Questões de Concurso Comentadas sobre eletroquímica: oxirredução, potenciais padrão de redução, pilha, eletrólise e leis de faraday. em química

Foram encontradas 534 questões

Q3221365 Química
A eletroquímica envolve processos de oxidação e redução, tendo aplicações em diferentes áreas da ciência e da tecnologia. Sobre os conceitos de eletroquímica, analise as assertivas abaixo:

I. Em uma célula galvânica, a reação química ocorre de forma espontânea, convertendo energia química em energia elétrica.
II. O ânodo é o eletrodo onde ocorre a oxidação, independentemente de a célula ser galvânica ou eletrolítica.
III. Em uma célula eletrolítica, a corrente elétrica externa é utilizada para forçar uma reação química não espontânea.
IV. Na eletrólise da água, a decomposição da molécula ocorre devido à passagem de corrente elétrica, formando gás oxigênio e gás hidrogênio.
V. O fluxo de elétrons em um circuito externo ocorre do cátodo para o ânodo, pois os elétrons se movem espontaneamente para regiões de menor potencial elétrico.

Quais estão corretas?  
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Químico |
Q3190702 Química
A eletrólise da água é uma maneira direta de obter hidrogênio e oxigênio no estado gasoso com elevado grau de pureza. Considere uma determinada célula eletrolítica, e os potenciais padrão apresentados na tabela. Para a eletrólise da água que utiliza um ácido como eletrólito e eletrodos inertes, nas condições padrão de temperatura e pressão:
Captura_de tela 2025-02-08 164927.png (739×169)
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3188950 Química
A produção de alumínio a partir da bauxita envolve processos químicos importantes, incluindo a purificação do minério e a eletrólise do óxido de alumínio. Um dos processos mais utilizados é o processo Bayer, seguido pela eletrólise de Hall-Héroult. Com base nesses conceitos, qual das alternativas abaixo descreve CORRETAMENTE o processo químico utilizado na obtenção de alumínio metálico?
Alternativas
Q3188946 Química
A determinação da Demanda Química de Oxigênio (DQO) em esgotos domésticos está relacionada com a carga poluidora desse efluente. Essa análise pode ser feita por meio de uma titulação potenciométrica. Nessa técnica, geralmente, utiliza-se como titulante soluções de agentes oxidantes ou redutores fortes, por exemplo, permanganato (MnO4 - ), dicromato (Cr2O72- ), tiossulfato (S2O32- ), cério (Ce3+), entre outros. A detecção do ponto final pode ser feita a partir da análise da inflexão em um gráfico, chamado curva de titulação. Nesse caso, para construção do gráfico da curva de titulação, deve-se plotar, na abscissa, o volume de titulante, e na ordenada:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Química |
Q3164192 Química
A eletroquímica é responsável por entender processos de oxidação e redução que ocorrem em dispositivos como pilhas e baterias, onde energia química é convertida em energia elétrica. Um dos seus princípios fundamentais é o potencial eletroquímico, que determina a tendência de uma substância em perder ou ganhar elétrons. Esse estudo permite aplicações em diversas áreas, como produção de energia, galvanoplastia e proteção contra corrosão. Em uma célula eletroquímica, o potencial padrão de redução do cátodo é +0,34V e o do ânodo é −0,76V. Se a célula operar a 25°C, sua diferença de potencial padrão (E0) e a reação espontânea que ocorre nessa condição são, respectivamente, iguais a:
Alternativas
Q3130183 Química
Um pesquisador de química analítica está estudando o comportamento eletroquímico de uma célula galvânica, cujo diagrama é Zn(s) | ZnSO4(aq) ∥ CuSO4(aq) | Cu(s). Sabe-se que os potenciais de redução dos pares Cu2+/Cu e Zn2+/Zn são, respectivamente, +0,34 e – 0,76 V. Sobre tal célula, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3130181 Química
Uma solução de ácido sulfúrico foi submetida a um processo de eletrólise utilizando eletrodos inertes, durante um tempo de 2.100 segundos. O gás hidrogênio (H2) gerado no cátodo foi coletado sobre água, totalizando 6 mmol:
2e- + 2H+(aq) → H2(g)

