Questões de Concurso Sobre soluções e substâncias inorgânicas em química

Foram encontradas 2.149 questões

Q3130187 Química
Em determinado laboratório foi preparada uma solução de ácido clorídrico com concentração inicial padronizada de 1,0 mol/L. Para realizar um experimento, o técnico precisou diluir 50 mL dessa solução para alcançar uma nova concentração de 0,025 mol/L. Com base nesses dados, assinale, a seguir, o volume final da solução diluída obtida. 
Alternativas
Q3130186 Química
A formação de uma solução aquosa de iodeto de potássio, segundo a equação química KI(s)→ K+(aq) + I-(aq), envolve a ruptura do retículo cristalino (∆Hret = 632 kJ/mol) seguida da hidratação dos íons (∆Hhid = -611 kJ/mol). Com base nessas informações, o calor de solução será de:
Alternativas
Q3130185 Química
Certo professor de química, ao ensinar os conceitos de soluções aos alunos, fez quatro declarações. Trata-se de uma declaração equivocada fornecida pelo professor:
Alternativas
Q3130180 Química
Em um laboratório de química industrial, o técnico André recebeu a tarefa de realizar a eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio. O objetivo do experimento era gerar gás cloro no ânodo, de acordo com a semirreação:
 2Cl(aq) → Cl2(g) + 2e

Para isso, André ajustou o equipamento para operar com uma corrente elétrica constante de 5,0 A, mantendo o sistema ativo por 1.930 segundos (~ 32 minutos). Considerando que a constante de Faraday é de 96.500 C/mol, a quantidade de matéria (mol) de gás cloro produzida foi de, aproximadamente:
Alternativas
Q3130174 Química
Após preparar uma solução saturada de Mg(OH)2 e permitir que o equilíbrio químico fosse alcançado, o professor de química mediu o pH da solução e registrou um valor de 9. Tendo em vista que toda a concentração de íons magnésio resulta exclusivamente da dissociação da base, assinale, a seguir, a concentração aproximada de Mg2+ na solução.
Alternativas
Q3130171 Química
No laboratório de química, o professor fez uma prática com os alunos. O objetivo da experiência era testar a condutividade elétrica de diferentes compostos. No primeiro momento, colocou sobre a bancada sete recipientes identificados. Eram diferentes soluções que seriam analisadas. O professor pediu que, antes do teste de condutividade elétrica dos compostos, os alunos prevessem quais soluções iriam acender a lâmpada e quais dos compostos não iriam acender. E dos que acendesse a lâmpada, qual acenderia com maior intensidade.

Captura_de tela 2025-01-03 172432.png (860×309)

De acordo com a resposta dos estudantes, analise as afirmativas a seguir.

I. Dentre as soluções dos três ácidos analisados, o ácido sulfúrico acende a lâmpada com maior intensidade.
II. Somente as soluções de sacarose e naftaleno não acendem a lâmpada.
III.Somente as soluções de sulfato de cálcio, etanol, ácido sulfúrico, ácido sulfídrico e ácido hipocloroso acendem a lâmpada.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3130167 Química
A chuva ácida, uma das manifestações da poluição atmosférica, é formada pela interação entre alguns óxidos – como o trióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio – com a água da própria chuva, formando ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações. Essa acidificação do solo e das águas superficiais exerce efeitos devastadores nos ecossistemas e representa um grave perigo para os seres vivos. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Os ácidos formados pela interação entre o trióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio com a água é ácido sulfúrico, ácido nítrico e ácido nitroso.
II. A equação química que representa a interação do dióxido de nitrogênio com a água é 2 NO2(g) + H2O(l) → HNO3(aq) + HNO2(aq).
III. Os óxidos trióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio são óxidos ácidos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3130163 Química
Um professor de química, ao chegar em sua sala de aula, introduziu o conteúdo com a seguinte pergunta: por que o gelo flutua? E prosseguiu: como ocorre na maioria das substâncias, a fase sólida da parafina é mais densa que a líquida e, por isso, o sólido afunda sob a superfície do líquido. Em contraste, a fase sólida da água, o gelo, é menos densa que a sua fase líquida, fazendo com que o gelo flutue na água. A explicação está relacionada aos conceitos de interações intermoleculares e ao arranjo das moléculas. Então, por que a densidade do gelo é menor do que a densidade da água? Sobre a explicação do questionamento do professor, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando a água congela, as moléculas assumem o arranjo hexagonal aberto e ordenado. Esse arranjo otimiza as interações de ligação de hidrogênio entre as moléculas e cria uma estrutura menos densa para o gelo se comparada com a da água.
II. A densidade mais baixa do gelo comparada com a da água pode ser entendida em termos das interações de ligação de hidrogênio entre as moléculas de água.
III. Uma determinada massa de gelo ocupa maior volume que a mesma massa de água líquida.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3130157 Química
Em seu dia de trabalho, o técnico de laboratório recebeu uma tarefa – realizar quatro experimentos, ou seja, realizar quatro reações químicas e anotar todas as observações diante de cada reação:

1. Reação de uma solução de ácido clorídrico com raspas de alumínio.
2. Reação entre uma solução de ácido sulfúrico com uma solução de hidróxido de cálcio.
3. Reação entre as soluções de nitrato de chumbo II e iodeto de potássio.
4. Reação entre o carbonato de cálcio e uma solução de ácido clorídrico.

