Questões de Concurso
Sobre efeitos biológicos das radiações em radiologia
Foram encontradas 240 questões
( ) O ciclo celular das células de mamíferos pode ser dividido em quatro fases: mitose (M), seguida por G1, seguida pela fase de síntese de DNA (S), depois G2, e mitose novamente.
( ) Para células com tempos de ciclo celular mais longos e fases G1 significativamente longas, há um segundo pico de resistência no início da fase G1.
( ) A progressão do ciclo celular é controlada por um grupo de proteínas globulares localizadas na membrana celular.
( ) As variações na sensibilidade ao longo do ciclo celular não são importantes na radioterapia, pois o fracionamento e a dose total prescrita estão diretamente relacionados com o volume e a localização do tumor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Os efeitos hereditários são somáticos. Apresentam limiar de dose. O aumento da dose somente aumenta a probabilidade e a severidade do dano.
( ) Os efeitos estocásticos são cumulativos: quanto maior a dose, maior a probabilidade de ocorrência.
( ) Exemplo de efeitos estocásticos destaca-se o câncer.
( ) Nos efeitos determinísticos a probabilidade de ocorrência e a severidade do dano estão diretamente relacionados com o aumento da dose.
( ) Os efeitos determinísticos as alterações são somáticas e os possíveis efeitos podem ser: leucopenia, náuseas, anemia, catarata, esterilidade, tumores sólidos, etc...
Caso haja uma irradiação localizada, o desenvolvimento de catarata, com uma dose de 5,0 Sv pode ser classificada como o seguinte tipo de efeito biológico:
Assinale a opção que indica a situação em que esse limite de dose não se aplica.
(__) As radiações são produzidas por processos de ajustes que ocorrem no núcleo ou nas camadas eletrônicas, ou pela interação de outras radiações ou partículas com o núcleo ou com o átomo.
(__) Raio X é a denominação dada à radiação eletromagnética de alta energia que tem origem na eletrosfera ou no freamento de partículas carregadas no campo eletromagnético do núcleo atômico ou dos elétrons.
(__) O efeito fotoelétrico é caracterizado pela transferência total da energia da radiação X a um único elétron orbital, que é expelido com uma energia cinética bem definida.
(__) Num tubo de raios X, o feixe de elétrons é gerado por emissão termoiônica num filamento arrefecido. O campo elétrico é obtido se aplicando uma alta voltagem entre os terminais do tubo de raios X, onde o alvo metálico, anodo, é polarizado positivamente e o filamento, catodo, negativamente.
(__) Ionização é o processo de interação onde elétrons são removidos dos orbitais pelas radiações, resultando em elétrons livres de alta energia, íons positivos ou radicais livres quando ocorrem quebra de ligações químicas.