Questões de Concurso
Sobre chuva ácida e efeito estufa em química
Foram encontradas 94 questões
Com relação a esse grave problema ambiental, todos os gases a seguir estão envolvidos, EXCETO
A química ambiental envolve o estudo de um grande número de diferentes agentes químicos, processos e procedimentos de remediação. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
A liberação de SO2 na atmosfera promove a poluição das águas naturais em um fenômeno conhecido como chuva ácida. Esse fenômeno acontece em função da seguinte reação química global que ocorre na atmosfera e em várias etapas:
2SO2(g) + O2(g) + 2H2O(l) ⇀ H3O+(aq) + HSO4- (aq)
Com relação à cinética dessa reação, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I – Por meio da equação química global, determina-se a lei de velocidade da reação como sendo igual a v=k[SO2]2[O2][H2O]2, em que k é a constante de velocidade da reação.
II – A etapa determinante da reação é aquela em que o produto final, no caso o H2SO4, é formado.
III – A utilização de um catalisador na reação apresentada aumenta a taxa (velocidade) da reação direta e da reação inversa.
IV – A molecularidade de uma reação química é igual à soma do número de moléculas de produtos e reagentes que participam da reação. No caso, a molecularidade da reação apresentada é 7.
V – A energia de ativação é irrelevante para a avaliação da constante de velocidade de uma reação, segundo a Equação de Arrhenius.
A quantidade de itens certos é igual a
Acontecimento natural que garante a manutenção do calor no planeta, sem o qual não haveria vida, mas que tem sofrido forte intensificação em razão dos poluentes emitidos pelas atividades antrópicas humanas:
Considere as afirmações abaixo sobre a camada de ozônio estratosférica.
I. O óxido nitroso pode contribuir para a redução da camada de ozônio ao ser oxidado a óxido nítrico, o qual reage com o ozônio produzindo dióxido de nitrogênio e oxigênio molecular.
II. Os CFCs passaram a ser substituídos pelos HCFCs que, por conterem cloro, também provocam redução da camada de ozônio, embora com potencial menor que os primeiros.
III. O buraco na camada de ozônio é, na verdade, uma região na qual a concentração de ozônio atinge menos que 220 unidades Dobson e aparece anualmente durante o inverno no hemisfério sul.
IV. Uma vez que os vórtices polares interferem na movimentação de ozônio para os polos e que podem ser afetados pelas mudanças climáticas, há uma conexão entre aquecimento global e o buraco na camada de ozônio.
Está correto o que se afirma APENAS em
Entre os gases de efeito estufa cita-se o
O carbono e seus compostos presentes no ar, na água e no solo, são constituintes essenciais de toda a matéria viva e muito importante na regulação do clima.
O composto orgânico de carbono que em nível traço apresenta maior presença na atmosfera, além de contribuir para o efeito estufa é o
O efeito estufa, de grande preocupação atual, decorre da emissão exagerada de certos gases. São consequências do efeito estufa, EXCETO:
A Revolução Industrial do século XVIII trouxe vários avanços tecnológicos e mais rapidez na forma de produzir, por outro lado originou uma significativa alteração na qualidade do ar atmosférico. No mundo e, em particular no Brasil, um dos principais problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente. Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
I. São lançados no ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2) e monóxido de carbono (CO) que podem ser transportados por muitos quilômetros;
II. As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar;
III. As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais;
IV. As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.
Dessas afirmativas, está(ão) correta(s):
A chuva ácida é a consequência mais imediata do uso de combustíveis fósseis introduzidos pela industrialização. São consequências da chuva ácida:
I. Destruição da vida vegetal e animal em lagos e rios.
II. Prejuízos à vegetação natural e a plantações.
III. Contaminação de lençóis freáticos.
IV. Corrosão de monumentos e paredes de edifícios.
Quais estão corretas?
A chuva ácida é um grande problema ambiental dos países industrializados. Assinale a alternativa que apresenta a causa principal da chuva ácida:
É o fenômeno no qual os grandes centros urbanos apresentam temperatura mais altas que as periféricas. Não apenas a poluição atmosférica, mas outros fatores provocam a sua geração, como a retirada da vegetação, aumento da área asfaltada, construção de grandes edifícios, aumento do número de veículos, dentre outros.
O fragmento acima se refere à(s):
Sabe-se que a chuva ácida é responsável pela corrosão em estruturas metálicas e em concreto. Uma usina termoelétrica emite gases poluentes que provocam chuva ácida no ambiente próximo. Os gases na atmosfera responsáveis pela chuva ácida são:
Disponível em: https://g1.globo.com/globonews/ cidades‑e‑solucoes/noticia/2023/08/23/estatuas‑de‑aleijadinho‑ sao‑danificadas‑por‑poeira‑provocada‑pela‑mineracao‑ moradores‑reclamam‑da‑qualidade‑do‑ar.ghtml. Acesso em: 18 jun. 2024.
Considerando que essas estátuas foram feitas com um tipo de pedra muito comum naquela região, outro fator abiótico, além da poeira, que explica a corrosão apresentada é(são)
Diversos são os gases que podem causar o efeito estufa, porém, entre os principais há:
Sobre os Gases do Efeito Estufa (GEE), é CORRETO afirmar que:
I. O dióxido de carbono (CO2) é o mais abundante dos GEE, sendo emitido como resultado de inúmeras atividades humanas como, por exemplo, por meio do uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e também com a mudança no uso da terra.
II. O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo encontrado geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em maior ou menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório) e também pela criação de gado e cultivo de arroz. Com poder de aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono.
III. O óxido nitroso (N2O) cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais, possui um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o CO2;
IV. O hexafluoreto de enxofre (SF6) é utilizado principalmente como isolante térmico e condutor de calor; gás com o maior poder de aquecimento, é 23.900 vezes mais ativo no efeito estufa do que o CO2.
Estão CORRETAS:
Analise a Figura 1 abaixo, que apresenta uma tirinha de Armandinho.
Figura 1 (Fonte: Tiras Armandinho).
Apesar dos inúmeros relatórios técnicos com base em dados científicos robustos, ainda existe certa resistência em relação ao aquecimento global, como é demonstrado na tirinha acima. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os principais gases de efeito estufa da atmosfera terrestre são: vapor d’água (H2O), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), CFCs e ozônio (O3).
( ) A humanidade, a partir da Revolução Industrial, modificou de forma expressiva a composição química da atmosfera, especialmente a concentração de gases de efeito estufa.
( ) A evidência científica atual é de que os fatores naturais não são capazes de explicar o aumento da temperatura registrado nas últimas décadas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
São gases que, ao serem lançados na atmosfera a partir de fontes poluidoras do ar, contribuem para a formação das chuvas ácidas:
Em relação à combustão e aos gases de efeito estufa, assinale a alternativa correta.