Questões de Química - Polímeros - Plásticos e Borrachas para Concurso
Foram encontradas 291 questões
Adaptado de: MENDA, M. Plásticos. Conselho Regional de Química – IV Região. Disponível em: https://www.crq4.org.br/quimicaviva_plasticos
Segundo o texto, a reciclagem dos termoplásticos é um exemplo de fenômeno
Atualmente, existe uma grande preocupação com a deposição de resíduos sólidos no meio ambiente, especialmente os de difícil decomposição como os polímeros. No entanto, dependendo de sua composição química e estrutura, estes podem ter diferentes destinos. Os lineares obtidos por adição de monômeros que amolecem quando aquecidos, endurecem após resfriamento e voltam a amolecer quando reaquecidos são recicláveis. Os obtidos a partir de monômeros polifuncionais que geram cadeias ramificadas, os quais se tornam permanentemente rígidos quando aquecidos e resfriados, não podem voltar à linha de produção e sofrer o mesmo processamento. Existem também polímeros com ligações químicas mais susceptíveis à quebra que se decompõem mais rapidamente na natureza. Essas três classes de polímeros são conhecidas respectivamente como:
Os polímeros são moléculas resultantes da união de unidades chamadas monômeros; o grau de cristalinidade de um polímero depende da configuração da cadeia e da taxa de resfriamento. Considerando as mesmas condições de processamento, assinale a ordem crescente de cristalinidade para os polímeros com estrutura molecular linear, estrutura molecular com ligações cruzadas e estrutura molecular em rede.
Materiais poliméricos são de fundamental importância para grande parte das atividades desenvolvidas pelo homem nos dias atuais. A diversidade de aplicações e a versatilidade no emprego destes materiais dependem das propriedades individuais apresentadas por estes tipos de materiais.
Com relação aos polímeros é INCORRETO afirmar: