Questões de Concurso
Sobre planos de delimitação do corpo e eixos em radiologia
Foram encontradas 93 questões
I. A incidência anterior-posterior (AP) indica que o feixe de raio x entra pela parte posterior e sai pela parte anterior. II. A incidência posterior-anterior (PA) é recomendada quando se deseja observar a parte anterior da área examinada. III. A incidência oblíqua privilegia a visualização de um dos lados da parte anterior ou posterior, sendo necessário posicionar a parte solicitada mais próxima à chapa do aparelho de raio x. IV.A incidência anterior-posterior é indicada para visualizar a parte posterior da área a ser analisada.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Nas incidências oblíquas de coluna lombar, existem critérios para o posicionamento e a angulação corretos. Quanto à estrutura que será visualizada se a obliquidade estiver adequada, assinale a alternativa correta.
Existe um critério radiográfico para melhor visualização das estruturas nas incidências oblíquas medial e lateral do joelho. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
Para obtermos uma visualização adequada dos artelhos do pé na incidência anteroposterior oblíqua, são necessários posicionamentos específicos. Assinale a alternativa correta quanto a esses posicionamentos.
Existem oito ossos do carpo: quatro localizados na fileira proximal e quatro na fileira distal. Assinale a alternativa correta que contém os ossos componentes das fileiras proximal (P) e distal (D), respectivamente.
A rotina de Abdome Agudo, quando o paciente tem condições de ficar em posição ortostática, é realizada com três incidências: anteroposterior do abdome em decúbito dorsal, anteroposterior do abdome em ortostase e posteroanterior (PA) do tórax em ortostase. Quanto à justificativa do motivo da realização da incidência PA do tórax em ortostase, assinale a alternativa correta.
Na realização de exames gerais e especializados em radiologia, quando numa solicitação de exame consta uma “radiografia de tórax em PA”, isto significa que o raio central (RC) está indo de um plano:
Julgue o item subsequente.
Os planos sagital e coronal, por cortarem o corpo em seu
maior diâmetro, são considerados planos longitudinais,
sendo então perpendicular ao axial.
Para imagem abaixo, o Dfofi é de:
( ) Na incidência posteroanterior (PA) unilateral da mão, o terceiro dedo deve se apresentar alinhado com o rádio.
( ) Na incidência posteroanterior (PA) do carpo com desvio ulnar, devem constar na imagem radiográfica: o terço distal do rádio e da ulna e o terço proximal dos metacarpianos, e o escafoide deve estar bem visível.
( ) Na incidência anteroposterior (AP) do antebraço, as articulações do carpo (punho) e do cotovelo devem estar visíveis na imagem radiográfica, e o rádio e a ulna devem aparecer sem sobreposições.
( ) A incidência perfil externo (perfil lateral transtorácico, transtorácico ou incidência de Lawrence) é utilizada complementarmente no estudo do braço na pesquisa de fratura do colo umeral.
Assinale a sequência correta.
( ) Na incidência posteroanterior (incidência de Caldwell), as bordas superiores das partes petrosas dos ossos temporais (rochedos) devem estar projetadas no terço inferior das órbitas.
( ) Na incidência semiaxial anteroposterior (incidência de Reverchon, Breton, Towne, Worms, Altschul ou frontonucal), a angulação estará correta quando o dorso da sela turca estiver projetado fora do forame magno.
( ) Na incidência em perfil toda a cabeça (mandíbula inclusive), a primeira e a segunda vértebras cervicais devem estar projetadas na imagem radiográfica, e a sela turca deve ser demonstrada nitidamente sem distorção.
( ) Na incidência axial submentovértice (incidência de Hirtz ou axial do crânio), a angulação estará correta quando os côndilos mandibulares estiverem projetados adiante das partes petrosas dos ossos temporais (rochedos).
Assinale a sequência correta.