Questões de Concurso Comentadas sobre sistemas heterogêneos: produto de solubilidade (kps). em química

Foram encontradas 26 questões

Q2445318 Química
        O petróleo é constituído por uma mistura de compostos químicos orgânicos (hidrocarbonetos), cujo estado físico, em condições normais de temperatura e pressão (CNTP), é predominantemente líquido, podendo assumir o estado gasoso quando a mistura contiver uma maior porcentagem de componentes com baixa massa molecular. O petróleo geralmente se apresenta associado à água, que, por sua vez, contém sais minerais em solução. Essa associação é devida, sobretudo, à tendência natural de acúmulo de água salgada gerada pelas formações geológicas nas partes inferiores de reservatórios de petróleo. Apesar de o tratamento que o óleo sofre nos campos de produção reduzir consideravelmente os teores de água, sais e sedimentos, os requisitos de altas vazões de óleo produzido impedem a remoção total da água salgada do petróleo. As águas de formação são compostas de vários tipos de sais; porém, costuma-se relacionar a salinidade global dessas águas em base de cloreto de sódio. Os sais contidos no petróleo constituem uma fonte de corrosão por gerarem ácido clorídrico (HCl) nas condições correntes nos equipamentos de destilação.

Internet:<scielo.br>  (com adaptações). 

A partir das informações do texto precedente, julgue o próximo item.


Sais muito solúveis são aqueles que apresentam valores elevados da constante do produto de solubilidade (Kps) em uma dada temperatura.

Alternativas
Q2319895 Química
A solubilidade do cloreto de chumbo II é 1,8 x 10-2 mol L-1 a 25°C.
Nessa temperatura, o valor da constante do produto de solubilidade desse sal é, aproximadamente,
Alternativas
Q2229589 Química
Foi solicitado ao técnico de laboratório de química que preparasse 500 mL de uma solução saturada (sem corpo de fundo) de BaSO4, a 25°C. Diante dessa informação, assinale a alternativa que apresenta a quantidade (massa) máxima de BaSO4 aproximada que estará dissolvida nessa solução. Dado: Kps (BaSO4) = 1,0×10−10 (25°C).
Alternativas
Q2175677 Química
A solubilidade de uma determinada dibase foi determinada por um técnico de laboratório, após introduzi-la em uma solução de pH 12. Sabe-se que o Kps, da base em questão, vale 32.10-12 a 25º C. Assim, o valor da solubilidade encontrada, em mol/L, após os cálculos foi de:
Alternativas
Q2167528 Química
Considerando que a solubilidade do fluoreto de bário em uma determinada temperatura é de 7,5mmol L-1 , a constante do produto de solubilidade (Kps) desse sal, nas mesmas condições, é aproximadamente igual a:
Alternativas
Q2157794 Química
Estudos termodinâmicos de sistemas que contêm ácido sulfídrico (H2S) e sulfeto de ferro (FeS) são de particular relevância para diversas áreas, entre as quais se inclui a produção de petróleo e gás em ambientes ácidos. Nesse contexto, durante a corrosão do aço carbono pelo H2S, é formado um filme de FeS (mackinawita), conforme a equação a seguir. 

Fe (s) + H2S (aq) ⇌ FeS (s) + H2 (g)
A partir do texto anterior, sabendo que MFe = 56 g/mol e MS = 32 g/mol, bem como desprezando a formação de outras espécies de íons de enxofre, julgue o item a seguir.
Considere-se que, para a reação FeS (s) ⇌ Fe2+ (aq) + S2− (aq), a 25 °C, a constante do produto da solubilidade (Kps) seja igual a 2,56 × 10−18. Nesse caso, quando o equilíbrio for alcançado, a solubilidade do FeS em água será inferior a 2 × 10−7 g/L, desconsiderando-se qualquer hidrólise posterior dos íons.

