Questões de Concurso
Sobre nbr 5410 - instalações elétricas de baixa tensão em segurança e saúde no trabalho
Foram encontradas 76 questões
( ) Sempre que houverem inovações tecnológicas e estas sendo implementadas em novas instalações ou equipamentos elétricos, deve-se observar se existe homologação junto ao órgão competente, e, havendo, dispensa-se uma nova análise de risco.
( ) As intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 380 Volts em corrente alternada ou superior a 48 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que atendam ao que estabelece o item 10.8 - HABILITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, CAPACITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES.
( ) Para atividades em instalações elétricas deve ser garantida ao trabalhador iluminação adequada e uma posição de trabalho segura, de acordo com a NR 17 - Ergonomia, de forma a permitir que ele disponha dos membros superiores livres para a realização das tarefas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I.Limpeza, segurança, recepção, manutenção do prédio e dos seus equipamentos e outros são todas atividades consideradas como "facilidades" e são utilizadas na Administração Pública Contemporânea.
PORQUE
II.A Lei n.º 14.011/2020 admitiu a junção em um único contrato das "facilidades" relacionadas a manutenção, uso e gerenciamento do imóvel, além de eventuais obras e do fornecimento de equipamentos e materiais ligados às atividades necessárias ao funcionamento do imóvel.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Dispositivo de proteção à corrente diferencial-residual é o meio destinado a impedir contato com partes vivas perigosas em condições normais.
II. Componente é o termo empregado para designar itens da instalação que, dependendo do contexto, podem ser materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos (de geração, conversão, transformação, transmissão, armazenamento, distribuição ou utilização de eletricidade), máquinas, conjuntos ou mesmo segmentos ou partes da instalação.
III. Ponto de entrega é o ponto de conexão do sistema elétrico da empresa distribuidora de eletricidade com a instalação elétrica da(s) unidade(s) consumidora(s) e que delimita as responsabilidades da distribuidora, definidas pela autoridade reguladora.
Quais estão corretas?
I. Em banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, no mínimo 600 VA por ponto de tomada, até três pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, considerando-se cada um desses ambientes separadamente.
II. Nos demais cômodos ou dependências, no mínimo 50 VA por ponto de tomada.
III. Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, equipamento com corrente nominal superior a 5 A deve constituir um circuito independente.
Quais estão corretas?

A variante do esquema TN apresentada na figura é a
I. Linha elétrica de sinal é aquela em que trafegam sinais eletrônicos, sejam eles de telecomunicações, de intercâmbio de dados, de controle, de automação, etc.
II. Linha externa é aquela que entra ou sai de uma edificação, seja a linha de energia, de sinal, uma tubulação de água, de gás ou de qualquer outra utilidade.
III. Ponto de entrega é o ponto de conexão do sistema elétrico da empresa distribuidora de eletricidade com a instalação elétrica da(s) unidade(s) consumidora(s) e que delimita as responsabilidades da distribuidora, definidas pela autoridade reguladora.
Está(ão) CORRETO(S):
A NBR 5410 denomina “serviços de segurança” as instalações elétricas que – por motivos de segurança, econômicos ou administrativos – não podem sofrer interrupções. Nesse sentido, analise o trecho abaixo:
Em instalações de segurança sem seccionamento, há dois tipos de fonte: normal e de segurança. Ocorrendo uma falha de alimentação normal, a fonte de segurança é ligada automaticamente, restabelecendo-se a alimentação dos circuitos de segurança em breve intervalo (de 2 a 10 segundos). (1ª parte). Nas instalações de segurança não permanentes, os circuitos de segurança não estão permanentemente ligados, o que somente acontece quando ocorre falha no abastecimento normal. Desse modo, a confiabilidade é bem menor; por isso, é usado em locais de menor aglomeração de pessoas, como hotéis, museus, salas de aula etc. (2ª parte). Em instalações de segurança não automáticas, as falhas do abastecimento normal não necessitam ser prontamente atendidas pela fonte de segurança. Pode ser usado em pequenos hotéis, restaurantes, edifícios etc., onde, ocorrendo interrupção na fonte normal, a fonte de segurança é ligada manualmente (3ª parte).
Quais partes estão corretas?