Questões de Concurso
Sobre transtornos relacionados a substâncias em psiquiatria
Foram encontradas 568 questões
Em relação à atenção à saúde dos dependentes químicos, julgue o item que se segue.
O dependente químico deve dispor de apoio assistencial que compreenda o amparo às suas necessidades fundamentais, o encorajamento da sua autoestima, o fortalecimento da sua autonomia e o estímulo à sua educação.
Em relação à atenção à saúde dos dependentes químicos, julgue o item que se segue.
O aconselhamento individual, além de outras terapias comportamentais, é essencial para um tratamento eficaz do dependente químico; nesse caso específico, o aconselhamento em grupo não é recomendado.
Julgue o próximo item sobre transtornos mentais e de comportamento, tendo como base a CID-10.
As ocorrências de transtornos psicóticos induzidos por substâncias psicoativas cessam concomitantemente com o efeito da substância.
No que concerne ao uso de substâncias psicoativas e seus transtornos relacionados, julgue o item subsequente.
O uso do tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo.
No que concerne ao uso de substâncias psicoativas e seus transtornos relacionados, julgue o item subsequente.
A naltrexona é utilizada no intuito de reduzir a forte inclinação à ingestão de álcool.
A partir do caso clínico precedente, julgue o item que se segue.
Em pacientes como o mencionado, o benefício da redução da mortalidade com a cessação do tabagismo superará o risco associado ao provável ganho de peso.
Com base nesse quadro clínico, julgue o próximo item.
A elevação da cabeceira do leito em cerca de 15 cm e o abandono do tabagismo são medidas importantes no tratamento da paciente.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue o item que se segue.
Recomenda-se prescrever benzodiazepínicos, pois o quadro clínico do paciente é muito sugestivo de abstinência do próprio fármaco ou do álcool.
A respeito da situação hipotética precedente, julgue o item que se segue.
No que diz respeito ao tabagismo, o médico deve avaliar o estágio motivacional da paciente; se este for de pré-contemplação, nenhuma medida deve ser tomada.
Caso clínico: Marco Antônio é estudante de Medicina do quarto ano e, desde os primeiros períodos da faculdade, está sempre presente em chopadas e churrascos, o que lhe conferiu grande popularidade e sucesso entre as mulheres. No início dos eventos, fica mais desenvolto, comunicativo e engraçado. Nos últimos anos, os colegas vêm notando que, ao final das festas, ele tem ficado de “farol baixo” (obnubilado), vomita no banheiro e dorme no sofá. Há um mês, nota-se, diariamente, tremores finos das mãos, taquicardia, sudorese e irritabilidade, que o estudante soluciona indo ao banheiro no primeiro horário e recorrendo a um cantil de aguardente que apelidara carinhosamente de “cão engarrafado”. A pedido de sua namorada, resolve interromper o consumo de qualquer dose de etílicos, a despeito dos sintomas desconfortáveis. Ao quarto dia, Marco Antônio subitamente vai ao chão, no meio da aula de urgência, convulsionando, com febre alta, taquicardia intensa, tremores grosseiros e sudorese profusa. No estado pós-ictal, apresenta confusão mental, flutuação do nível de consciência e fica apavorado dizendo que aranhas saem das narinas dos manequins de prática.
Assinale a alternativa que apresenta o que melhor caracteriza o quadro descrito.
Qual é o tratamento inicial mais adequado para a síndrome de abstinência alcoólica?
A Portaria no 3.088/2011 aborda estratégias de desinstitucionalização, incluindo o(a)
A Portaria do Ministério da Saúde no 3.088, de 23/12/2011, estabelece, expande e integra pontos de atenção à saúde para indivíduos com sofrimento ou transtorno mental, bem como com necessidades relacionadas ao uso de crack, álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Marcela, uma jovem adulta com transtorno mental grave, fazendo uso prejudicial de álcool, com significativa vulnerabilidade social, começou a receber acompanhamento na Rede de Atenção Psicossocial de seu município e precisou acessar diversos pontos dessa Rede. Os pontos da Rede de Atenção Psicossocial, delineados por essa legislação são:
Em 2011 foi instituída a RAPS (Portaria GM/MS no 3.088, de 23/12/2011), que possibilita uma nova dimensão ao conjunto das ações em saúde mental no SUS, cujos objetivos principais foram definidos como
Um dos mecanismos implicados na dependência química por drogas dessa classe é a tolerância que tem relação primordial com
I. desregulação da sinalização colinérgica, por suprarregulação de receptores nicotícos.
II. desregulação da sinalização endofinérgica, com perturbação das vias a jusante e infra regulação de receptores para endorfina.
III. desregulação da sinalização endocanabinoide, com antagonismo maciço de receptores para amantadina.
IV. desregulação generalizada da sinalização intracelular, pela suprarregulação da enzima adenililciclase.
Está correto o que se afirma em
A hipótese diagnóstica para o caso é de