Questões de Concurso Sobre fundamentos de dosimetria e radiobiologia em radiologia

Foram encontradas 528 questões

Q3093364 Radiologia
A dose medida a 100 cm do ponto focal de um tubo de raios X vale 144 µGy quando operado a 70 kVp. Qual será a dose a uma distância de 300 cm do ponto focal do mesmo tubo, operando à mesma tensão?
Alternativas
Q3093363 Radiologia
Se comparados com a luz visível, os raios X utilizados na radiologia médica apresentam
Alternativas
Q3071845 Radiologia
Os raios-x são emitidos por uma máquina, cursam pelo corpo do paciente e são detectados por um receptor do outro lado do paciente. Alguns destes raios são absorvidos mais do que outros, dependendo dos tecidos através dos quais eles passam. Na posição póstero- anterior (padrão): 
Alternativas
Q3071843 Radiologia
A exposição normal dos indivíduos deve ser restringida de tal modo que nem a dose efetiva nem a dose equivalente nos órgãos ou tecidos de interesse, causadas pela possível combinação de exposições originadas por práticas autorizadas, excedam o limite de dose especificado, salvo em circunstâncias especiais, autorizadas pela CNEN.
A dose efetiva de corpo inteiro para indivíduo ocupacionalmente exposto NÃO deve ultrapassar: 
Alternativas
Q3071842 Radiologia
Sobre regras de sinalização para proteção contra radiações ionizantes, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3071835 Radiologia
O fracionamento da dose total de radiação é uma forma de dividir em menores porções diárias a alta dose final necessária. Busca-se menor toxicidade com alta efetividade do tratamento.
O fracionamento está fundamentado nos chamados “5 Rs” da Radiobiologia. Assinale a alternativa que não faz parte dos 5Rs: 
Alternativas
Q3071833 Radiologia
Pode-se definir radiologia por: 
Alternativas
Q3054661 Radiologia
Principal sistema responsável pelo equilíbrio hídrico e eletrolítico. Eletrólitos são compostos que se separam em íons quando dissolvidos em água. O equilíbrio eletrolítico é alcançado quando o número de eletrólitos que entram no corpo iguala o número que é eliminado. Os íons hidrogênio, por exemplo, são mantidos em concentrações precisas de forma que exista no corpo um equilíbrio acidobásico, ou pH. Refere-se corretamente ao:
Alternativas
Q3054656 Radiologia
A produção de raios X requer muita energia elétrica. O tipo de energia fornecido pela companhia distribuidora de energia elétrica não é adequado para ser utilizado diretamente. Um equipamento deve possuir componentes que transformam, controlam e que, muitas vezes, acumulam a energia elétrica que será aplicada ao tubo. Este conjunto de componentes é chamado genericamente de:
Alternativas
Q3054655 Radiologia
Os raios X são criados no interior de um tubo com vácuo através da conversão da energia dos elétrons em fótons. Um tubo ou ampola de raios X é um conversor de energia. Ele recebe energia elétrica e converte uma pequena parte em raios X e o restante, em:
Alternativas
Q3054544 Radiologia
Assinale a alternativa incorreta sobre Radioproteção e Dosimetria. 
Alternativas
Q3050841 Radiologia
Sobre o processo de formação da radiografia convencional e sobre a ampola de raios-x, é CORRETO afirmar:  
Alternativas
Q3050839 Radiologia
A densidade radiográfica ou densidade óptica é definida como:  
Alternativas
Q3050838 Radiologia
Considerando a densitometria óssea (DO) e seus princípios técnicos, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3044343 Radiologia
A aplicação mais corriqueira da “Física Moderna” é a “Física das Radiações”. O uso da “Física Moderna” na nossa vida pode ser dividido em “Física Médica” e “Física das Radiações”. Na “Física Médica” temos o uso terapêutico das radiações no tratamento do câncer; o uso do raio X na traumatologia; o uso da ressonância magnética nuclear e o do tomógrafo. Na indústria temos o uso das radiações nos ensaios não destrutivos. Por exemplo, temos o uso do raio X na detecção de trincas e falhas estruturais em óleos dutos. Analise as afirmações e escolha a opção incorreta.
Alternativas
Q3044342 Radiologia
Os exames de radiografia são essenciais para ter um bom diagnóstico, pois possibilitam a visualização de estruturas internas do corpo baseado nas diferenças de densidade entre elas. No entanto, o bom diagnóstico depende de uma alta qualidade da imagem radiográfica, ou seja, é preciso que ela apresente com nitidez a estrutura anatômica a ser analisada. Os fatores radiológicos são aspectos importantes a serem considerados em ambientes de trabalho que envolve a exposição a radiações ionizantes. Estes fatores podem ter um impacto significativo na saúde dos trabalhadores e na segurança do ambiente de trabalho. Desses fatores escolha a opção que traz o responsável pela qualidade e/ou poder de penetração dos feixes de raio X.
Alternativas
Q3044341 Radiologia
“Não se conhecem, com precisão, os efeitos biológicos da radiação para pequenas doses tanto para desenvolver uma lesão (nível somático), como para provocar mutação (nível genético)”. Em nível somático, ocorre destruição de tecidos em que a radiossensibilidade é maior, como o tecido vascular, sexual e oftálmico. Em nível genético, as mutações ocorrem por quebras de cromossomos que contêm os genes, ocorrendo reorganização aleatória e alterando o padrão hereditário. Escolha a opção que traz apenas efeitos determinísticos somáticos da exposição da radiação.
Alternativas
Q3044340 Radiologia
Existe uma grande dificuldade em se utilizar a radiação sem permitir que alguma radioatividade seja liberada em sua volta, o que pode gerar a exposição do trabalhador ao agente nocivo, porém, há uma quantidade determinada de radiação que pode ser tolerada pelo corpo humano sem que sejam esperados danos que superem os benefícios da utilização dela. Um exemplo, é ao se realizar um raio X de uma perna quebrada, o paciente fica exposto a radiação, mas a níveis aceitáveis para um processo esporádico. O trabalhador que opera a máquina de raio X também fica exposto a radiação e de forma frequente, porém a níveis reduzidos em relação ao paciente que recebe uma dose de radiação no local do exame. Equipamentos de proteção individual e coletivo também reduzem a dose absorvida pelo trabalhador. Escolha a opção que não representa tipos de radiação ionizante.
Alternativas
Q3033191 Radiologia
Leia as afirmativas abaixo acerca dos princípios de formação de imagem.