Alternativas
Q2116735 Química
Sobre os conceitos de solubilidade envolvidos na equação química representada, assinale a afirmativa correta.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2116733 Química
Os conceitos de solubilidade molar e solubilidade são amplamente utilizados em laboratórios de química, biologia e farmácia. A solubilidade do sulfato de cálcio (massa molar 136,2 g . mol-1 ) é 0,67 g . L -1 e sua solubilidade molar é de 4,9 x 10-3 mol . L -1 (dados a 25° C). O produto de solubilidade do sal será de:
Alternativas
Q2082611 Química

Resíduos de metais pesados gerados em laboratório químico podem ser tratados por reação de precipitação com carbonato, geralmente na forma de calcário. O sólido obtido é filtrado em papel e armazenado, sendo que o líquido filtrado é neutralizado antes do descarte. Para a separação de resíduos dos íons metálicos Pb2+ , Cd2+ e Cu2+, a precipitação ocorre de acordo com as seguintes reações:


20_001.png (298×274)


Em relação às reações de precipitação e seus produtos de solubilidade (Kps), considere as afirmativas a seguir.


I - Cu2+ é o íon mais insolúvel da mistura na precipitação com íon 20_002.png (33×28)


II - Pb2+ é o íon mais solúvel da mistura na precipitação com íon 20_002.png (33×28)

III - Cd2+ é mais insolúvel do que Cu2+ e Pb2+ na precipitação com íon 20_002.png (33×28)


Está(ão) correta(s) 

Alternativas
Q1949974 Química
O cloreto de prata é um sólido branco pouco solúvel em água, porém, quando submetido a aquecimento, pode dissociar-se em íons cloreto e íons prata. Após alguns instantes, os íons em solução atingem o equilíbrio com o sólido. Considerando-se que, quando o equilíbrio for alcançado, a concentração de íons prata seja igual a 1,5 × 10−5 mol/L, é correto afirmar que, nessa condição de equilíbrio, o valor da constante do produto de solubilidade (Kps) para o cloreto de prata é igual a
Alternativas
Q1908667 Química

Na revelação de impressões digitais, uma das técnicas mais comuns envolve o uso de pós-reveladores como a ninidrina, o cianoacrilato e o nitrato de prata. Nesse último, o sal de prata reage com cloretos de secreções da pele, precipitando o cloreto de prata, sendo revelada com luz solar e fotografada rapidamente.


Sabendo que o produto de solubilidade desse sal é 1,8 x 10-10 mol/L, o composto a seguir que pode ser adicionado para recuperação da prata é o

Alternativas
Q1776342 Química

Considere a mistura de 100 mL de sulfeto de sódio 0,2 mol L−1 com 100 mL de nitrato de chumbo 0,1 mol L−1 , resultando na formação do precipitado sulfeto de chumbo. A solubilidade, em mol L−1 , do sulfeto de chumbo na solução é de

(Dado: Kps PbS = 3,0x10−28)

Alternativas
Q1751775 Química
Uma das técnicas mais utilizadas para a coleta de impressões digitais faz uso de pós. A interação dos pós com os componentes da impressão digital se dá, normalmente, por interação de Van der Waals. É comum utilizar óxido de ferro (III) — Fe2O3 — na formulação desses pós. A revelação da impressão feita com Fe2O3 pode ser destruída pela presença de ácido, por causa da seguinte reação.
Fe2O3 (s) + x H+ (aq) ⇌ y Fe3+ (aq) + z H2O (l)
Com base nessas informações, julgue o seguinte item.
A constante de equilíbrio K da reação do óxido de ferro (III) é corretamente expressa pela seguinte equação. K = [ Fe3+ ]y [ H20]z / [Fe2O3] [ H+]x
Alternativas
Q1296989 Química

Julgue o item de quanto às reações e aos usos que envolvem o carbonato de cálcio e seus derivados.

Cavernas de calcário são formadas pela ação de dissolução das rochas calcárias pela água subterrânea, que contém dióxido de carbono, conforme a equação química a seguir.

