Questões de Concurso Sobre planejamento e programação local de saúde no brasil em saúde pública

Foram encontradas 952 questões

Q3297107 Saúde Pública
Julgue os itens apresentados a seguir em V para verdadeiro e F para falso, com base na categorização dos problemas enfrentados no processo de distritalização:

( ) Problemas atuais são aqueles objeto de intervenção imediata e dinâmica, identificados como presentes, enfrentados de forma contínua e ocasional e monitorados por meio de dados e informações de natureza quantitativa e/ou qualitativa.

( ) Problemas potenciais são aqueles que estão presentes, mas na realidade epidemiológica do Distrito Sanitário não há evidências de uma série de condições e/ou fatores que predispõem o seu aparecimento.

( ) Problemas solucionados são os problemas que ocorrem no presente e não estão sob controle epidemiológico, exigindo ainda ações de manutenção ou de prevenção.

( ) Problemas normativos são aqueles geralmente predefinidos como existentes e generalizados para diferentes realidades, sem que realmente sejam verdadeiros para todas elas.


A sequência do correto julgamento é:
Alternativas
Q3297106 Saúde Pública
O Território do distrito sanitário compreende uma área geográfica que comporta uma população com características epidemiológicas e sociais e com suas necessidades e os recursos de saúde para atendê-la. Já a área geográfica é definida para cada realidade, podendo ser constituída por: 
Alternativas
Q3289006 Saúde Pública
Durante uma campanha de saúde pública, observou-se que a comunicação ineficaz com a população dificultou a adesão a programas de vacinação. Qual estratégia seria mais adequada para melhorar a adesão?
Alternativas
Q3285818 Saúde Pública
De acordo com a Portaria GM/MS n.º 3.088/2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), no âmbito do SUS, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q3277875 Saúde Pública
Considerando as desigualdades sociais em diferentes territórios, assinalar a alternativa que representa a melhor estratégia de atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em áreas com alta vulnerabilidade social.
Alternativas
Q3273361 Saúde Pública
A elaboração de um mapa na área da saúde requer um processo planejado e estruturado, em que cada etapa seja cuidadosamente definida. Como base para a elaboração de um mapa, é imprescindível:

I.Escolher os objetivos para nortear a confecção, direcionando para os assuntos que deseja visualizar.
II.Identificar a disponibilidade dos dados mapeáveis.
III.Definir o local que vai ser mapeado.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3273358 Saúde Pública
 A territorialização visa garantir a organização dos serviços de saúde de acordo com as características e necessidades da população de um determinado espaço geográfico. No que se refere a territorialização, analise asa afirmativas abaixo.

I.A territorialização consiste no processo de definição da área de atuação das equipes de saúde, considerando as características da população, a organização social, cultural e econômica, além das condições de acesso aos serviços de saúde.
II.O processo de territorialização considera apenas dados epidemiológicos, não considerando os fatores sociais, culturais e econômicos.
III.A definição dos territórios de atuação das equipes de saúde ocorre de maneira fixa e imutável, sem necessidade de reavaliações ou ajustes.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3266812 Saúde Pública
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, promover e recuperar a saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre o ser humano, o meio ambiente e a sociedade.
Nesse sentido, assinale a opção que indica uma das Práticas Integrativas oferecidas pelo do Sistema Único de Saúde (SUS).
Alternativas
Ano: 2025 Banca: SELECON Órgão: HEMOMINAS Provas: SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Qualquer Área de Formação | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Arquiteto | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Assistente Social | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Bibliotecário | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Biomédico/Biólogo/Farmacêutico/Bioquímico - 40 Horas | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - MEDHH - Nível III - Grau A - Médico Patologista | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Pedagogo | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Analista de Captação | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - MEDHH - Nível III - Grau A - Médico Cirurgião Plástico | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - MEDHH - Nível III - Grau A - Médico do Trabalho | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - MEDHH - Nível III - Grau A - Médico Hematologista | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Enfermeiro | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Engenheiro Civil | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Engenheiro de Produção | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Farmacêutico | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Fisioterapeuta | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - MEDHH - Nível III - Grau A - Médico com Qualquer Especialidade |
Q3260888 Saúde Pública
Em um município de médio porte, a Unidade Básica de Saúde (UBS) está enfrentando um aumento significativo na demanda espontânea de pacientes. Muitos deles buscam atendimento devido a problemas de saúde de menor complexidade, como hipertensão não controlada, gripe comum e dúvidas sobre alimentação saudável. No entanto, devido à alta demanda, o atendimento tem se tornado mais lento e os profissionais de saúde estão sobrecarregados. Diante desse cenário, a estratégia mais adequada para a gestão dessa demanda, respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantindo a continuidade da Atenção Primária à Saúde, é:
Alternativas
Q3258605 Saúde Pública
A Resolução de Diretoria Colegiada nº 36, de 25 de Julho de 2013, institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde. Com base nessa resolução, analise as afirmativas a seguir e classifique em Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A segurança do paciente pressupõe a adoção de ações visando a ausência total de riscos para a ocorrência de evento adverso com dano ao paciente.
( ) Os processos de trabalho, infraestrutura, insumos e procedimentos são considerados tecnologias em saúde.
( ) As boas práticas para o funcionamento do serviço de saúde inviabilizam a execução do plano de segurança do paciente.
( ) Todo evento averso resulta em dano ao paciente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:
Alternativas
Q3258604 Saúde Pública
A Portaria nº 3.004 de 02 de janeiro de 2024 dispõe sobre a atualização das regras do Serviço de Atenção Domiciliar e do Programa: Melhor em Casa. Com base nessa portaria, analise as afirmativas a seguir.

