Questões de Concurso Comentadas sobre sistemas homogêneos: equilíbrio iônico: conceitos, diluição de ostwald, efeito do íon comum. em química

Foram encontradas 15 questões

Q2336573 Química
O processo de desmineralização dos dentes, que pode levar à produção de cáries, ocorre a partir da decomposição do minério hidroxiapatita, que é representada pelo seguinte equilíbrio químico:

Imagem associada para resolução da questão


A solução aquosa capaz de evitar a desmineralização dos dentes é:
Alternativas
Q2272667 Química
Marque a alternativa que indica o valor da concentração de íons OH- após a reação de neutralização de 25 mL de uma solução 0,10 mol.L-1 de um ácido monoprótico com uma solução 0,10 mol.L-1 de NaOH. Dado: Ka (ácido) = 1,8 x 10-5
Alternativas
Q2235074 Química
No que concerne a volumetria, gravimetria e potenciometria, julgue o item a seguir. 
Na titulação de um ácido monoprótico cuja constante de dissociação ácida seja Ka = 1 × 10−4, o indicador ácido-base escolhido terá o melhor rendimento se tiver pKa = 4. 

Alternativas
Q2186953 Química
A dependência da constante de equilíbrio de uma reação com a temperatura pode ser exemplificada pelo aumento da constante do produto de ionização da água (Kw) com a temperatura, como indicado no quadro a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Considerando os dados apresentados, assinale a alternativa que contém a afirmativa correta.  
Alternativas
Q2158564 Química
Em uma refinaria de petróleo, utiliza-se hidróxido de cálcio para aumentar o pH da água e torná-la adequada ao uso. Durante o processo de refino, há a preocupação com o enxofre presente no petróleo na forma do ácido H2S (g). A queima de hidrocarbonetos contaminados com enxofre produz o poluente SO2 (g). Dissolvido em água, esse poluente reage com KOH, de acordo com a seguinte reação.

SO2 + 2 KOH → K2SO3 + H2O  
Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item subsequente em relação a funções químicas. 
O H2S (g) se dissocia completamente em água. 

Alternativas
Q1984287 Química
A força de um ácido está diretamente ligada a sua capacidade de sofrer ionização. Essa força pode ser determinada experimentalmente e expressa a partir do valor da constante de ionização ácida (Ka).
Observe a tabela a seguir que contém os valores de pKa para cinco ácidos inorgânicos distintos.
    ÁCIDO              pKa     carbônico          6,37     hipocloroso       7,53     hipobromoso     8,69     bórico                9,14      cianídrico          9,31 


O ácido mais forte é o
Alternativas
Q1041818 Química

A tabela a seguir contém os valores das constantes de equilíbrio de alguns ácidos e bases.


                        Imagem associada para resolução da questão


Uma das reações de identificação dos íons magnésio consiste em precipitá-lo com base forte, formando o hidróxido de magnésio, branco, segundo a equação:


                           Mg2+ (aq) + 2OH(aq) Imagem associada para resolução da questãoMg(OH)2 (s)


O precipitado formado pode ser dissolvido quando ao meio aquoso é adicionado o sal

Alternativas
Q934219 Química
    O composto conhecido como luminol é empregado para a detecção de sangue em perícias criminais. Em meio básico, em presença de peróxido de hidrogênio (H2O2) e de um catalisador adequado, o luminol é oxidado ao ânion 3-aminoftalato, o qual é obtido inicialmente em um estado excitado, mas que rapidamente libera o excesso de energia emitindo radiação na faixa do azul.



    A oxidação do luminol é realizada pelo O2 (g) formado a partir da decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2), de acordo com a equação:



    Sem a presença de um catalisador, a decomposição em questão é bastante lenta. Entretanto, o ferro presente na hemoglobina do sangue catalisa a decomposição e o O2 (g) formado rapidamente oxida o luminol, ocasionando a característica luminescência azul.

Com relação à reação apresentada e às espécies nela envolvidas, e considerando a primeira constante de ionização ácida do H2O2 igual a 2,4 × 10-12, julgue o item a seguir.


Em solução aquosa com pH igual a 10,0, o grau de ionização ácida do H2O2 é superior a 2,0%.