Sobre as observações anotadas pelo técnico de laboratório, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na reação entre uma solução de ácido clorídrico com raspas de alumínio ocorreu desprendimento de gás.
( ) Na reação entre as soluções de nitrato de chumbo II e iodeto de potássio ocorreu a formação de um precipitado.
( ) Na reação entre uma solução de ácido sulfúrico com uma solução de hidróxido de cálcio formou-se um sal insolúvel.
( ) Na reação entre o carbonato de cálcio e uma solução de ácido clorídrico formou-se o ácido carbônico, um composto estável.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3130155 Química
Um professor de química levou os alunos ao laboratório para realizar uma atividade prática, após explicar sobre a solubilidade dos compostos iônicos. Ele queria que os estudantes, através das observações experimentais, desvendassem os resultados. Para isso, descreveu no quadro os procedimentos (etapas) que os estudantes deveriam seguir e fazer:

1. Solução preparada e para ser analisada: uma solução que contém todos os cátions: Ni2+, Ag+, Sr2+ e Mn2+.
2. Adicione HCl na solução preparada.
3.Observe a formação de um precipitado.
4. Filtre o precipitado formado e, após a filtração, adicione uma solução de H2SO4 na solução resultante.
5.Observe a formação de mais um precipitado.
6. Filtre o precipitado formado e adicione NaOH na solução resultante.

A partir da realização de todas as etapas e das observações experimentais, analise as afirmativas a seguir.

I. O precipitado formado com a adição de HCl na solução é o cloreto de prata.
II. O precipitado formado com a adição da solução de H2SO4 é o sulfato de níquel.
III.Não ocorreu formação de precipitado com a adição de NaOH na solução resultante.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3121079 Química
Uma das principais áreas de estudo em química envolve a compreensão das funções químicas e das reações que ocorrem entre diferentes compostos. Em uma determinada experiência, um pesquisador deseja sintetizar um éster a partir de um ácido carboxílico e um álcool. Para garantir um rendimento máximo do éster, ele adiciona ácido sulfúrico como catalisador. Considerando-se o papel do ácido sulfúrico no mecanismo da reação e os conceitos envolvidos na formação de diferentes tipos de compostos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3121075 Química
Os fenômenos da natureza, sejam físicos ou químicos, são fundamentais para a compreensão das interações e das transformações que ocorrem no universo. Fenômenos físicos envolvem mudanças de estado ou propriedades físicas das substâncias, enquanto fenômenos químicos resultam na alteração da composição e na formação de novas substâncias.
Considerando-se essas definições e esses exemplos clássicos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3099946 Química
Durante o tratamento de água, uma estação precisa remover o fósforo presente na água por meio da adição de um coagulante à base de alumínio, como o sulfato de alumínio (Aℓ2(SO4)3). O fósforo (P) é removido como fosfato de alumínio (AℓPO4). A equação química para a reação é: 

Aℓ2(SO4)3 + 2 P → 2 AℓPO4 + 3 SO42− 

Se a estação de tratamento de água deseja remover 0,1 mol de fósforo, quantos gramas de sulfato de alumínio (Aℓ2(SO4)3) são necessários para essa remoção? Considere que a massa molar do sulfato de alumínio é 342 g/mol.
Alternativas
Q3099944 Química
No processo de tratamento de efluentes, diferentes compostos químicos desempenham papéis cruciais. Considere os conceitos, nomenclatura e propriedades dos óxidos, ácidos, bases e sais e assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3099943 Química
Um químico precisa preparar 500 mL de uma solução de NaCl a 0,5 M (mol/L). Para isso, é necessário calcular a quantidade de NaCl a ser dissolvida. Considerando que a massa molar do NaCl é de 58,5 g/mol, quantos gramas de NaCl devem ser pesados?
Alternativas
Q3095299 Química
Em relação à análise volumétrica e às técnicas de titulação, analise as assertivas a seguir:

I. Na análise volumétrica, o volume do analito é medido de forma direta, sem considerar sua relação com o reagente.
II. A análise volumétrica é baseada no processo de titulação, no qual, a partir da quantidade que foi utilizada de titulante, pode-se calcular a quantidade do analito que está presente.
III. Na titulação, o ponto estequiométrico da reação é chamado de ponto de equivalência e o que se mede pela mudança abrupta de uma propriedade física (geralmente a cor) é o ponto final da titulação.
IV. A diferença entre o ponto final e o ponto de equivalência é chamada de erro padrão volumétrico.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3095297 Química
As titulações ácido-base constituem um método de análise baseado na reação de neutralização entre os íons H+ e OH-. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a titulação de um ácido fraco com uma base forte
Alternativas
Q3095287 Química
Para garantir a precisão e a segurança durante o processo de preparo de soluções em laboratório, é fundamental seguir os passos adequados em ordem correta. Enumere os processos listados a seguir de acordo com a ordem adequada para a preparação de 100 mL de uma solução de ácido clorídrico (HCl) 0,1 mol/L. 

( ) Com o auxílio de uma pipeta de volume apropriado, medir o volume calculado e transferir para um balão volumétrico de 100 mL, já contendo um pouco de água.
( ) Homogeneizar a solução.
( ) Calcular o volume de HCl concentrado necessário para preparação da solução.
( ) Rotular a solução e guardá-la para uso posterior.
( ) Adicionar, aos poucos, água destilada até completar o volume até o traço de aferição.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3095286 Química
Diluir significa adicionar ou retirar solvente de uma solução. Assim, os cálculos envolvendo diluição de soluções estão diretamente relacionados com o aumento ou a diminuição do volume do solvente. Assinale a alternativa a seguir que apresenta apenas itens que necessariamente devem ser calculados quando uma diluição é realizada.
Alternativas
Q3095274 Química
Ao preparar uma solução de ácido clorídrico, deve-se seguir cuidados específicos para garantir a segurança no manuseio e a eficácia da solução. Qual das etapas abaixo é correta e adequada para a preparação dessa solução?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: C
6: B
7: A
8: A
9: C
10: D
11: E
12: A
13: A
14: E
15: A
16: C
17: A
18: D
19: B
20: B