Questões de Radiologia - Fundamentos de Dosimetria e Radiobiologia para Concurso
Foram encontradas 508 questões
A dose efetiva de corpo inteiro para indivíduo ocupacionalmente exposto NÃO deve ultrapassar:
O fracionamento está fundamentado nos chamados “5 Rs” da Radiobiologia. Assinale a alternativa que não faz parte dos 5Rs:
I. O contraste radiográfico é definido como a diferença de densidade em áreas adjacentes de uma radiografia ou outro receptor de imagem. II. O fato primário de controle da densidade é o mAs que controla a densidade por meio de controle direto da quantidade de raios emitidos do tubo de raios X durante uma exposição. III. Em regra, o mAs deve ser alterado em no mínimo 30% para que haja uma modificação notável na densidade radiográfica.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
(__) As radiações são produzidas por processos de ajustes que ocorrem no núcleo ou nas camadas eletrônicas, ou pela interação de outras radiações ou partículas com o núcleo ou com o átomo.
(__) Raio X é a denominação dada à radiação eletromagnética de alta energia que tem origem na eletrosfera ou no freamento de partículas carregadas no campo eletromagnético do núcleo atômico ou dos elétrons.
(__) O efeito fotoelétrico é caracterizado pela transferência total da energia da radiação X a um único elétron orbital, que é expelido com uma energia cinética bem definida.
(__) Num tubo de raios X, o feixe de elétrons é gerado por emissão termoiônica num filamento arrefecido. O campo elétrico é obtido se aplicando uma alta voltagem entre os terminais do tubo de raios X, onde o alvo metálico, anodo, é polarizado positivamente e o filamento, catodo, negativamente.
(__) Ionização é o processo de interação onde elétrons são removidos dos orbitais pelas radiações, resultando em elétrons livres de alta energia, íons positivos ou radicais livres quando ocorrem quebra de ligações químicas.
(__) Os principais efeitos tardios são a malignidade e os efeitos genéticos radioinduzidos. A maioria dos efeitos tardios é também conhecida como efeitos estocásticos. Esses efeitos exibem uma incidência crescente de resposta com o aumento da dose. Nenhum limiar de dose é estabelecido para uma resposta estocástica.
(__) A grandeza dose efetiva (E) indica o risco de uma exposição de parte do corpo, multiplicando a dose equivalente pelo fator de compensação do tecido, que corresponde à área do corpo que está sendo exposta. A unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades é o joule por quilograma (J/kg), denominada sievert (Sv).
(__) Quanto à natureza, os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser classificados em reações teciduais e efeitos estocásticos.
(__) Doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendações de proteção radiológica, podem induzir aos efeitos estocásticos.
(__) A grandeza dose equivalente (HT) é definida pela dose absorvida média em um tecido específico e multiplicada pelo fator de ponderação da radiação. A unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades é o gray (Gy).
O dano biológico causado a um ser humano devido à exposição à radiação ionizante pode ser classificado em determinístico, estocástico (ou aleatório), somático e hereditário. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.