Alternativas
Q909065 Química
Foi pedido em sala de aula que fossem preparados 300 mL de uma solução de ácido fraco, cuja constante de equilíbrio de ionização é de 3,2 x 10–10. Esta solução teve como molaridade 0,2 M. Assinale o grau de ionização, em %, encontrado nesta solução pelos alunos.
Alternativas
Q885236 Química

O equilíbrio de dissociação da água é mostrado na equação de equilíbrio a seguir: 


                        H2O  ⇋  H+ + OH-


A 25°C, a constante de equilíbrio (Kw) é dada por:


                   Kw = [H+] [OH- ] = 1,0 x 10-14


Ao se misturarem 50 mL de uma solução aquosa do ácido forte HCℓ (0,01 mol L-1 ) com 20 mL de solução aquosa da base forte KOH (0,02 mol L-1 ) e água suficiente para se levar o volume final a 100 mL, o pH da solução resultante, a 25°C, será

Alternativas
Q881285 Química
      A precipitação de cátions metálicos pela adição de um ânion com o qual eles formem composto insolúvel é uma ferramenta bastante utilizada para a remoção, identificação e(ou) quantificação de um metal em solução. Por exemplo, a adição de uma solução de H2S é empregada para promover a precipitação de sulfetos metálicos pouco solúveis.

Considerando que as constantes de ionização ácida do H2S (Ka1 e Ka2) sejam iguais a 1,0 × 10-7 e 1,0 × 10-13, que o produto de solubilidade (Kps) do CdS seja igual a 1,0 × 10-27 e que todas as soluções envolvidas apresentem comportamento ideal, julgue o item a seguir.


Em uma solução aquosa de H2S, a ordem decrescente de concentração das espécies presentes é [H2O] > [H3O+ ] > [H2S] > [S2- ] > [HS- ].

Alternativas
Q793942 Química

O texto a seguir foi adaptado de Quim. Nova, v. 39, 732- 740, 2016.

“Nos ambientes aquáticos, a concentração de fosfatos na coluna de água é dependente de alguns fatores, como o par redox Fe(II)/Fe(III), uma vez que nas camadas superficiais sua associação com os oxi-hidróxidos de Fe(III) formam compostos que apresentam baixa solubilidade e migram para camadas mais profundas (sedimento). Nessas camadas os oxi-hidróxidos de Fe(II), mais solúveis que os compostos de Fe(III, são formados, com a liberação do fosfato, estabelecendo um ciclo onde o fósforo migra novamente para as camadas superficiais.” 

Imagem associada para resolução da questão

O equilíbrio químico descrito no texto evidencia que os números 1, 2, 3, 4, 5 e 6 são:

Alternativas
Q788231 Química

Muitas reações químicas não cessam, mas apenas entram em equilíbrio, ou seja, continuam acontecendo microscopicamente, embora não se perceba macroscopicamente. Outras reações acontecem constantemente, mas de forma muito lenta. A respeito desses fatos, julgue o item que se segue.

O estado de equilíbrio da reação de uma pilha recarregável é deslocado pela passagem de corrente elétrica.

Alternativas
Q665832 Química

Texto 5A3BBB

O ácido acético é um ácido fraco cuja constante de ionização ácida (Ka), à temperatura T0, é igual a 1,6 × 10-5 .

A partir das informações do texto 5A3BBB e considerando que a solução do ácido acético apresente comportamento ideal, é correto afirmar que o grau de ionização do ácido acético em uma solução aquosa a 0,010 mol/L, na temperatura T0, será igual a
Alternativas
Q486777 Química
Utilize as informações a seguir para responder a questão.
Os sistemas de refrigeração industrial atualmente utilizados nas indústrias de pescado, laticínios, bebidas, frigoríficos e em
outros setores econômicos baseiam-se na capacidade de algumas substâncias químicas, denominadas agentes refrige-
rantes, absorverem significativa quantidade de calor quando passam do estado líquido para o gasoso.
A amônia é um importante agente refrigerante por apresentar diversas vantagens adicionais, como, por exemplo, a de ser
natural e não agredir a camada de ozônio.
Considere 100 mL de uma solução 0,3 mol.L-1
de amônia que foram diluídos por adição de 50 mL de água destilada. Con-
sidere, também, que a constante de ionização da amônia (Kb) a 25°C é 2 x 10-5.
imagem-038.jpg
O pH da solução preparada é
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: A
5: E
6: C
7: C
8: C
9: A
10: B
11: E
12: A
13: C
14: D
15: E