Questões de Radiologia - Anatomia e Fisiologia Humana em Radiologia para Concurso

Foram encontradas 835 questões

Q3073286 Radiologia
A extremidade proximal do esterno chama-se:
Alternativas
Q3073276 Radiologia
A incidência semiaxial podálica em anteroposterior é usada como complementar no estudo radiográfico da seguinte estrutura do ombro:
Alternativas
Q3073271 Radiologia
Em relação às formações ósseas no corpo humano, o processo transverso ocorre na região anatômica:
Alternativas
Q3073267 Radiologia
Em relação à anatomia radiográfica da articulação do joelho na incidência em perfil, o osso acessório, visualizado anteriormente ao fêmur, denomina-se:
Alternativas
Q3073266 Radiologia
Em relação à anatomia radiográfica da mão na incidência em póstero-anterior, o osso piramidal, na fileira mais proximal do carpo, situa-se entre os ossos: 
Alternativas
Q3073265 Radiologia
Em relação à anatomia dos ossos do pé, o calcâneo se situa entre os ossos:
Alternativas
Q3073264 Radiologia
Para avaliação do escafoide e da articulação radioulnar distal, a incidência a ser utilizada é:
Alternativas
Q3073263 Radiologia
Na avaliação técnica da incidência em perfil da coluna lombossacra, um dos parâmetros que pode ser utilizado é a visualização na radiografia das estruturas anatômicas:
Alternativas
Q3073262 Radiologia
A incidência usada no estudo radiográfico do crânio, que evidencia o occipital, a base do crânio, o dorso da sela turca, os côndilos mandibulares e os arcos zigomáticos, é denominada:
Alternativas
Q3072844 Radiologia
As incidências radiográficas especiais do fêmur são importantes ferramentas para a avaliação detalhada dessa estrutura anatômica. Sobre as características dessas incidências, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3072840 Radiologia
Na interpretação radiológica, a anatomia do pulmão esquerdo pode apresentar algumas particularidades que são importantes para um diagnóstico preciso.  Qual das seguintes alternativas melhor descreve a anatomia radiológica do pulmão esquerdo?
Alternativas
Q3072839 Radiologia
No contexto da anatomia do músculo quadríceps da coxa, é essencial entender a estrutura e a função de suas partes para a interpretação correta de imagens radiológicas. Qual das seguintes alternativas descreve corretamente a anatomia e a função dos músculos que compõem o quadríceps femoral?
Alternativas
Q3071849 Radiologia
Em um filme PA padrão, em indivíduos normolíneos, a largura do coração, ou a largura da “silhueta cardíaca”, que é a sombra que o coração faz no filme, se encontra aumentada quando este índice é maior que: 
Alternativas
Q3071848 Radiologia
O situs inversus totalis significa dizer que: 
Alternativas
Q3071844 Radiologia
O Raio-X de Patela permite avaliar a patela, que se articula com o fêmur e protege a superfície da articulação do joelho. A avaliação radiográfica da articulação do joelho (intra-articular) NÃO permite diagnosticar: 
Alternativas
Q3071841 Radiologia
Sobre a anatomia dos pulmões, pode-se considerar INCORRETA a alternativa: 
Alternativas
Q3071840 Radiologia
O quadríceps femoral é o músculo mais forte do corpo humano. Ele está localizado no compartimento anterior da coxa. O nome do quadríceps femoral vem do latim e quer dizer “músculo de quatro cabeças”. Ele é chamado assim pois é formado por quatro músculos individuais, são eles: 
Alternativas
Q3071832 Radiologia
O rádio e a ulna estão localizados no antebraço. Eles são essenciais no movimento como pronação e supinação. Assinale a localização da cabeça do rádio no antebraço: 
Alternativas
Q3071831 Radiologia
O raio X da articulação coxofemoral tem como enfoque a articulação formada pelos ossos: 
Alternativas
Q3066010 Radiologia
Sobre o uso do ultrassom em diversos ramos, analise as afirmativas a seguir.
I- Ao examinar os rins, irá gerar a possibilidade de detecção de algum tipo de problema em alguma dessas partes desse órgão, tais como: cálculos, dilatações, infecções, tumores (malignos ou benignos).
II- Ao examinar os rins, tem-se a possibilidade de visualização nítida da sua cápsula, sua estrutura funcional chamada de parênquima, assim como sua porção mais central e que, nas imagens ultrassonográficas, aparecem brilhantes, denominada de bacinete.
III- Na bexiga urinária, há a necessidade de uma repleção hídrica adequada, para que ela possa se distender. E, assim, obter imagens de suas paredes, da sua capacidade máxima de enchimento, dos meatos (que são os locais por onde desembocam os "canais" que trazem urina dos rins) e de sua capacidade de esvaziamento.
IV- Atualmente, o exame de ultrassom do trato urinário é uma excelente arma diagnóstica para ser usada em pacientes com queixas urinárias.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: E
5: B
6: B
7: E
8: E
9: D
10: C
11: D
12: B
13: B
14: D
15: B
16: D
17: B
18: A
19: D
20: A