Questões de Concurso
Sobre estudos epidemiológicos e doenças endêmicas em segurança e saúde no trabalho
Foram encontradas 412 questões
Nesse contexto, o médico optou pelo estudo
A construção de um sistema de informação para a vigilância ambiental em saúde que integre aspectos de saúde e de meio ambiente, permite a produção de informações estatísticas facilitadoras da interpretação da dinâmica com os demais sistemas, possibilitem a construção e identificação de indicadores de saúde ambiental.
Essas estatísticas podem ser produzidas por meio da interação dos registros dos diversos sistemas da área de saúde com dados ambientais, gerando indicadores que correlacionem variáveis das duas áreas.
Acerca do assunto, avalie as afirmativas a seguir.
I. A Vigilância Ambiental em Saúde utilizará como ferramenta fundamental o georeferenciamento de dados que é o processo usado para referenciar registros tabulares a um lugar da superfície da terra ou unidade territorial (bairro, município, localidade, etc.), possibilitando assim, a elaboração de mapas de risco capazes de auxiliar a tomada de decisão nas diversas instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS).
II. A Vigilância Ambiental em Saúde deverá ser concebida e estruturada de forma que seja plenamente compatível com os Sistemas de Informação da Vigilância Epidemiológica e dos grandes bancos de dados de saúde existentes no país, assegurando desta forma, que não haja duplicidade de ação e que a partir do cruzamento das informações dos sistemas de informação do Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde (Sinvas) com os demais sistemas, possibilitem a construção e identificação de indicadores de saúde ambiental.
III. Para a viabilização da Vigilância Ambiental em Saúde, considera-se fundamental a realização de estudos e análises que permitam relacionar os efeitos à saúde com determinados fatores ambientais, utilizando indicadores de saúde e ambiente, sistemas de informação, ou ainda, estudos epidemiológicos.
Está correto o que se afirma em
O principal objetivo da epidemiologia é prevenir doenças e promover saúde. Para que isso seja possível, é necessário conhecer as causas das doenças e agravos à saúde e as maneiras pelas quais podem ser modificados. O conceito de causa é fonte de muita controvérsia em epidemiologia. O processo pelo qual se faz inferência causal é o principal tema da filosofia geral da ciência, e o conceito de causa tem diferentes significados em diferentes contextos.
A capacidade de um estudo demonstrar a causalidade é um ponto importante a ser levado em consideração.
O tipo de estudo com maior capacidade de demonstração de causalidade é o
Existem diversas formas de medir a saúde, dependendo de qual é a sua definição; uma definição ampla mediria o nível de saúde e bem-estar, a capacidade funcional, a presença e causas de doenças e óbito e a expectativa de vida das populações.
(Donaldson, 1989).
Existem diferentes medidas e indicadores de bem-estar (social e econômico) na saúde e foram desenvolvidos certos índices de “saúde positiva” (Alleyne, 1998), tanto com fins operacionais, como para a investigação e promoção de condições saudáveis, em dimensões tais como a saúde mental, autoestima, satisfação com o trabalho, exercício físico, etc.
Com base no tema, avalie as seguintes afirmativas sobre indicadores de saúde:
I. Os indicadores de saúde funcional tratam de medir o impacto dos problemas de saúde na vida diária, por exemplo, a capacidade para realizar atividades cotidianas, lesões e acidentes domésticos e no local do trabalho, e anos de vida livres de incapacidade.
II. Os indicadores de saúde medem na população diferentes aspectos relacionados com a função ou incapacidade, a ocorrência de doença ou óbito, bem como os aspectos relacionados com os recursos e desempenho dos serviços de saúde.
III. Os indicadores de morbidade geral ou por causas específicas permitem comparar o nível geral de saúde e identificar causas de mortalidade relevantes como acidentes, tabagismo, etc.
Está correto apenas o que se afirma em
A amostragem é um processo de seleção de um subconjunto da população de interesse que gera a amostra. A amostragem é uma área da estatística que estuda os métodos para determinar qual deve ser o tamanho de uma amostra para se atingir determinado objetivo e as técnicas de seleção de amostras que permitam realizar inferências sobre a população a partir da análise da amostra.
Acerca do tema, analise a afirmativa a seguir.
Este tipo de amostragem pode ser usado quando a população alvo do estudo é heterogênea e pode ser dividida em subgrupos homogêneos, e deseja-se que a amostra extraída da população tenha em cada subgrupo uma proporção de indivíduos igual ou semelhante à correspondente proporção na população.
Esse texto refere-se à amostragem
Acerca das doenças profissionais e do trabalho, julgue o item que se segue.
A doença endêmica adquirida pelo segurado habitante de região em que ela se desenvolva não é considerada doença do trabalho, salvo se adquirida como resultado direto de exposição pela natureza do trabalho.

O percentual de tempo em que o nível de ruído é superior a 90 decibéis é de, aproximadamente,
Considere a hipótese de que todos os empregados têm igual probabilidade de adquirir virose em determinado dia, e consulte, nos cálculos dessa questão, os valores da tabela a seguir.

Em um setor composto por 10 empregados, a probabilidade de pelo menos dois se ausentarem em um dia de trabalho, em função de alguma virose, é de aproximadamente,
Em relação à estatística e à epidemiologia em medicina do trabalho, julgue o item subsequente.
Considere que, em determinado ano, a população residente em um estado da federação tenha totalizado 8.300.000 habitantes, e que, nesse mesmo ano, tenham ocorrido 7.800 casos de dengue nesse estado. Nessa situação hipotética, a taxa de incidência de dengue ou o risco absoluto de contrair a doença no estado em apreço, no ano em questão, foi superior a 100 casos para cada 100.000 habitantes.
Em relação à estatística e à epidemiologia em medicina do trabalho, julgue o item subsequente.
O risco absoluto é a incidência da doença ou outro evento de interesse na população ou grupo populacional.
Em relação à estatística e à epidemiologia em medicina do trabalho, julgue o item subsequente.
O risco relativo é a probabilidade de ocorrência de doença entre os não expostos em relação aos expostos.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.