Questões de Concurso
Comentadas sobre transformações químicas em química
Foram encontradas 515 questões
De acordo com o gráfico, analise as afirmativas a seguir.
I. Existe um intermediário B na reação A → C.
II. A reação total é exotérmica.
III. A etapa B → C é mais rápida.
Está correto o que se afirma em
I. O intermediário NO3(g) é produzido lentamente na etapa 1 e é imediatamente consumido na etapa 2.
II. A lei de velocidade da reação é V = K [NO2]2 .
III. A etapa 2 é muito mais rápida que a etapa 1, isto é K2>>K1.
Está correto o que se afirma em
*elemento e informações fictícias.
Com base nos dados apresentados, a massa atômica que representa o Eterium é:
CO(g) + CI2(g) → COCI2(g)
Fonte: JONES, L.; ATKINS, P. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. p.532.
Os metais adequados para proteger essas peças metálicas contra a corrosão são:
Aplicando as Leis da Conservação (Lavoisier) e da Proporcionalidade (Proust), podemos afirmar corretamente que:
A identificação de substâncias químicas, presentes em amostras sólidas, líquidas, e gasosas, é uma etapa fundamental para a pesquisa, desenvolvimento de produtos e processos. Associe as técnicas analíticas instrumentais com o princípio de funcionamento apresentado na tabela abaixo.
T1 - Cromatografia líquida- HPLC;
T2 - Cromatografia gasosa – CG;
T3 - Espectrômetro de Massas – CGMS.
Resposta:
Determine a pressão absoluta no reservatório onde está instalado o manômetro C ilustrado na figura abaixo. Dados: PA = 20 psi; PB = 10 psi; PC = 12 psi; Patm = 15 psi.
Resposta:
O elemento químico chamado Rubídio (Rb) apresenta a seguinte configuração eletrônica :
Com base em sua configuração eletrônica , pode-se afirmar que o Rubídio no sistema de classificação periódica dos elementos pertence ao grupo dos:
A cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-MS) e a cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massa (CL-MS) são amplamente empregadas em laboratórios forenses.
Indique a alternativa que apresenta, corretamente, vantagens e desvantagens dessas técnicas:
A cocaína é um estimulante do sistema nervoso central. A droga é usada por cerca de 2,3% da população brasileira, sendo apresentada também como merla na Região Norte e como crack, nas Regiões Sul e Sudeste. A merla e o crack eram subprodutos do refino da cocaína, sendo que hoje já são alguns dos produtos ilícitos do processo de obtenção da droga.
Aponte a alternativa que apresenta, corretamente, as etapas para a produção de crack.
Vários estudiosos tentaram reunir os elementos químicos de forma organizada, porém, apenas o trabalho de Dimitri Mendeleev (1869) alcançou real destaque e é a base da classificação moderna dos elementos na tabela periódica. Atualmente, os elementos químicos estão dispostos de acordo com os valores crescentes de:
A separação de misturas é tarefa essencial tanto no laboratório de química, quanto em várias atividades humanas relacionadas com a obtenção de materiais. Portanto, separar produtos torna-se parte da atividade cotidiana do químico. A seguir encontra-se o fluxograma relativo à separação dos componentes de uma mistura constituída por óleo, água e sal totalmente dissolvido.
Examinando o fluxograma apresentado, é correto afirmar que os processos de separação A e B são, respectivamente,
O tratamento é o conjunto de processos aos quais o gás será submetido para se remover ou reduzir os teores de contaminantes para atender as especificações de mercado, segurança, transporte ou processamento posterior. As especificações mais frequentes são relacionadas com:
O processo de absorção refrigerada se baseia na recuperação dos componentes pesados do gás por uma absorção física promovida pelo contato do gás com um óleo de absorção. O princípio deste processo é a diferença entre a pressão de vapor dos componentes no óleo e sua pressão parcial no gás. Como a primeira é menor que a segunda, ocorre a transferência de massa do gás para o óleo, com a liberação de energia e consequentemente aumento de temperatura. Este princípio se aplica a todos os hidrocarbonetos, porém, numa segunda etapa, quando a pressão é reduzida, os componentes leves são liberados do óleo ficando retidos apenas os hidrocarbonetos pesados, sendo eles:
Duas garrafas pet de 500 mL tiveram o fundo retirado e foram encaixadas, formando um tubo, como mostrado na figura.
Em uma das tampas foi colocado um algodão embebido em ácido clorídrico (HCl) e, na outra, um algodão embebido em hidróxido de amônio (NH4OH). As tampas foram atarraxadas e, em alguns segundos, os alunos foram surpreendidos com a formação de uma “nuvem” esbranquiçada, próximo ao centro da montagem.
O professor explicou que a nuvem correspondia a uma espécie de poeira de cloreto de amônio (NH4Cl).
O experimento pode ser utilizado para demonstrar uma reação de
Com base na figura a seguir, analise as afirmativas.
(Disponível em: http://www.portalvila.com.br/)
I. Um bloco de chumbo pode ser utilizado como isolante.
II. A radiação 1, que sofre desvio de trajetória em virtude da placa carregada negativamente, é constituída por partículas β.
III. A radiação 3, que sofre desvio de trajetória em virtude da placa carregada positivamente, é constituída por partículas α;
IV. A radiação ɣ, representada por 2, não sofre influência do campo elétrico em sua trajetória.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Os valores de energia de ionização para um átomo informam a respeito da sua distribuição eletrônica.
Em relação ao gráfico anterior, analise as afirmativas.
I. O aumento nos valores de energia de ionização correspondente à remoção dos cinco primeiros elétrons ocorre em função do aumento da carga nuclear efetiva.
II. Os cinco primeiros elétrons removidos se encontram no mesmo subnível.
III. O grande incremento no valor da energia de ionização referente ao sexto elétron é um indicativo que este se encontra em um nível de energia mais próximo do núcleo que o quinto elétron.
IV. O elemento químico em questão pertence à coluna 17 da tabela periódica.
Estão corretas apenas as afirmativas
No modelo atômico atual, os subníveis são subdivisões dos níveis de energia ou camadas existentes nos átomos. Um destes subníveis se encontra representado a seguir. Observe.
(Disponível em: http://sun.menloschool.org/~dspence/chemistry/atomic/orbitals.html.)
Em um átomo, qual é a quantidade máxima de elétrons que pode ocupar o subnível representado na figura anterior?
O átomo 26Y56 quando oxidado oxigina o íon Y+3. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os valores dos números quânticos principal (n), secundário (l), magnético (ml) e de spin (ms) para o elétron de maior energia do íon Y+3. (Considere: o primeiro elétron a ser adicionado no orbital deve ser representado pore apresentará ms = –1/2.)