Questões de Concurso Sobre patologia, diagnóstico e tratamento radioterápico em radiologia

Foram encontradas 1.235 questões

Q3094460 Radiologia
Com base nos avanços tecnológicos em radioterapia, podemos descrever que:

O _______ corresponde ao volume de tecido que contém um GTV visível e/ou doença maligna microscópica subclínica. O desenho do ______ é baseado em considerações anatômicas e topográficas, desconsiderando-se o movimento do paciente e dos órgãos, ou fatores técnicos (localização).  

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3071844 Radiologia
O Raio-X de Patela permite avaliar a patela, que se articula com o fêmur e protege a superfície da articulação do joelho. A avaliação radiográfica da articulação do joelho (intra-articular) NÃO permite diagnosticar: 
Alternativas
Q3071547 Radiologia
Em ultrassonografia o “sinal do halo” é indicador de algumas doenças.
Esse sinal é classicamente descrito como áreas sequenciais: 
Alternativas
Q3066015 Radiologia
Paciente realiza ressonância magnética que individualiza múltiplas formações císticas pancreáticas, conforme a imagem a seguir:
Imagem associada para resolução da questão Fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v. 43, n. 5, out. 1999.
Nesse caso, o paciente não possui maior risco de desenvolver:
Alternativas
Q3066014 Radiologia
De acordo com a classificação MY-RADS, no estágio 2, há:
I- Achados morfológicos consistentes com doença estável ou responsiva, com diminuição ligeira do número e do tamanho das lesões focais.
II- Doença recidivada.
III- Aparecimento suspeito e ambíguo de nova lesão.
IV- Achados morfológicos consistentes com doença estável ou responsiva, com diminuição inequívoca do número e do tamanho das lesões focais.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3066013 Radiologia
Não são achados comuns na avaliação ultrassonográfica de pacientes com hepatopatia crônica e ascite:  
Alternativas
Q3066012 Radiologia
Paciente feminina, 55 anos, com queixa de dor abdominal de início há 2 dias e massa palpável no epigástrio, realiza ultrassonografia, evidenciando massa cística na cabeça do pâncreas, com aspecto em “favo de mel”, exibindo inúmeros finos septos no seu interior e múltiplos pequenos cistos com conteúdo homogêneo. Marcadores tumorais negativos (CEA e CA19-9).
Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3066011 Radiologia
AFB, sexo feminino, 35 anos, realiza ecografia de abdome de rotina identificando-se nódulo hepático isoecogênico ao parênquima circunjacente, apresentando, ao Doppler colorido, padrão de vascularização em “roda de carroça”. Qual é a principal hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q3066006 Radiologia
RN, pré-termo, sexo feminino, 31 semanas, submetido a ultrassom transfontanela, tem na conclusão do laudo a seguinte classificação: Papile grau II. Qual é o achado descrito no relatório do exame?
Alternativas
Q3066005 Radiologia
MVF, neonato prematuro, de 28 semanas, fez ultrassom transfontanelar evidenciando hemorragia da matriz germativa. Sobre a classificação e as suas características, assinale a correspondência CORRETA.
Alternativas
Q3066004 Radiologia
Paciente RFS, sexo feminino, gravídica de 30 semanas com ultrassom pré-natal mostrando espinha bífida fetal. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3066003 Radiologia
CKCS, sexo feminino, 46 anos, com implantes mamários há 9 anos, começou a sentir dor e queimação na mama direita. Qual achado ultrassonográfico indica suspeita de ruptura intracapsular de implante mamário?
Alternativas
Q3054545 Radiologia
“A chance de se ter uma neoplasia mamária invasiva durante a vida, varia com a idade, etnia e dados geográficos, culturais e socioeconômicos. De uma maneira geral, a estimativa é de que aproximadamente 12,3% das mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama em algum momento ao longo de sua vida.” Análise a figura e as posições representadas (I, II, III e IV) e assinale a alternativa incorreta. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3054537 Radiologia

Analise as figuras (I, II e III) e as indicações das setas, depois assinale a alternativa correta.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3044345 Radiologia
O exame fornece uma visualização panorâmica do sistema coletor. Comumente são utilizadas incidências oblíquas do abdome para melhor demonstrar os trajetos ureterais, e uma radiografia pós-miccional que demonstra se o esvaziamento vesical é adequado. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3044342 Radiologia
Os exames de radiografia são essenciais para ter um bom diagnóstico, pois possibilitam a visualização de estruturas internas do corpo baseado nas diferenças de densidade entre elas. No entanto, o bom diagnóstico depende de uma alta qualidade da imagem radiográfica, ou seja, é preciso que ela apresente com nitidez a estrutura anatômica a ser analisada. Os fatores radiológicos são aspectos importantes a serem considerados em ambientes de trabalho que envolve a exposição a radiações ionizantes. Estes fatores podem ter um impacto significativo na saúde dos trabalhadores e na segurança do ambiente de trabalho. Desses fatores escolha a opção que traz o responsável pela qualidade e/ou poder de penetração dos feixes de raio X.
Alternativas
Q3012484 Radiologia
A tomografia computadorizada (TC) utiliza um computador para a reconstrução matemática de uma imagem axial do corpo humano, a partir de medições feitas pela transmissão de raios X através de finos cortes de tecido do paciente. A TC mostra cada corte separadamente, sem a sobreposição de estruturas borradas que é vista nas tomografias convencionais. Um feixe de raios X colimado é gerado em um dos lados do paciente. Ressonância magnética (RM) é uma técnica que produz imagens tomográficas por meio de campos magnéticos e ondas de rádio. Em relação a essas técnicas de obtenção de imagens, julgue o item a seguir.

O exame radiológico de tórax constitui um dos procedimentos mais solicitados nas UTIs neonatais, representando uma ferramenta indispensável no diagnóstico das doenças pulmonares em recém-nascidos a termo ou prematuros. Além disso, a radiografia de tórax nesses pacientes possibilita a avaliação dos posicionamentos de sonda nasogástrica, cânula endotraqueal e cateteres umbilicais arterial e venoso, bem como a detecção de alterações em estruturas ósseas e abdominais habitualmente incluídas nas radiografias de tórax do recém-nascido.

Alternativas
Q3012418 Radiologia



Paciente de 56 anos de idade com quadro de dor lombar e hematúria, sem febre ou alterações no leucograma, apresenta exames de tomografia computadorizada com as imagens I e II precedentes.

Considerando o provável diagnóstico de lesão renal para esse paciente, julgue o item seguinte.


Caso outras lesões renais com o mesmo diagnóstico fossem encontradas também no rim contralateral, associadas a cistos pancreáticos e hemangioblastomas no sistema nervoso central, provavelmente se estaria diante de uma síndrome de Von Hippel Lindau.

Alternativas
Q3012417 Radiologia



Paciente de 56 anos de idade com quadro de dor lombar e hematúria, sem febre ou alterações no leucograma, apresenta exames de tomografia computadorizada com as imagens I e II precedentes.

Considerando o provável diagnóstico de lesão renal para esse paciente, julgue o item seguinte.


Lesões renais como a desse paciente geralmente são sintomáticas, mesmo com dimensões menores, e raramente são encontradas como achado incidental em exames de imagem.

Alternativas
Q2961473 Radiologia

A respeito da fluoroscopia digital, assinale a opção correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: D
5: E
6: D
7: C
8: E
9: D
10: C
11: E
12: B
13: C
14: A
15: C
16: B
17: C
18: C
19: E
20: A