Questões de Radiologia - Patologia, Diagnóstico e Tratamento Radioterápico para Concurso
Foram encontradas 91 questões
O exame radiológico de tórax constitui um dos procedimentos mais solicitados nas UTIs neonatais, representando uma ferramenta indispensável no diagnóstico das doenças pulmonares em recém-nascidos a termo ou prematuros. Além disso, a radiografia de tórax nesses pacientes possibilita a avaliação dos posicionamentos de sonda nasogástrica, cânula endotraqueal e cateteres umbilicais arterial e venoso, bem como a detecção de alterações em estruturas ósseas e abdominais habitualmente incluídas nas radiografias de tórax do recém-nascido.
Imagens radiográficas feitas em filmes são avaliadas com base em quatro fatores de qualidade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
No entanto, apesar dos avanços, persistem desafios significativos. Um dos principais é a identificação e minimização dos efeitos adversos associados à dose prescrita para o tumor na radioterapia. Enquanto a precisão da terapia aumentou, alguns pacientes ainda experimentam efeitos colaterais que podem limitar sua qualidade de vida e comprometer sua capacidade de continuar o tratamento.
Desta forma, marque a alternativa que melhor indica quais são os efeitos adversos mais limitantes da dose prescrita para o tumor na radioterapia:
Ana Maria, de 40 anos, deu entrada na emergência do hospital de trauma de sua cidade, após ter sofrido um trauma na mão direita. O médico ortopedista solicitou dois raios X para avaliar a área afetada, a saber, a obliqua e o PA. Marque a alternativa que é a assertiva com relação ao posicionamento da mão na incidência PA.
Julgue o item subsequente.
A densitometria óssea é uma modalidade de diagnóstico
por imagem que determina a densidade mineral óssea de
uma ou mais regiões anatômicas do paciente, permitindo
o diagnóstico de doenças ósseas metabólicas e
endócrinas que envolvem alterações na autorregulação
dos sais inorgânicos, cálcio e fósforo, no corpo humano.
A osteoporose é um exemplo de doença que pode ser
diagnosticada por esse exame.
Em pedido médico de cintilografia, pode-se solicitar, além da imagem, a elaboração de gráfico temporal da concentração e o clareamento do radiofármaco em determinado órgão.
Em exames de TC com contraste, recomenda-se o uso de bombas automáticas de infusão: além de poderem reduzir a dose de radiação na equipe de enfermagem, elas podem melhorar a sincronia entre o tempo de injeção e a aquisição das imagens.
Para patologias que apresentem imagens anatômicas normais em TC, pode ser útil o uso de protocolos comparativos de imagens de RM ponderadas em T1 e T2, pois estas apresentam diferentes intensidades de sinal para regiões com acúmulo de água, como em edemas.