Questões de Concurso Sobre fundamentos de dosimetria e radiobiologia em radiologia

Foram encontradas 578 questões

Q3208728 Radiologia
Sobre os fatores radiológicos, analise os itens a seguir:

I. Kilovolt Peak refere-se ao potencial de tensão aplicado ao tubo de raio-X. Quanto maior o KVP, mais penetrante será o feixe de raios-X, resultando em uma imagem com maior contraste e menor densidade.

II. Miliamperes-segundos é a combinação de miliamperes e tempo de exposição. Determina a quantidade de radiação emitida, impactando a densidade da imagem. Quanto mais altos os MAs, menor a quantidade de radiação e a densidade da imagem.

III. Fitas e prendedores não auxiliam em manter o paciente na posição correta durante o exame, sendo um acessório não necessário para evitar que o paciente se movimente.

IV. A distorção radiográfica é um fator geométrico relevante na radiologia, referindo-se à representação inadequada do tamanho ou da forma dos tecidos na imagem obtida.


Assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q3202900 Radiologia
A física da produção de radiação ionizante é fundamental para alguns procedimentos radiológicos. Os fótons de raios X podem penetrar grandes distâncias dentro da matéria antes de interagir pela primeira vez. No que diz respeito ao Efeito Compton, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3197060 Radiologia
Para um mesmo tipo de radiação, quanto maior sua energia, maior será seu poder de penetração na matéria. Visando aumentar a capacidade de penetração dos feixes de raio X, devemos aumentar a 
Alternativas
Q3194236 Radiologia
Em relação ao ciclo celular e à radiossensibilidade, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O ciclo celular das células de mamíferos pode ser dividido em quatro fases: mitose (M), seguida por G1, seguida pela fase de síntese de DNA (S), depois G2, e mitose novamente.
( ) Para células com tempos de ciclo celular mais longos e fases G1 significativamente longas, há um segundo pico de resistência no início da fase G1.
( ) A progressão do ciclo celular é controlada por um grupo de proteínas globulares localizadas na membrana celular.
( ) As variações na sensibilidade ao longo do ciclo celular não são importantes na radioterapia, pois o fracionamento e a dose total prescrita estão diretamente relacionados com o volume e a localização do tumor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3192480 Radiologia
Na medicina diagnóstica e terapêutica, diferentes tipos de radiações ionizantes são utilizados para obter imagens do corpo humano e tratar doenças. Considerando a aplicabilidade médica das radiações, qual das seguintes associações entre o tipo de radiação e sua principal aplicação está INCORRETA?
Alternativas
Q3192477 Radiologia
Quando os raios X incidem sobre a matéria, ocorrem diversos fenômenos de interação que levam à atenuação da radiação. Sobre esses processos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3192476 Radiologia
O mecanismo de produção dos raios X em um equipamento de radiodiagnóstico envolve a aceleração de elétrons e sua interação com um alvo metálico. Sobre esse processo, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3192468 Radiologia
A radiossensibilidade celular descreve a suscetibilidade das células aos efeitos da radiação ionizante. Considerando a reversibilidade e a transmissibilidade dos danos celulares induzidos pela radiação, qual das seguintes afirmações é CORRETA?
Alternativas
Q3192466 Radiologia
Ao considerar as propriedades físico-químicas dos átomos, é importante entender como os elétrons interagem em diferentes camadas. A energia necessária para remover um elétron de uma camada interna de um átomo e ejetá-lo do campo de atração do núcleo, o que ocorre frequentemente durante a interação dos raios X com a matéria, é chamada de:
Alternativas
Q3192397 Radiologia
Na interação dos raios X com a matéria, diferentes fenômenos ocorrem que influenciam a atenuação da radiação, ou seja, a redução de sua intensidade conforme atravessa diferentes tecidos. O fenômeno de absorção total da energia do fóton de raios X por um átomo, com liberação de um elétron da camada interna e criação de um efeito cascata, corresponde ao seguinte tipo de interação:
Alternativas
Q3191253 Radiologia
O conceito de radiação pode ser definido como uma forma de energia, emitida por uma fonte, que se propaga de um ponto a outro sob a forma de onda eletromagnética, ou sob forma de partículas carregadas ou neutras. Sobre a emissão de raios X é correto afirmar:
Alternativas
Q3093364 Radiologia
A dose medida a 100 cm do ponto focal de um tubo de raios X vale 144 µGy quando operado a 70 kVp. Qual será a dose a uma distância de 300 cm do ponto focal do mesmo tubo, operando à mesma tensão?
Alternativas
Q3093363 Radiologia
Se comparados com a luz visível, os raios X utilizados na radiologia médica apresentam
Alternativas
Q3071845 Radiologia
Os raios-x são emitidos por uma máquina, cursam pelo corpo do paciente e são detectados por um receptor do outro lado do paciente. Alguns destes raios são absorvidos mais do que outros, dependendo dos tecidos através dos quais eles passam. Na posição póstero- anterior (padrão): 
Alternativas
Q3071843 Radiologia
A exposição normal dos indivíduos deve ser restringida de tal modo que nem a dose efetiva nem a dose equivalente nos órgãos ou tecidos de interesse, causadas pela possível combinação de exposições originadas por práticas autorizadas, excedam o limite de dose especificado, salvo em circunstâncias especiais, autorizadas pela CNEN.
A dose efetiva de corpo inteiro para indivíduo ocupacionalmente exposto NÃO deve ultrapassar: 
Alternativas
Q3071842 Radiologia
Sobre regras de sinalização para proteção contra radiações ionizantes, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3071835 Radiologia
O fracionamento da dose total de radiação é uma forma de dividir em menores porções diárias a alta dose final necessária. Busca-se menor toxicidade com alta efetividade do tratamento.
O fracionamento está fundamentado nos chamados “5 Rs” da Radiobiologia. Assinale a alternativa que não faz parte dos 5Rs: 
Alternativas
Q3071833 Radiologia
Pode-se definir radiologia por: 
Alternativas
Q3054661 Radiologia
Principal sistema responsável pelo equilíbrio hídrico e eletrolítico. Eletrólitos são compostos que se separam em íons quando dissolvidos em água. O equilíbrio eletrolítico é alcançado quando o número de eletrólitos que entram no corpo iguala o número que é eliminado. Os íons hidrogênio, por exemplo, são mantidos em concentrações precisas de forma que exista no corpo um equilíbrio acidobásico, ou pH. Refere-se corretamente ao:
Alternativas
Q3054656 Radiologia
A produção de raios X requer muita energia elétrica. O tipo de energia fornecido pela companhia distribuidora de energia elétrica não é adequado para ser utilizado diretamente. Um equipamento deve possuir componentes que transformam, controlam e que, muitas vezes, acumulam a energia elétrica que será aplicada ao tubo. Este conjunto de componentes é chamado genericamente de:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: B
5: C
6: D
7: C
8: A
9: B
10: A
11: A
12: B
13: D
14: B
15: D
16: D
17: D
18: B
19: D
20: A