Questões de Radiologia para Concurso

Foram encontradas 879 questões

Q3044342 Radiologia
Os exames de radiografia são essenciais para ter um bom diagnóstico, pois possibilitam a visualização de estruturas internas do corpo baseado nas diferenças de densidade entre elas. No entanto, o bom diagnóstico depende de uma alta qualidade da imagem radiográfica, ou seja, é preciso que ela apresente com nitidez a estrutura anatômica a ser analisada. Os fatores radiológicos são aspectos importantes a serem considerados em ambientes de trabalho que envolve a exposição a radiações ionizantes. Estes fatores podem ter um impacto significativo na saúde dos trabalhadores e na segurança do ambiente de trabalho. Desses fatores escolha a opção que traz o responsável pela qualidade e/ou poder de penetração dos feixes de raio X.
Alternativas
Q3044340 Radiologia
Existe uma grande dificuldade em se utilizar a radiação sem permitir que alguma radioatividade seja liberada em sua volta, o que pode gerar a exposição do trabalhador ao agente nocivo, porém, há uma quantidade determinada de radiação que pode ser tolerada pelo corpo humano sem que sejam esperados danos que superem os benefícios da utilização dela. Um exemplo, é ao se realizar um raio X de uma perna quebrada, o paciente fica exposto a radiação, mas a níveis aceitáveis para um processo esporádico. O trabalhador que opera a máquina de raio X também fica exposto a radiação e de forma frequente, porém a níveis reduzidos em relação ao paciente que recebe uma dose de radiação no local do exame. Equipamentos de proteção individual e coletivo também reduzem a dose absorvida pelo trabalhador. Escolha a opção que não representa tipos de radiação ionizante.
Alternativas
Q3041776 Radiologia
A higiene das radiações secundárias, também conhecida como proteção contra radiação dispersa, é um conjunto de práticas e medidas destinadas a proteger pacientes, profissionais de saúde e o público em geral da exposição desnecessária à radiação dispersa durante procedimentos radiológicos. A radiação secundária é gerada quando os raios X primários interagem com os tecidos do paciente, produzindo radiação dispersa em várias direções. Para restringir o feixe de raios X ao menor tamanho necessário para a imagem, reduzindo a quantidade de radiação dispersa produzida, a priori, poderia ser conseguido pelo uso de: 
Alternativas
Q3012484 Radiologia
A tomografia computadorizada (TC) utiliza um computador para a reconstrução matemática de uma imagem axial do corpo humano, a partir de medições feitas pela transmissão de raios X através de finos cortes de tecido do paciente. A TC mostra cada corte separadamente, sem a sobreposição de estruturas borradas que é vista nas tomografias convencionais. Um feixe de raios X colimado é gerado em um dos lados do paciente. Ressonância magnética (RM) é uma técnica que produz imagens tomográficas por meio de campos magnéticos e ondas de rádio. Em relação a essas técnicas de obtenção de imagens, julgue o item a seguir.

O exame radiológico de tórax constitui um dos procedimentos mais solicitados nas UTIs neonatais, representando uma ferramenta indispensável no diagnóstico das doenças pulmonares em recém-nascidos a termo ou prematuros. Além disso, a radiografia de tórax nesses pacientes possibilita a avaliação dos posicionamentos de sonda nasogástrica, cânula endotraqueal e cateteres umbilicais arterial e venoso, bem como a detecção de alterações em estruturas ósseas e abdominais habitualmente incluídas nas radiografias de tórax do recém-nascido.

Alternativas
Q3012483 Radiologia
A tomografia computadorizada (TC) utiliza um computador para a reconstrução matemática de uma imagem axial do corpo humano, a partir de medições feitas pela transmissão de raios X através de finos cortes de tecido do paciente. A TC mostra cada corte separadamente, sem a sobreposição de estruturas borradas que é vista nas tomografias convencionais. Um feixe de raios X colimado é gerado em um dos lados do paciente. Ressonância magnética (RM) é uma técnica que produz imagens tomográficas por meio de campos magnéticos e ondas de rádio. Em relação a essas técnicas de obtenção de imagens, julgue o item a seguir.

Há certas circunstâncias em que é desejável obter uma radiografia deliberadamente em expiração. 

Alternativas
Q3012468 Radiologia
Tendo em vista que o estudo por imagem das mamas faz parte da rotina preventiva para o diagnóstico de cânceres nas mulheres a partir da quinta década de vida, haja vista a sua elevada incidência, e que esse estudo pode ser feito por mamografia, ultrassonografia e(ou) ressonância magnética, dependendo da idade da paciente e da indicação, julgue o item subsequente. 

