Questões de Concurso
Sobre efeitos biológicos das radiações em radiologia
Foram encontradas 231 questões
Caso haja uma irradiação localizada, o desenvolvimento de catarata, com uma dose de 5,0 Sv pode ser classificada como o seguinte tipo de efeito biológico:
Assinale a opção que indica a situação em que esse limite de dose não se aplica.
(__) As radiações são produzidas por processos de ajustes que ocorrem no núcleo ou nas camadas eletrônicas, ou pela interação de outras radiações ou partículas com o núcleo ou com o átomo.
(__) Raio X é a denominação dada à radiação eletromagnética de alta energia que tem origem na eletrosfera ou no freamento de partículas carregadas no campo eletromagnético do núcleo atômico ou dos elétrons.
(__) O efeito fotoelétrico é caracterizado pela transferência total da energia da radiação X a um único elétron orbital, que é expelido com uma energia cinética bem definida.
(__) Num tubo de raios X, o feixe de elétrons é gerado por emissão termoiônica num filamento arrefecido. O campo elétrico é obtido se aplicando uma alta voltagem entre os terminais do tubo de raios X, onde o alvo metálico, anodo, é polarizado positivamente e o filamento, catodo, negativamente.
(__) Ionização é o processo de interação onde elétrons são removidos dos orbitais pelas radiações, resultando em elétrons livres de alta energia, íons positivos ou radicais livres quando ocorrem quebra de ligações químicas.
(__) Os principais efeitos tardios são a malignidade e os efeitos genéticos radioinduzidos. A maioria dos efeitos tardios é também conhecida como efeitos estocásticos. Esses efeitos exibem uma incidência crescente de resposta com o aumento da dose. Nenhum limiar de dose é estabelecido para uma resposta estocástica.
(__) A grandeza dose efetiva (E) indica o risco de uma exposição de parte do corpo, multiplicando a dose equivalente pelo fator de compensação do tecido, que corresponde à área do corpo que está sendo exposta. A unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades é o joule por quilograma (J/kg), denominada sievert (Sv).
(__) Quanto à natureza, os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser classificados em reações teciduais e efeitos estocásticos.
(__) Doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendações de proteção radiológica, podem induzir aos efeitos estocásticos.
(__) A grandeza dose equivalente (HT) é definida pela dose absorvida média em um tecido específico e multiplicada pelo fator de ponderação da radiação. A unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades é o gray (Gy).
O dano biológico causado a um ser humano devido à exposição à radiação ionizante pode ser classificado em determinístico, estocástico (ou aleatório), somático e hereditário. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Uma das possíveis consequências da interação da radiação com a matéria é o efeito Compton. Esse efeito é um dos principais responsáveis pela necessidade de se manter as portas das salas de imagem fechadas durante a irradiação, de se esconder atrás de um biombo e de outros procedimentos de proteção contra a radiação. A respeito desse tema, assinale a opção que apresenta a reação encontrada pelo raio X quando ele interage por efeito Compton.
Texto para as questões de 43 a 45
Desde os primeiros estudos acerca das consequências biológicas das radiações ionizantes, sabe-se que não há dose segura do ponto de vista genético, ou seja, apesar da probabilidade ser extremamente baixa, um único fóton de raios X pode causar um câncer fatal. Dessa forma, devem-se tomar atitudes para proteger pacientes, público e trabalhadores.Considerando o texto acima, assinale a opção que apresenta atitude que protege os pacientes, o público e os trabalhadores de raios X.
A exposição interna devido à inalação ou ingestão de material radioativo pode causar danos ao organismo, danos estes cuja gravidade varia em função do tipo de emissor (α ou β) e da associada Transferência Linear de Energia (TLE), da taxa de absorção de materiais radioativos pelos órgãos, da solubilidade dos radionuclídeos e de sua taxa de transferência para os fluidos do corpo, bem como da meia-vida biológica. A meia-vida biológica pode ser definida como sendo:
A relação entre a constante de desintegração e meia-vida é que
São exemplos de radiação ionizante e não ionizante, correta e respectivamente,
Considere um metal pertencente à família IIA da tabela periódica, ao se desintegrar radioativamente emitindo uma partícula alfa. Após algumas desintegrações, esse elemento permanece com
Em relação à interação dos raios X com os sistemas orgânicos, assinale a alternativa INCORRETA.