Questões de Concurso
Sobre fundamentos de dosimetria e radiobiologia em radiologia
Foram encontradas 578 questões
I. Kilovolt Peak refere-se ao potencial de tensão aplicado ao tubo de raio-X. Quanto maior o KVP, mais penetrante será o feixe de raios-X, resultando em uma imagem com maior contraste e menor densidade.
II. Miliamperes-segundos é a combinação de miliamperes e tempo de exposição. Determina a quantidade de radiação emitida, impactando a densidade da imagem. Quanto mais altos os MAs, menor a quantidade de radiação e a densidade da imagem.
III. Fitas e prendedores não auxiliam em manter o paciente na posição correta durante o exame, sendo um acessório não necessário para evitar que o paciente se movimente.
IV. A distorção radiográfica é um fator geométrico relevante na radiologia, referindo-se à representação inadequada do tamanho ou da forma dos tecidos na imagem obtida.
Assinale a alternativa INCORRETA:
( ) O ciclo celular das células de mamíferos pode ser dividido em quatro fases: mitose (M), seguida por G1, seguida pela fase de síntese de DNA (S), depois G2, e mitose novamente.
( ) Para células com tempos de ciclo celular mais longos e fases G1 significativamente longas, há um segundo pico de resistência no início da fase G1.
( ) A progressão do ciclo celular é controlada por um grupo de proteínas globulares localizadas na membrana celular.
( ) As variações na sensibilidade ao longo do ciclo celular não são importantes na radioterapia, pois o fracionamento e a dose total prescrita estão diretamente relacionados com o volume e a localização do tumor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A dose efetiva de corpo inteiro para indivíduo ocupacionalmente exposto NÃO deve ultrapassar:
O fracionamento está fundamentado nos chamados “5 Rs” da Radiobiologia. Assinale a alternativa que não faz parte dos 5Rs: