Questões de Radiologia - Exames Radiológicos em Contraste, Gerais e Especiais para Concurso
Foram encontradas 519 questões
Este exame é denominado:
I- Em lesões intermediárias, o achado de uma área luminal mínima maior que 4 mm2 em uma artéria epicárdica (exceto tronco da coronária esquerda) tem excelente valor preditivo para baixa incidência de eventos.
II- O IVUS e o FFR são equivalentes na avaliação funcional da lesão (comprovação de isquemia, e ambos podem ser utilizados para esse objetivo
III- O IVUS é geralmente feito em outro procedimento, pois os equipamentos são diferentes, e o procedimento é complexo.
IV- Tanto nas lesões de tronco quanto nas lesões de artérias epicárdicas, os parâmetros obtidos com IVU (área luminal, carga de placa etc) não podem ser considerados como preditor de isquemia.
Está(ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s)
https://dapi.com.br/wp-content/uploads/-metodos-de-imagem-para-avaliacao-do-abdome.pdf
Escolha a única opção que não representa os efeitos descritos:
No entanto, foi o casal Curie que utilizou o termo radioatividade pela primeira vez. Em 1898, a polonesa Marie Curie deu seguimento aos estudos relativos à radioatividade e fez descobertas valiosas para a área, como a descoberta de dois novos elementos radioativos: o polônio (Po) e o rádio (Ra).
Posteriormente, Ernest Rutherford descobriu as radiações do tipo alfa (α) e beta (β), o que permitiu melhores explicações para seu modelo atômico, bem como o avanço das pesquisas relacionadas à radioatividade."
Veja mais sobre "Radioatividade" em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/radioatividade.htm
As ondas descobertas por Ernest Rutherfor podem ser observadas no desenho e são representadas pelas letras:
Há certas circunstâncias em que é desejável obter uma radiografia deliberadamente em expiração.
Os exames contrastados para avaliação do sistema urinário são amplamente utilizados na prática clínica. Acerca dos aspectos técnicos relacionados a esses estudos, assinale a opção correta.
O contraste final na imagem radiográfica depende não somente do contraste intrínseco do paciente, mas também de uma série de fatores extrínsecos. Entre esses fatores está o kVp, que pode ser controlado pelo operador do equipamento emissor de raios X. Considerando esse assunto, assinale a opção correta acerca do motivo pelo qual um aumento no valor do kVp reduzirá o contraste entre as estruturas do paciente visualizadas na imagem.