Questões de Concurso
Comentadas sobre exames radiológicos em contraste, gerais e especiais em radiologia
Foram encontradas 481 questões
I- Em lesões intermediárias, o achado de uma área luminal mínima maior que 4 mm2 em uma artéria epicárdica (exceto tronco da coronária esquerda) tem excelente valor preditivo para baixa incidência de eventos.
II- O IVUS e o FFR são equivalentes na avaliação funcional da lesão (comprovação de isquemia, e ambos podem ser utilizados para esse objetivo
III- O IVUS é geralmente feito em outro procedimento, pois os equipamentos são diferentes, e o procedimento é complexo.
IV- Tanto nas lesões de tronco quanto nas lesões de artérias epicárdicas, os parâmetros obtidos com IVU (área luminal, carga de placa etc) não podem ser considerados como preditor de isquemia.
Está(ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s)
I. A ressonância magnética é ideal para a visualização de tecidos moles, como músculos e ligamentos.
II. O uso de contraste em exames de ressonância magnética pode aumentar a precisão diagnóstica em lesões hepáticas.
III. A ressonância magnética é mais utilizada em lesões ósseas que na avaliação de tecidos moles.
Está correto o que se afirma em:
( )As ondas passam através do corpo da pessoa, sendo alguns raios absorvidos pelos tecidos e outros não. ( ) Tecidos densos (como os ossos) absorvem a maioria dos raios e aparecem nas radiografias como brancos, enquanto o ar não bloqueia nenhum raio e aparece preto. ( )A lucência se refere às áreas claras (brancas) da imagem.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Há certas circunstâncias em que é desejável obter uma radiografia deliberadamente em expiração.
Asma, alergia prévia ao uso de meio de contraste, cardiopatia grave descompensada, insuficiência renal e ansiedade grave são fatores de risco conhecidos para reações adversas ao uso de meio de contraste iodado endovenoso
Reações alérgicas prévias ao consumo de frutos do mar ou ao uso de iodo tópico (por exemplo, Polvidine®) associam-se a risco de reação alérgica grave ao uso desse meio de contraste em níveis superiores a 20 vezes em comparação a pessoas apenas com outros tipos de alergia.
Pacientes com risco aumentado de reação alérgica ao meio de contraste em que estaria indicado o uso de esquema pré-medicação, quando recebidos sem o preparo correto, podem ter um preparo antialérgico eficiente com o uso endovenoso de 500 mg de hidrocortisona (por exemplo, Solucortef®) 1 hora antes do exame.