Questões de Concurso
Sobre processamento de imagens radiológicas em radiologia
Foram encontradas 577 questões
Artefatos são características visuais falsas em uma imagem médica que distorcem a interpretação do exame, levando a diagnósticos imprecisos. Observe a imagem a seguir.
BOTELHO, M. Z. Controle de qualidade de sistemas digitais. Disponível em:
<https://inis.iaea.org/collection/NCLCollectionStore/
_Public/46/131/46131489.pdf. Acesso em: 05 set. 2024.
Na imagem, a seta indica um artefato causado por
Com relação à ultrassonografia e suas características, julgue o item apresentado a seguir:
Por não utilizar radiação ionizante, este é o método de escolha para pacientes obstétricas, tanto no acompanhamento pré-natal quanto na avaliação de intercorrências clínicas, sendo as mais frequentes a infecção urinária, de origem litiásica ou não, e a colecistite durante a gestação.
(https:// incidências-rx-ombro/)
( )As ondas passam através do corpo da pessoa, sendo alguns raios absorvidos pelos tecidos e outros não. ( ) Tecidos densos (como os ossos) absorvem a maioria dos raios e aparecem nas radiografias como brancos, enquanto o ar não bloqueia nenhum raio e aparece preto. ( )A lucência se refere às áreas claras (brancas) da imagem.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
I. O contraste radiográfico é definido como a diferença de densidade em áreas adjacentes de uma radiografia ou outro receptor de imagem. II. O fato primário de controle da densidade é o mAs que controla a densidade por meio de controle direto da quantidade de raios emitidos do tubo de raios X durante uma exposição. III. Em regra, o mAs deve ser alterado em no mínimo 30% para que haja uma modificação notável na densidade radiográfica.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):