Questões de Concurso
Sobre planejamento e programação local de saúde no brasil em saúde pública
Foram encontradas 952 questões
( ) Problemas atuais são aqueles objeto de intervenção imediata e dinâmica, identificados como presentes, enfrentados de forma contínua e ocasional e monitorados por meio de dados e informações de natureza quantitativa e/ou qualitativa.
( ) Problemas potenciais são aqueles que estão presentes, mas na realidade epidemiológica do Distrito Sanitário não há evidências de uma série de condições e/ou fatores que predispõem o seu aparecimento.
( ) Problemas solucionados são os problemas que ocorrem no presente e não estão sob controle epidemiológico, exigindo ainda ações de manutenção ou de prevenção.
( ) Problemas normativos são aqueles geralmente predefinidos como existentes e generalizados para diferentes realidades, sem que realmente sejam verdadeiros para todas elas.
A sequência do correto julgamento é:
I.Escolher os objetivos para nortear a confecção, direcionando para os assuntos que deseja visualizar.
II.Identificar a disponibilidade dos dados mapeáveis.
III.Definir o local que vai ser mapeado.
É CORRETO o que se afirma em:
I.A territorialização consiste no processo de definição da área de atuação das equipes de saúde, considerando as características da população, a organização social, cultural e econômica, além das condições de acesso aos serviços de saúde.
II.O processo de territorialização considera apenas dados epidemiológicos, não considerando os fatores sociais, culturais e econômicos.
III.A definição dos territórios de atuação das equipes de saúde ocorre de maneira fixa e imutável, sem necessidade de reavaliações ou ajustes.
É CORRETO o que se afirma em:
Nesse sentido, assinale a opção que indica uma das Práticas Integrativas oferecidas pelo do Sistema Único de Saúde (SUS).
( ) A segurança do paciente pressupõe a adoção de ações visando a ausência total de riscos para a ocorrência de evento adverso com dano ao paciente.
( ) Os processos de trabalho, infraestrutura, insumos e procedimentos são considerados tecnologias em saúde.
( ) As boas práticas para o funcionamento do serviço de saúde inviabilizam a execução do plano de segurança do paciente.
( ) Todo evento averso resulta em dano ao paciente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:
I. A reabilitação intensiva, ventilação mecânica invasiva domiciliar são situações elegíveis para o usuário ser admitido na Atenção Domiciliar.
II. Os cuidados em saúde realizados pelo Programa: Melhor em Casa podem ser complementares à internação hospitalar.
III. A equipe de atenção primária em saúde de referência deve compartilhar do projeto terapêutico singular dos usuários sob o cuidado do Serviço de Atenção Domiciliar/Programa: Melhor em Casa.
IV. O repasse financeiro para o custeio mensal do Serviço de Atenção Domiciliar é de responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, sem a necessidade de complementação pelos Estados e Municípios.
V. Os recursos de telessaúde e tecnologia de informação e comunicação não estão contemplados nas atividades do Serviço de Atenção Domiciliar/Programa: Melhor em Casa.
A Portaria nº 2.135, de 25 de setembro de 2013, estabelece diretrizes para o processo de planejamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os instrumentos para tal planejamento são o Plano de Saúde, as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão. Avalie se o planejamento no âmbito do SUS deve ter como base os seguintes pressupostos:
I. Planejamento como responsabilidade individual de cada um dos três entes federados, a ser desenvolvido de forma contínua, articulada e integrada.
II. Respeito aos resultados das pactuações entre os gestores nas Comissões Intergestores Regionais (CIR) e Tripartite (CIT).
III. Planejamento ascendente e integrado, do nível local até o federal, orientado por problemas e necessidades de saúde para a construção das diretrizes, objetivos e metas.
Está correto o que se afirma em
(Política Nacional da Atenção Básica, pag. 54)
Nesse sentido, avalie se os itens necessários à Estratégia Saúde da Família incluem:
I. existência de equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família);
II. número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe;
III. cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000, respeitando critérios de equidade para essa definição;
IV. cadastramento de cada profissional de saúde em apenas uma eSF, exceção feita somente ao profissional médico, que poderá atuar em, no máximo, duas eSF e com carga horária total de 40 horas semanais.
Estão corretos os itens
I. A criação de consórcios interfederativos facilita o compartilhamento de custos e responsabilidades entre os entes federativos, promovendo maior eficiência no atendimento regionalizado.
II. Os consórcios interfederativos substituem a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e Bipartite (CI no planejamento e gestão de recursos do SUS.
III. A interoperabilidade de sistemas informatizados e a transparência na publicação de indicadores de desempenho fortalecem a regionalização e a equidade no SUS.
Está correto o que se afirma em:
Esse território sob a atuação do agente comunitário de saúde é denominado