A mamografia está indicada para rastreamento (rotina) e diagnóstico do câncer de mama, assim como acompanhamento terapêutico específico, principalmente em pacientes com história de câncer (de mama) na família. Por ser um método obtido por meio de radiação não ionizante, indica-se sua realização de 2 em 2 anos durante a quinta década de vida, e anualmente a partir da sexta década, salvo condições em que o acompanhamento se faça necessário com maior frequência (por exemplo, a cada seis meses para acompanhamento de nódulo).

Alternativas
Q2961350 Radiologia

Uma das possíveis consequências da interação da radiação com a matéria é o efeito Compton. Esse efeito é um dos principais responsáveis pela necessidade de se manter as portas das salas de imagem fechadas durante a irradiação, de se esconder atrás de um biombo e de outros procedimentos de proteção contra a radiação. A respeito desse tema, assinale a opção que apresenta a reação encontrada pelo raio X quando ele interage por efeito Compton.

Alternativas
Q2961349 Radiologia

A formação da imagem no filme radiográfico convencional é decorrente da interação da radiação ionizante com a emulsão fotográfica do filme. A informação contida no filme depende da densidade das estruturas na qual a radiação incidiu. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2926196 Radiologia

As grades antidifusoras usadas em radiologia são utilizadas para:

Alternativas
Q2900955 Radiologia
Um objeto de 10 cm apresenta-se com 12 cm na radiograia. O fator de magniicação é de:
Alternativas
Q2881130 Radiologia

Profissionais de saúde, de forma geral, devem seguir algumas regras de conduta para salvaguardar os direitos do paciente. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta comportamento ético considerado inadequado por parte do técnico em radiologia.

Alternativas
Q2847584 Radiologia
De acordo com Bontrager e Lampignano (2015) na incidência PA axial bilateral com carga do joelho (Método Rosenberg), a incidência do RC será:
Alternativas
Q2847581 Radiologia
No perfil axial para traumatismo (método de Coyle), segundo Bontrager e Lampignano (2015) para avaliação da cabeça radial, o posicionamento adequado e a incidência do RC será:
Alternativas
Q2847577 Radiologia
De acordo com BONTRAGER; LAMPIGNANO (2015, p. 246) "aspiração (obstrução mecânica) é mais comum em crianças, quando objetos estranhos são engolidos ou aspirados para dentro das vias aéreas da árvore brônquica". Segundo os autores, qual é o ajuste dos fatores de exposição ideal para a realização de raios-X do tórax e perfil das vias aéreas superiores em casos de indicação clínica de aspiração de corpo estranho?
Alternativas
Q2847574 Radiologia
" Os tecnólogos em radiologia aderem um código de ética que inclui responsabilidade por controlar a dose de radiação a todos os pacientes sob seu cuidado" (BONTRAGER; LAMPIGNANO, 2015, p. 180). Qual das alternativas a seguir NÃO se enquadra como recomendação dos autores para otimização da dose de radiação no paciente? 
Alternativas
Q2847573 Radiologia
De acordo com Bontrager e Lampignano (2015) a definição do processo de suavização no sistema digital refere-se a(o):
Alternativas
Q2847568 Radiologia
Seguindo em relação as posições gerais do corpo, segundo Bontrager e Lampignano (2015, p.78), o termo posição ao se realizar uma radiografia, refere-se a um posicionamento específico do corpo, definido "pela parte do corpo mais próxima do RI (oblíqua e lateral) ou pela superfície com a qual o paciente está deitado (decúbito)". A definição de posições obliquas posteriores direita e esquerda (OPD, OPE) segundo os autores, se refere:
Alternativas
Q2847566 Radiologia
Segundo Bontrager e Lampignano (2015, p. 66), planos, secções e linhas do corpo são "termos de posicionamento que descrevem os ângulos do RC (raio central) ou a relação entre as partes do corpo frequentemente relacionados a planos imaginários que passam através do corpo na posição anatômica". O plano coronal caracteriza-se por: 
Alternativas
Q2697603 Radiologia

Em relação aos critérios radiográficos para as incidências oblíquas da coluna cervical nos quais o técnico deve se apoiar para saber se o posicionamento está certo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2697585 Radiologia

Após a geração da imagem radiológica digital, esta deve ser gerenciada por meios de sistemas informatizados. Referente à PACS, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: C
5: C
6: E
7: C
8: C
9: D
10: C
11: B
12: C
13: D
14: A
15: C
16: A
17: B
18: B
19: D
20: B