Questões de Concurso
Sobre transformações químicas e energia em química
Foram encontradas 1.425 questões
Fe2+ + 2e−→ Fe
Qual é a quantidade de carga elétrica (em Coulombs) necessária para essa remoção? Considere a constante de Faraday como F=96.485 C/mol.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Mendeleev organizou os elementos da tabela periódica com propriedades semelhantes em colunas verticais, chamadas grupos ou famílias, e em linhas horizontais, chamadas períodos, em ordem crescente de massa atômica, em que as propriedades variam. A tabela periódica atual é constituída por 18 famílias e organizada de acordo com seus números atômicos.
Usberco, João; Salvador, Edgard. Química — volume único. 5. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2002.
O valor da variação de energia livre, ∆G0 e a espontaneidade da reação é:
I. Na reação química As2S3 + HNO3 + H2O → H3AsO4 + H2SO4 + NO, o nitrogênio sofre redução.
II. Na reação Cl2(g) + NaOH(aq) → NaCl(aq) + NaClO(aq) + H2O(l), o cloro sofre, ao mesmo tempo, oxidação e redução, tratando-se, nesse caso, de uma reação de auto-oxirredução.
III. Na equação química MnO4- + Fe2+(aq) + H+ (aq) → Mn2+(aq) + H2O + Fe3+(aq), a soma dos menores valores inteiros dos coeficientes estequiométricos é 24.
Está correto o que se afirma em
I. Na eletrólise do sulfato de sódio, a água é mais facilmente oxidada no ânodo do que o SO4- e no catodo as moléculas de água são reduzidas mais facilmente que os íons sódio.
II. Na eletrólise do cloreto de sódio fundido, pode-se obter Cl2(g) no ânodo.
III. Na eletrólise de uma solução aquosa de NaF, o F– será reduzido.
Está correto o que se afirma em
Fe2+(aq) + 2 e– → Fe(s) Eo = – 0,44 V
Zn2+(aq) + 2 e– → Zn(s) Eo = – 0,76 V
Com base nos dados de potencial-padrão de redução das semirreações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O zinco é mais facilmente oxidado e serve como ânodo.
( ) O ferro funciona como cátodo.
( ) O potencial desta pilha é 1,2 V.
( ) O ∆Eo < 0 caracteriza o funcionamento espontâneo da pilha.
A sequência está correta em
Na matriz energética nacional, a participação das fontes fósseis passou de 9% em 2000, para 14% em 2020. O crescimento se dá, principalmente, por dois fatores: aumento da demanda por energia, que não foi acompanhada pela oferta, e as repetidas crises hídricas no país.
(Adaptado de CNN, 02/07/2022)
Com relação às transformações de energia e às termoelétricas, analise os itens a seguir:
I. O combustível usado em uma usina termelétrica a gás natural é renovável, pois o biogás usado é oriundo da fermentação do lixo orgânico.
II. Em uma usina termoelétrica a gás natural, as transformações de energia são de química para térmica, desta para energia cinética e, por fim, para energia elétrica.
III. A energia não pode ser destruída, embora possa ser criada e transformada.
Está correto o que se afirma em
Fonte: ATKINS, P.; JONES, L.; LAVERMAN, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. p.191.
Considerando a relação existente entre as interações intermoleculares e a temperatura de ebulição, e comparando a temperatura de ebulição das três substâncias, assinale a alternativa que identifica, corretamente, a fórmula química das substâncias I, II e III. São dados os números atômicos dos elementos químicos H (Z=1), C (Z=6), N (Z=7) e P (Z=15).
Acerca das transformações da matéria, julgue o item seguinte.
Quando uma corrente elétrica passa através da água líquida, ela é decomposta em suas substâncias elementares: gás hidrogênio e gás oxigênio. Esse processo de eletrólise está descrito pela equação química a seguir.
H2O (l) → H2 (g) + ½ O2 (g)
Acerca das transformações da matéria, julgue o item seguinte.
As reações químicas que liberam a energia na forma
de calor são denominadas reações endotérmicas.
Já as reações que retiram o calor do ambiente são
denominadas reações exotérmicas.
A formação de amônia pode ser realizada pela reação entre o gás nitrogênio e o gás hidrogênio, conforme a equação química a seguir.
N2 (g) + H2 (g) → NH3 (g) ΔH = −92 kJ
Para essa reação, o valor negativo da variação de entalpia indica que a reação é fortemente endotérmica, com a liberação de 92 kJ de energia.