I. A reabilitação intensiva, ventilação mecânica invasiva domiciliar são situações elegíveis para o usuário ser admitido na Atenção Domiciliar.
II. Os cuidados em saúde realizados pelo Programa: Melhor em Casa podem ser complementares à internação hospitalar.
III. A equipe de atenção primária em saúde de referência deve compartilhar do projeto terapêutico singular dos usuários sob o cuidado do Serviço de Atenção Domiciliar/Programa: Melhor em Casa.
IV. O repasse financeiro para o custeio mensal do Serviço de Atenção Domiciliar é de responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, sem a necessidade de complementação pelos Estados e Municípios.
V. Os recursos de telessaúde e tecnologia de informação e comunicação não estão contemplados nas atividades do Serviço de Atenção Domiciliar/Programa: Melhor em Casa.
Alternativas
Q3252779 Saúde Pública

A Portaria nº 2.135, de 25 de setembro de 2013, estabelece diretrizes para o processo de planejamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


Os instrumentos para tal planejamento são o Plano de Saúde, as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão. Avalie se o planejamento no âmbito do SUS deve ter como base os seguintes pressupostos:



I. Planejamento como responsabilidade individual de cada um dos três entes federados, a ser desenvolvido de forma contínua, articulada e integrada.


II. Respeito aos resultados das pactuações entre os gestores nas Comissões Intergestores Regionais (CIR) e Tripartite (CIT).


III. Planejamento ascendente e integrado, do nível local até o federal, orientado por problemas e necessidades de saúde para a construção das diretrizes, objetivos e metas.



Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3249122 Saúde Pública
A Estratégia Saúde da Família visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e pelos gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, as diretrizes e os fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.
(Política Nacional da Atenção Básica, pag. 54)

Nesse sentido, avalie se os itens necessários à Estratégia Saúde da Família incluem:

I. existência de equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família);
II. número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe;
III. cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000, respeitando critérios de equidade para essa definição;
IV. cadastramento de cada profissional de saúde em apenas uma eSF, exceção feita somente ao profissional médico, que poderá atuar em, no máximo, duas eSF e com carga horária total de 40 horas semanais.

Estão corretos os itens
Alternativas
Q3248467 Saúde Pública
A legislação que embasa o SUS prevê o compartilhamento de decisões de planejamento e financiamento em instâncias como a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e Bipartite (CI. Assim, analise as afirmativas a seguir.

I. A criação de consórcios interfederativos facilita o compartilhamento de custos e responsabilidades entre os entes federativos, promovendo maior eficiência no atendimento regionalizado.
II. Os consórcios interfederativos substituem a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e Bipartite (CI no planejamento e gestão de recursos do SUS.
III. A interoperabilidade de sistemas informatizados e a transparência na publicação de indicadores de desempenho fortalecem a regionalização e a equidade no SUS.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3236085 Saúde Pública
As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são definidas como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Sobre esse assunto, é correto afirmar:
Alternativas
Q3235338 Saúde Pública
O trabalho na atenção básica envolve, primeiramente, o conhecimento do território onde os profissionais irão atuar. É necessário conhecer os pontos vulneráveis ou frágeis e os pontos positivos da região, bem como saber se na sua região existem equipamentos públicos para atendimento da população.
Esse território sob a atuação do agente comunitário de saúde é denominado
Alternativas
Q3235336 Saúde Pública
Nas residências com crianças recém-nascidas, de 0 a 28 dias, o agente comunitário de saúde deve
Alternativas
Q3235335 Saúde Pública
Durante as visitas domiciliares, é importante que o agente comunitário de saúde identifique
Alternativas
Q3234376 Saúde Pública
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem um papel crucial no acompanhamento das gestantes durante as visitas domiciliares. Assinale a alternativa que descreve corretamente o que o ACS deve observar nessas visitas:
Alternativas
Q3234375 Saúde Pública
Durante uma tarde, Nicole, uma jovem estudante, lhe pergunta: "O que significa microárea no contexto do SUS?" A resposta correta seria:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: A
5: B
6: A
7: D
8: C
9: D
10: D
11: A
12: E
13: E
14: A
15: B
16: E
17: C
18: C
19: B
20: B