Questões de Concurso
Sobre soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. em química
Foram encontradas 1.254 questões
Sobre os conceitos de soluções, tipos de concentração e solubilidade, analise as assertivas abaixo e a seguir, assinale a alternativa CORRETA.
I. Uma solução saturada é aquela que contém a quantidade máxima de soluto dissolvido em um solvente, a uma dada temperatura, e a adição de mais soluto forma um precipitado.
II. A molaridade (M) é uma unidade de concentração que expressa a relação entre a massa do soluto e o volume da solução em litros, sendo influenciada pela temperatura.
III. A solubilidade de um soluto em água aumenta sempre com o aumento da temperatura, independentemente do tipo de substância dissolvida.
IV. Soluções supersaturadas são instáveis e podem precipitar o excesso de soluto dissolvido quando submetidas a perturbações, como agitação ou adição de um cristal de soluto.
As misturas podem ser heterogêneas, quando o aspecto, a composição química e as propriedades físicas variam conforme a porção considerada ou as misturas podem ser homogêneas quando as misturas apresentam o mesmo aspecto e a mesma solução. Diante disso, o granito pode ser considerado como:
I. Substância pura.
II. Mistura homogênea.
III. Mistura heterogênea.
É CORRETO o que se afirma em:
Em relação ao tratamento primário, assinale a afirmativa correta.
Sabendo que a massa molecular da água e da ureia são, respectivamente, 18 g e 60 g, e admitindo o comportamento ideal para o vapor e a pressão de vapor do solvente igual a 1 atm., a concentração da solução de ureia dissolvidos em 1.000 g de água e a pressão de vapor da solução de ureia são, respectivamente,
Uma solução de NaCl (não volátil) é preparada dissolvendo-se 5,85 g do sal em 500 mL de água pura a 25°C. Considere a massa molar de NaCl = 58,5 g/(mol NaCl) e a densidade da água = 1,00 g/mL. Sobre as propriedades e características dessa solução, é correto afirmar que
A tabela abaixo apresenta as solubilidades de alguns compostos inorgânicos a 25 °C, em gramas por 100 mL de água:
![Q48.png (257×133)](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/126457/Q48.png)
Com base na tabela, a quantidade máxima de soluto (em gramas) que poderia ser dissolvida em 250 mL de água a 25oC para formar uma solução saturada é
Aℓ2(SO4)3 + 2 P → 2 AℓPO4 + 3 SO42−
Se a estação de tratamento de água deseja remover 0,1 mol de fósforo, quantos gramas de sulfato de alumínio (Aℓ2(SO4)3) são necessários para essa remoção? Considere que a massa molar do sulfato de alumínio é 342 g/mol.
I. Na análise volumétrica, o volume do analito é medido de forma direta, sem considerar sua relação com o reagente.
II. A análise volumétrica é baseada no processo de titulação, no qual, a partir da quantidade que foi utilizada de titulante, pode-se calcular a quantidade do analito que está presente.
III. Na titulação, o ponto estequiométrico da reação é chamado de ponto de equivalência e o que se mede pela mudança abrupta de uma propriedade física (geralmente a cor) é o ponto final da titulação.
IV. A diferença entre o ponto final e o ponto de equivalência é chamada de erro padrão volumétrico.
Quais estão corretas?
( ) Com o auxílio de uma pipeta de volume apropriado, medir o volume calculado e transferir para um balão volumétrico de 100 mL, já contendo um pouco de água.
( ) Homogeneizar a solução.
( ) Calcular o volume de HCl concentrado necessário para preparação da solução.
( ) Rotular a solução e guardá-la para uso posterior.
( ) Adicionar, aos poucos, água destilada até completar o volume até o traço de aferição.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Dados os seguintes valores de massas molares (g/mol): CaCO3: 100; HCl: 36,5; NaOH: 40.
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/119563/27Q.png)
A partir da análise do perfil de solubilidade do sal, é correto afirmar que ocorre a formação de precipitado apenas nos seguintes sistemas: