Questões de Concurso Sobre sus: princípios e diretrizes em radiologia

Foram encontradas 52 questões

Q2559494 Radiologia
Os grandes objetivos e os campos de atuação do Sistema Único de Saúde estão apresentados nos artigos 5º e 6º da Lei nº 8.080/1990 — Lei Orgânica da Saúde. Com estes objetivos, o SUS deve atuar por meio da formulação de políticas e da execução de ações de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e ambiental, saúde do trabalhador, assistência terapêutica integral (inclusive farmacêutica), vigilância nutricional, orientação alimentar e saneamento e as relativas à política de sangue e hemoderivados. São objetivos do SUS:

I. Identificar e divulgar os fatores condicionantes e determinantes da saúde.

II. Formular a política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e de outros agravos, bem como estabelecer condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

III. Assistir às pessoas por intermédio das ações assistenciais e das atividades preventivas.


Está(ão) CORRETO(S): 
Alternativas
Q2555741 Radiologia
Em relação à Lei 8.080/90, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q2555740 Radiologia
Durante a realização de exames de radiografia em um hospital público, um técnico em radiologia observa que um paciente apresenta dificuldades para se posicionar corretamente no equipamento, o que compromete a qualidade das imagens obtidas. Diante dessa situação, o técnico em radiologia relembra uma legislação específica do SUS relacionada à prestação de cuidados aos pacientes.

De acordo com a legislação do SUS e as diretrizes éticas da profissão de técnico em radiologia, qual das seguintes condutas é mais apropriada para garantir a segurança e o conforto do paciente durante o procedimento de radiografia? 
Alternativas
Q2442788 Radiologia
Em consonância com a Lei Orgânica da Saúde, é de competência da direção municipal do SUS:
Alternativas
Q2387871 Radiologia
De a acordo com a Lei nº 8.080 de 1990, entende-se por _______________ um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Preencha a lacuna e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2387867 Radiologia
A Lei nº 8.080, de 1990, regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado. De acordo com essa lei, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2312251 Radiologia
A regulação no Setor Saúde é compreendida como ação social e abrange ações de regulamentação, fiscalização, controle, auditoria e avaliação de determinado sujeito social sobre a produção de bens e serviços em saúde, sendo o Estado um desses sujeitos e os outros sujeitos não estatais, como segmentos privados lucrativos presentes no setor (planos e seguros de saúde), corporações profissionais, usuários organizados (conselhos de saúde, por exemplo), dentre outros. 
Alternativas
Q2312248 Radiologia
A Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a centralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores.
Alternativas
Q2312242 Radiologia
Os programas de saúde, especialmente na forma de campanhas, constituíram a principal forma de ação do Ministério da Saúde no Brasil nas décadas anteriores à criação do SUS. As campanhas, como no combate à tuberculose e à hanseníase, eram organizadas a partir do Ministério da Saúde e sua estrutura vertical chegava aos estados e municípios, onde a execução se dava de modo cooperativo com as secretarias de saúde. 
Alternativas
Q2312240 Radiologia
A Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil vem sendo pensada a partir de diferentes tecnologias, estruturadas em serviços territorializados, construídos da seguinte forma: Serviços Assistenciais em Oncologia, Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade. 
Alternativas
Q2312239 Radiologia
As Conferências de Saúde são órgãos deliberativos que atuam como espaços participativos estratégicos na reivindicação, formulação, controle e avaliação da execução das políticas públicas de saúde. Já os Conselhos de Saúde consistem em fóruns públicos que acontecem a cada quatro anos, por meio de discussões realizadas em etapas locais, estaduais e nacional, com a participação de segmentos sociais representativos do SUS (prestadores, gestores, trabalhadores e usuários), para avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. 
Alternativas
Q2312234 Radiologia
Racionalizar os gastos e otimizar os recursos, possibilitando ganho em escala nas ações e serviços de saúde de abrangência regional, constitui um dos objetivos da regionalização.
Alternativas
Q2312229 Radiologia
As Redes de Atenção à Saúde são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Atualmente, existem apenas 03 tipos de Redes Temáticas de Atenção à Saúde: Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil - Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) e Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas. 
Alternativas
Q2312227 Radiologia
A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os estados e os municípios. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
Alternativas
Q2312223 Radiologia
A responsabilidade do financiamento do sistema Único de Saúde (SUS) é Bipartite, por meio da vinculação de orçamento da seguridade social. De acordo com a Lei 141/2012, os municípios devem investir no mínimo 15% de suas receitas; e os estados, 12%.
Alternativas
Q2312222 Radiologia
Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do país, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. 
Alternativas
Q2312219 Radiologia
O SUS conta, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: Conferência de Saúde e Órgão governamental de saúde. 
Alternativas
Q2312212 Radiologia
Quanto à responsabilidade sanitária das instâncias gestoras do SUS, todo município é responsável pela integralidade da atenção à saúde da sua população, exercendo essa responsabilidade de forma solidária com o estado e a União, sendo o financiamento do Sistema Único de Saúde advindo unicamente da União. 
Alternativas
Q2312209 Radiologia
As ações e os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS são desenvolvidos conforme as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal e obedecem ao princípio de descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo, mas com ênfase na centralização dos serviços para os municípios.
Alternativas
Q2312207 Radiologia
As propostas da Reforma Sanitária resultaram na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: C
5: C
6: D
7: C
8: E
9: C
10: E
11: E
12: C
13: E
14: C
15: E
16: E
17: E
18: E
19: E
20: C