CaCO2 (s) + H2O + CO (aq) --> Ca(HCO2)2 (aq)

Alternativas
Q1107212 Química

A química ácido / base de muitos sistemas aquáticos naturais, incluindo rios e lagos, é dominada pela interação do íon carbonato, CO3 2-, uma base moderadamente forte, com ácido carbônico (H2 CO3 ), que é um ácido fraco. O ácido carbônico resulta da dissolução na água do gás carbônico e da decomposição da matéria orgânica na água. A fonte predominante de íon carbonato são as rochas calcárias, que são constituídas em grande medida por carbonato de cálcio (CaCO3 ). Embora esse sal seja quase insolúvel, uma pequena quantidade dele dissolve-se quando em contato com a água:

Imagem associada para resolução da questão

Considere que, em certa condição de temperatura do meio, a constante do produto de solubilidade (Kps) para o CaCO3 seja igual a 4 x 10–10. Nessas condições, qual é a massa de íon cálcio, em miligramas, dissolvida em 100 litros de solução?

Dado: massa atômica do cálcio = 40 u

Alternativas
Q998597 Química
O produto de solubilidade de uma solução saturada de cloreto plumboso a 25°C, sabendo-se que sua concentração molar é de 0,05M, é de:
Alternativas
Q933229 Química


Kathryn R. Chabaud et al. Simultaneous colorimetric detection of metallic salts contained in low explosives residue using a microfluidic paper-based analytical device (µPAD). Forensic Chemistry 9, 2018, p. 35-41 (com adaptações).



    Um dispositivo analítico, conforme ilustrado na figura precedente, baseado em papel microfluídico (µPAD), foi desenvolvido para a determinação in loco da presença de chumbo, bário, antimônio, ferro, alumínio, zinco e magnésio, em resíduos de explosivos pirotécnicos. Cada canal contém um conjunto específico de reagentes que produz uma mudança de cor após a interação com um sal de metal específico, conforme esquematizado na tabela anterior. Esse novo dispositivo deve ser útil na detecção in loco de resíduos pós-explosão de pirotecnia no campo, devido à sua portabilidade e facilidade de uso.

Tendo como referência a figura e os dados da tabela precedentes, julgue o item a seguir.


Considere que a reação entre antimônio e sulfeto produza o sal Sb2S3, pouco solúvel e de cor ocre que, em meio aquoso, dissocia-se parcialmente, de acordo com o equilíbrio Sb2S3(s)Imagem associada para resolução da questão2Sb3+(aq) + 3S2- (aq). Nesse caso, a concentração de sulfeto necessária para iniciar a formação do sólido Sb2S3 em uma solução aquosa de Sb3+ de concentração x mol/L deverá ser maior que Imagem associada para resolução da questão em que Kps é a constante de equilíbrio da reação precedente.

Alternativas
Q919464 Química
O cloreto de prata é um sal de baixa solubilidade em água (Kps = 1,8x10-10, a 25°C).
A adição de NH3(aq) a uma solução saturada de cloreto de prata em contato com o precipitado resultará
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: SABESP Prova: FCC - 2018 - SABESP - Químico 01 |
Q900969 Química

Considere uma solução aquosa 0,1 mol L−1 contendo os cátions Sr2+, Ca2+, Ba2+, Ra2+ e Pb2+.


Dadas as constantes do produto de solubilidade (KPS): 


                  Imagem associada para resolução da questão


Se íons sulfato (SO2-4) forem gradualmente adicionados à solução acima, 

Alternativas
Q887396 Química
Qual é o produto de solubilidade do brometo de prata, sabendo que a solubilidade é 1,65 x 10-5g/L, a 25°C?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: A
5: A
6: C
7: B
8: C
9: B
10: B
11: A
12: D
13: E
14: E
15: D
16: E
17: C
18: D
19: E
20: B