hipótese diagnóstica e seu respectivo antídoto?
Alternativas
Q2873980 Psiquiatria
Dentre as medicações aprovadas para o tratamento da abstinência alcoólica, a naltrexona é uma das que mais se destaca em evidências de benefício em curto prazo para o paciente. Esta substância é um: 
Alternativas
Q2744793 Psiquiatria

Atualmente considera-se que o alcoolismo não deve ser abordado como um problema binário mas como um espectro de riscos e danos associados à intensidade de uso de álcool. Nesse contexto, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2715606 Psiquiatria
A discussão sobre o uso abusivo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas é muito importante no mundo atual. Em relação ao consumo de álcool e outras drogas é correto dizer que:
Alternativas
Q2574372 Psiquiatria

Julgue o item que se segue.


Como relatado pelo Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool (CISA), em sua publicação do panorama 2020, "Álcool e a Saúde dos Brasileiros", o médico psiquiátrico detém um importante papel na situações em que o álcool começa a influenciar negativamente a saúde física, a rotina ou as relações pessoais, sendo papel do médico psiquiatra realizar uma avaliação diagnóstica detalhada, que permitirá a identificação do tratamento mais adequado, a partir de variáveis como características pessoais, presença de problemas de ordem emocional, física ou interpessoal decorrentes do uso da bebida, além da quantidade de álcool que costuma ingerir.

Alternativas
Q2574365 Psiquiatria

Julgue o item que se segue.


O médico psiquiatra que se envolver em tratamentos com pacientes alcoólicos deverá focar o tratamento de forma geral em si mesmo. Ou seja, deve evitar ao máximo incluir outros tipos de profissionais no tratamento desse individuo, conseguindo dar conta de demandas medicamentosas e, por exemplo, de demandas ligadas a psicoterapia.

Alternativas
Q2574358 Psiquiatria

Julgue o item que se segue.


O médico psiquiatra, ao realizar atendimentos com pacientes com queixas relacionadas ao álcool, deve considerar de antemão, independente do caso, como um caso de alcoolismo. Tendo em vista que não há diferença entre alcoolismo e o uso abusivo do álcool, todos os casos com relação direta com o uso excessivo de álcool devem ser considerados e tratados como alcoolismo.

Alternativas
Q2574350 Psiquiatria

Julgue o item que se segue.


Para dirigir um tratamento em pacientes sofredores do alcoolismo, o psiquiatra deve considerar que o alcoolismo, assim como qualquer outro caso de dependência química, não tem cura e, portanto, a única maneira de combatê-lo é a abstinência. Para que parar de beber seja possível, existe uma lista de tratamentos disponíveis e a eficácia desses tratamentos se dará a partir do comprometimento do paciente, bem como a combinação de vários tipos de tratamento aumenta as chances de sucesso. Alguns dos tratamentos disponíveis são: tratamentos medicamentosos, psicoterapia, grupos de apoio, entre outros, como a reabilitação.

Alternativas
Q2574346 Psiquiatria

Julgue o item que se segue.


Para dirigir tratamentos em casos de toxicomanias, é necessário que o médico psiquiatra enxergue além do, propriamente dito, abandono da substância e a desintoxicação aguda. Considerando que a droga cumpre uma função muito bem determinada para o sujeito, a saber, apaziguar os efeitos do insuportável encontro com o real, o psiquiatra deve transcender o eixo biológico e o eixo dos fármacos e buscar, para além, enxergar também o eixo social.

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D
5: B
6: B
7: E
8: B
9: D
10: D
11: A
12: A
13: D
14: C
15: D
16: C
17: E
18: E
19: C
20: C