Com base nos dados apresentados e, ainda, considerando a constante de Faraday como 96.500 C/mol, é correto afirmar que a corrente média aplicada durante a eletrólise foi de, aproximadamente: 
Alternativas
Q3130180 Química
Em um laboratório de química industrial, o técnico André recebeu a tarefa de realizar a eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio. O objetivo do experimento era gerar gás cloro no ânodo, de acordo com a semirreação:
 2Cl(aq) → Cl2(g) + 2e

Para isso, André ajustou o equipamento para operar com uma corrente elétrica constante de 5,0 A, mantendo o sistema ativo por 1.930 segundos (~ 32 minutos). Considerando que a constante de Faraday é de 96.500 C/mol, a quantidade de matéria (mol) de gás cloro produzida foi de, aproximadamente:
Alternativas
Q3130179 Química
A matéria é composta por partículas carregadas; portanto, não é surpreendente que seja possível converter energia química em energia elétrica. Sobre os conceitos de eletroquímica, analise as afirmativas a seguir.

I. Nas células eletrolíticas, a energia química é convertida em energia elétrica.
II. Assim como a entropia, processos espontâneos são acompanhados por uma variação positiva na energia de Gibbs (∆G).
III. Ao multiplicar por dois a semirreação “Fe2+(aq) → Fe3+(aq) + e- ; E°= – 0,77V”, o valor do potencial padrão não deverá ser alterado.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q3099947 Química
Em um processo de tratamento de água, um operador deseja remover 0,1 mol de íons de ferro (Fe2+ ) por eletroquímica. A reação que ocorre é:

Fe2+ + 2e→ Fe

Qual é a quantidade de carga elétrica (em Coulombs) necessária para essa remoção? Considere a constante de Faraday como F=96.485 C/mol. 
Alternativas
Q3052781 Química
Uma célula eletroquímica é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para produzir a interconversão de energia química e elétrica. Existem dois tipos de células eletroquímicas: as células galvânicas, nas quais energia química é convertida em energia elétrica, e as células eletrolíticas, nas quais energia elétrica é convertida em energia química. Considere uma célula eletroquímica baseada na seguinte reação:

Imagem associada para resolução da questão

O valor da variação de energia livre, ∆G0 e a espontaneidade da reação é:
Alternativas
Q3052778 Química
As reações de oxirredução estão entre as reações químicas mais comuns e importantes. Elas estão envolvidas em uma grande variedade de processos importantes, incluindo a ferrugem do ferro, a fabricação e ação de alvejantes e a respiração dos animais. A transferência de elétrons que ocorre durante as reações de oxirredução pode também ser usada para produzir energia na forma de eletricidade. Em outras instâncias usamos a energia para fazer determinados processos não espontâneos ocorrerem. Sobre as reações de oxirredução, analise as afirmativas a seguir.

I. Na reação química As2S3 + HNO3 + H2O → H3AsO4 + H2SO4 + NO, o nitrogênio sofre redução.
II. Na reação Cl2(g) + NaOH(aq) → NaCl(aq) + NaClO(aq) + H2O(l), o cloro sofre, ao mesmo tempo, oxidação e redução, tratando-se, nesse caso, de uma reação de auto-oxirredução.
III. Na equação química MnO4- + Fe2+(aq) + H+ (aq) → Mn2+(aq) + H2O + Fe3+(aq), a soma dos menores valores inteiros dos coeficientes estequiométricos é 24.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3052777 Química
A célula eletrolítica é a célula eletroquímica na qual ocorre a eletrólise. O arranjo dos componentes das células eletrolíticas é diferente do arranjo da célula galvânica. Em geral, os dois eletrodos ficam no mesmo compartimento, só existe um tipo de eletrólito e as concentrações e pressões estão longe das condições-padrão. Em princípio, qualquer pilha (célula) pode ser convertida em célula eletrolítica aplicando-se uma tensão externa oponente superior à tensão produzida pela pilha. Sobre eletrólise, analise as afirmativas a seguir.

