Questões de Concurso
Sobre bases físicas e tecnológicas aplicadas à medicina nuclear em radiologia
Foram encontradas 265 questões
Coluna 1
1. Região de saturação iônica.
2. Região proporcional.
3. Região de proporcionalidade limitada.
4. Região Geiger-Müller.
Coluna 2
( ) Nessa região, o número de pares de íons passará a ser sempre da mesma ordem, independentemente do número de pares criados originalmente e, portanto, o sinal será independente da energia da radiação.
( ) Os elétrons criados pela multiplicação são rapidamente coletados no ânodo, enquanto os íons positivos se movem mais lentamente para o cátodo. A concentração dessa nuvem de íons positivos tem como efeito criar uma carga especial próxima ao cátodo, alterando a forma do campo elétrico no detector.
( ) O valor do sinal permanece o mesmo para um intervalo de variação do campo elétrico, em que a coleta das cargas não traz nenhum processo adicional.
( ) Com o aumento do campo elétrico, os elétrons acelerados têm energia suficiente para arrancar elétrons de outros átomos e, dessa forma, criar novos pares de íons, ocorrendo uma multiplicação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A possibilidade de truncamento do campo de visão da TC em comparação com o campo de visão da tomografia de emissão.
II. A escolha do algoritmo usado para escalar os valores de raios X para os valores de μ, e se é feita uma distinção entre fatores de conversão para tecidos moles e aqueles para os ossos.
III. A natureza policromática dos dados de TC, em oposição à natureza monoenergética dos fótons de emissão, e as diferenças nas bordas de absorção que podem afetar a conversão para os valores de μ.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de decaimento demonstrado abaixo.
Julgue o item subsequente sobre a rotina de investigação diagnóstica das doenças do mediastino por exames de imagem:
Com relação aos exames vasculares, como angiografia, aortografia e venografia, o contraste vascular pelo iodo viabiliza o estudo das massas, suas relações com estruturas vizinhas, além de poder ser utilizado terapeuticamente para embolizações.
Com relação à ultrassonografia e suas características, julgue o item apresentado a seguir:
Alguns cuidados são essenciais para garantir que a interação do som com os tecidos seja uniforme, permitindo a formação de imagens mais fiéis. Por exemplo, é importante evitar encher o estômago de água para facilitar o acesso ao pâncreas, além de utilizar laxativos para eliminar gases e fezes, favorecendo assim o estudo das vísceras abdominais.