Questões de Concurso
Sobre polímeros - plásticos e borrachas em química
Foram encontradas 292 questões
Adaptado de: MENDA, M. Plásticos. Conselho Regional de Química – IV Região. Disponível em: https://www.crq4.org.br/quimicaviva_plasticos
Segundo o texto, a reciclagem dos termoplásticos é um exemplo de fenômeno
Atualmente, existe uma grande preocupação com a deposição de resíduos sólidos no meio ambiente, especialmente os de difícil decomposição como os polímeros. No entanto, dependendo de sua composição química e estrutura, estes podem ter diferentes destinos. Os lineares obtidos por adição de monômeros que amolecem quando aquecidos, endurecem após resfriamento e voltam a amolecer quando reaquecidos são recicláveis. Os obtidos a partir de monômeros polifuncionais que geram cadeias ramificadas, os quais se tornam permanentemente rígidos quando aquecidos e resfriados, não podem voltar à linha de produção e sofrer o mesmo processamento. Existem também polímeros com ligações químicas mais susceptíveis à quebra que se decompõem mais rapidamente na natureza. Essas três classes de polímeros são conhecidas respectivamente como:
Os polímeros são moléculas resultantes da união de unidades chamadas monômeros; o grau de cristalinidade de um polímero depende da configuração da cadeia e da taxa de resfriamento. Considerando as mesmas condições de processamento, assinale a ordem crescente de cristalinidade para os polímeros com estrutura molecular linear, estrutura molecular com ligações cruzadas e estrutura molecular em rede.
Materiais poliméricos são de fundamental importância para grande parte das atividades desenvolvidas pelo homem nos dias atuais. A diversidade de aplicações e a versatilidade no emprego destes materiais dependem das propriedades individuais apresentadas por estes tipos de materiais.
Com relação aos polímeros é INCORRETO afirmar:
Polímeros são macromoléculas obtidas a partir de reações de polimerização de várias unidades de moléculas menores (os monômeros). Os polímeros estão presentes em vários objetos do cotidiano, como embalagens e brinquedos, entre outros. A tabela abaixo fica completa se A, B e C forem respectivamente,
Monômero |
Polímero |
Aplicação |
A |
Teflon |
Revestimento de panelas |
H2C ═ CCl2 |
B |
Filmes para embalar alimentos |
H2C ═ CH ─ C6H5 |
Isopor |
C |
Os polímeros biodegradáveis são conceituados como polímeros cuja degradação resulta da ação de microrganismos de ocorrência natural, como bactérias, fungos e algas.
-
Fonte: Saboya, 2013.
-
Sobre o processo de biodegradação dos polímeros, marque a alternativa CORRETA:
Considerando que a titulação de amostras de 150,00 mg de PS-SPS consumiu, em média, 20,00 mL da solução titulante, assinale o valor que mais se aproxima do grau de sulfonação do PS-SPS, expresso em mol%.
Em relação a essas moléculas, é correto afirmar que
I. No caso do nanocompósito intercalado, o que ocorre é um padrão repetitivo de intercalação entre as cadeias poliméricas e o reforço. A dispersão nesse caso também não é completa, resultando em um material formado por regiões onde há maior ou menor concentração do reforço, impactando principalmente nas propriedades mecânicas do nanocompósito em função da heterogeneidade e transferência da tensão por todo o nanocompósito.
II. Já para o nanocompósito esfoliado, o reforço está bem separado e uniformemente disperso na matriz polimérica. Para a maioria das aplicações, esse tipo de estrutura é a mais desejada, pois possibilita uma melhor distribuição do reforço na matriz polimérica.
III. Para cada tipo de estrutura obtida (ou nível de dispersão) as características físicas, mecânicas, ópticas, entre outras, serão distintas nos nanocompósitos resultantes.
Assinale
I. Os polímeros termoplásticos não podem ser transformados e moldados através de injeção, extrusão, sopro, termoformagem, rotomoldagem e usinagem.
II. Os polímeros termorrígidos não podem ser moldados através de processos de transformação, tais como, moldagem por compressão, injeção a frio, fundição, usinagem.
III. Polímeros Termofixos ou Termorrígidos não podem ser reprocessados com o emprego de temperatura pois o aumento da temperatura provoca a quebra de ligações e a degradação do material.
IV. Os polímeros termofixos não são recicláveis, entretanto, podem ser reutilizados através da redução dos tamanhos de suas partículas por meio de moagem, sendo utilizados como cargas em outros materiais, por exemplo, pneus velhos moídos são usados como cargas em asfalto e concreto.
Assinale
I. Reações químicas que ocorrem no início e durante a degradação: cisão (ou quebra) de ligações na cadeia principal ou em grupos laterais, reticulação, eliminação ou substituição de cadeias laterais, reações intramoleculares, auto-oxidação e despolimerização.
II. As reações químicas têm seu início provado por exposição térmica, fotoquímica, mecânica, radiação de alta energia, química.
III. Por condições físicas, como perda de aditivos como plastificante e colorantes.
Assinale
I. Grau de polimerização (GP) de um polímero é o número de ligações existentes ente cada uma das unidades de repetição (meros) presentes na macromolécula.
II. O Grau de polimerização (GP) pode ser obtido por meio da razão entre a número de ligações moleculares do polímero e a o número de ligações moleculares do mero (GP = MMpolímero / MMmero).
III. Polimerização é o nome dado ao processo de conversão de um monômero ou de uma mistura de monômeros em um polímero
Assinale