I. O contraste radiográfico é definido como a diferença de densidade em áreas adjacentes de uma radiografia ou outro receptor de imagem. II. O fato primário de controle da densidade é o mAs que controla a densidade por meio de controle direto da quantidade de raios emitidos do tubo de raios X durante uma exposição. III. Em regra, o mAs deve ser alterado em no mínimo 30% para que haja uma modificação notável na densidade radiográfica.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q3014948 Radiologia
Sobre física das radiações:

(__) As radiações são produzidas por processos de ajustes que ocorrem no núcleo ou nas camadas eletrônicas, ou pela interação de outras radiações ou partículas com o núcleo ou com o átomo.

(__) Raio X é a denominação dada à radiação eletromagnética de alta energia que tem origem na eletrosfera ou no freamento de partículas carregadas no campo eletromagnético do núcleo atômico ou dos elétrons.

(__) O efeito fotoelétrico é caracterizado pela transferência total da energia da radiação X a um único elétron orbital, que é expelido com uma energia cinética bem definida.

(__) Num tubo de raios X, o feixe de elétrons é gerado por emissão termoiônica num filamento arrefecido. O campo elétrico é obtido se aplicando uma alta voltagem entre os terminais do tubo de raios X, onde o alvo metálico, anodo, é polarizado positivamente e o filamento, catodo, negativamente.

(__) Ionização é o processo de interação onde elétrons são removidos dos orbitais pelas radiações, resultando em elétrons livres de alta energia, íons positivos ou radicais livres quando ocorrem quebra de ligações químicas.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D
5: D
6: D
7: B
8: D
9: A
10: A
11: A
12: C
13: E
14: B
15: D
16: B
17: D
18: D
19: D
20: D