I. Na eletrólise do sulfato de sódio, a água é mais facilmente oxidada no ânodo do que o SO4- e no catodo as moléculas de água são reduzidas mais facilmente que os íons sódio.
II. Na eletrólise do cloreto de sódio fundido, pode-se obter Cl2(g) no ânodo.
III. Na eletrólise de uma solução aquosa de NaF, o F será reduzido.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3052776 Química
O ferro é, em geral, coberto com um revestimento de pintura ou outro metal, como estanho ou zinco, para proteger sua superfície contra corrosão. Cobrir a superfície com pintura ou estanho é uma maneira simples de prevenir o oxigênio e a água de atingir a superfície do ferro. Se o revestimento é quebrado e o ferro é exposto ao oxigênio e à água, a corrosão começará. O ferro galvanizado, que é o ferro revestido como uma fina camada de zinco, usa o princípio da eletroquímica para proteger o ferro da corrosão. Os potenciais-padrão de redução para o ferro e o zinco são:

Fe2+(aq) + 2 e → Fe(s)     Eo = – 0,44 V
Zn2+(aq) + 2 e → Zn(s)     Eo = – 0,76 V

Com base nos dados de potencial-padrão de redução das semirreações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O zinco é mais facilmente oxidado e serve como ânodo.
( ) O ferro funciona como cátodo.
( ) O potencial desta pilha é 1,2 V.
( ) O ∆Eo < 0 caracteriza o funcionamento espontâneo da pilha.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3052769 Química
Em um laboratório de química orgânica, um químico conduziu uma reação de bromação com uma molécula de propeno, utilizando bromo molecular (Br₂) em um solvente inerte. Ao final do experimento, o profissional observa a formação de um único produto majoritário, que é caracterizado como 1,2-dibromopropano. Esse tipo de reação química é classificada como:
Alternativas
Q3052764 Química
Em um projeto de pesquisa sobre o processamento de minérios, o professor apresentou aos discentes um óxido peculiar, caracterizado pela presença de um único elemento químico que manifesta dois distintos estados de oxidação. Este óxido misto era utilizado como matéria-prima na produção de aço, devido à sua rica composição e propriedades redutoras. Assinale, a seguir, um óxido misto aplicado na siderurgia. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2024 - IF-SP - Professor EBTT - Química |
Q3047742 Química
Quantas horas de eletrólise são necessárias para produzir 6,0 gramas de magnésio metálico a partir de cloreto de magnésio fundido, utilizando uma corrente de 10,0 A? Considere que a massa molar do magnésio seja 24,0 g mol-1 e a constante de faraday seja 96500 C mol-1.
Alternativas
Q3031925 Química

Acerca das transformações da matéria, julgue o item seguinte.


Quando uma corrente elétrica passa através da água líquida, ela é decomposta em suas substâncias elementares: gás hidrogênio e gás oxigênio. Esse processo de eletrólise está descrito pela equação química a seguir.


 H2O (l) → H2 (g) + ½ O2 (g) 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: SIMAE - SC Prova: FUNDATEC - 2024 - SIMAE - SC - Químico |
Q2612445 Química

Com base nos fundamentos de eletroquímica, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Na eletrólise ígnea do NaCl, após o processo de dissociação, quando a fonte de energia elétrica é ligada, o cátion (Na+) desloca-se em direção ao cátodo, e os ânions (Cl-) deslocam-se em direção ao ânodo.

( ) Na eletrólise aquosa do NaCl, os cátions H+ sofrem redução e transformam-se no gás H2, e os ânions Cl- sofrem oxidação e transformam-se no gás Cl2.

( ) Pilha é um dispositivo no qual ocorre produção de corrente elétrica a partir de energia química oriunda de uma reação de oxidação e redução.

( ) Na eletrólise ocorre uma reação de oxidação e redução espontânea.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2602453 Química
A indústria metalúrgica muitas vezes utiliza células eletrolíticas para realizar reações que não são espontâneas sem a aplicação de corrente elétrica externa. Qual é a corrente elétrica, em C s-1, necessária para produzir 40 g do metal Cálcio a partir de cloreto de cálcio (CaCl2) fundido, durante um processo de eletrólise que dura 1,0 x 104 segundos?

Dados: Constante de Faraday F = 9,5 x 104 C mol-1 Massas molares: Ca: 40 g mol-1; Cl: 35 g mol-1


Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: B
6: B
7: A
8: A
9: A
10: C
11: A
12: A
13: C
14: C
15: A
16: D
17: A
18: C
19: D
20: C