Questões de Concurso Sobre normas regulamentadoras de ministério do trabalho e emprego em segurança e saúde no trabalho

Foram encontradas 18.300 questões

Q3092292 Segurança e Saúde no Trabalho
A disseminação do coworking é um fenômeno global que reflete mudanças significativas na forma como as pessoas trabalham, impulsionadas por avanços tecnológicos, mudanças econômicas, e a crescente demanda por flexibilidade e inovação nos ambientes de trabalho. Assim, para projetar um espaço de coworking onde a disposição das mesas deve ser otimizada para o conforto dos usuários, de acordo com a NR17, qual é a distância mínima recomendada entre mesas de trabalho em um ambiente de escritório para garantir a circulação segura e o conforto dos usuários?
Alternativas
Q3092291 Segurança e Saúde no Trabalho
Durante uma inspeção em uma edificação comercial, o responsável técnico foi questionado sobre a conformidade das saídas de emergência em relação às dimensões das portas. De acordo com a NR 23, qual é a largura mínima recomendada para as portas de saída de emergência em edificações com grande circulação de pessoas?
Alternativas
Q3091637 Segurança e Saúde no Trabalho
Marque a alternativa correta, à luz da NR 12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.
Alternativas
Q3091636 Segurança e Saúde no Trabalho
Responda a questão conforme estabelecido na NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. 

Considere se as assertivas são (C) certas ou (E) erradas e marque a alternativa com a sequência correta.


( ) É considerado profissional legalmente habilitado, o trabalhador, previamente, qualificado e com registro no competente conselho de classe.


( ) Os projetos devem assegurar que as instalações proporcionem aos trabalhadores iluminação adequada e uma posição de trabalho segura, de acordo com a NR 17 - Ergonomia.


( ) É considerado trabalhador qualificado, aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.


( ) Cabe aos trabalhadores responsabilizarem-se junto com a empresa pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive, quanto aos procedimentos internos de segurança e saúde.

Alternativas
Q3091635 Segurança e Saúde no Trabalho
Responda a questão conforme estabelecido na NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. 

Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e assinale a alternativa correspondente.


( ) Sempre que inovações tecnológicas forem implementadas ou para a entrada em operações de novas instalações ou equipamentos elétricos devem ser, previamente, elaboradas análises de risco, desenvolvidas com circuitos desenergizados e respectivos procedimentos de trabalho.

( ) As operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão, com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação, adequados para operação, podem ser realizadas por qualquer pessoa não advertida.

( ) Os circuitos elétricos com finalidades diferentes, tais como comunicação, sinalização, controle e tração elétrica, devem ser identificados e instalados, separadamente, salvo quando o desenvolvimento tecnológico permitir compartilhamento, respeitadas as definições de projetos.

( ) O projeto elétrico deve atender ao que dispõem as Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho, às regulamentações técnicas oficiais estabelecidas e ser assinado por profissional legalmente habilitado.

Alternativas
Q3090602 Segurança e Saúde no Trabalho
Analise as afirmativas abaixo sobre as Normas Regulamentadoras (NRs) e suas disposições:

I. De acordo com a NR 3, as consequências de um risco ocupacional são classificadas em cinco categorias: morte, severa, significativa, leve e nenhuma, conforme a severidade da lesão ou agravo à saúde.
II. A NR 6 estabelece que o capacete é um EPI utilizado apenas para proteger o crânio contra agentes térmicos e choques elétricos, não havendo necessidade de proteção contra impactos de objetos.
III. Segundo a NR 9, a avaliação da exposição ocupacional à vibração de corpo inteiro utiliza parâmetros como a aceleração resultante de exposição normalizada (aren) e o valor da dose de vibração resultante (VDVR).
IV. A NR 17 estabelece que o transporte manual de cargas, em qualquer situação, é permitido desde que o trabalhador esteja usando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados.
V. De acordo com a NRR1, cabe ao empregador rural orientar os trabalhadores sobre técnicas prevencionistas para evitar acidentes de trabalho e doenças profissionais, além de colaborar com as autoridades competentes.

É correto afirmar que:
Alternativas
Q3090600 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora NR1 estabelece diretrizes para a avaliação e controle dos riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. De acordo com as diretrizes da NR1 no processo de avaliação de riscos ocupacionais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3090598 Segurança e Saúde no Trabalho
As saídas de emergência são fundamentais em edificações para garantir a segurança dos ocupantes em situações de incêndio. Elas proporcionam caminhos contínuos e devidamente protegidos que levam até áreas seguras ou vias públicas, facilitando a evacuação das pessoas e o acesso das equipes de combate ao incêndio. Acerca das características das saídas de emergência, marque a resposta correta. 
Alternativas
Q3090597 Segurança e Saúde no Trabalho


Imagem associada para resolução da questão


A imagem acima mostra um tipo de Equipamento de Proteção Individual (EPI) utilizado para proteger as mãos dos trabalhadores. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta a função dessa luva.

Alternativas
Q3090596 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação ao método de combate adequado para cada classe de incêndio, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3089682 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora 10, que trata de Segurança em Instalações em Eletricidade, apresenta definições como Profissional Legalmente Habilitado, Trabalhador Qualificado e Trabalhador Capacitado. De acordo com o item 10.8.3, desta mesma norma, é considerado Trabalhador Capacitado aquele que:
Alternativas
Q3089680 Segurança e Saúde no Trabalho
A operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem ser realizadas por trabalhadores habilitados, qualificados ou capacitados, autorizados para este fim. Sobre a capacitação que trata o item 12.16, da NR 12, identifique a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3089678 Segurança e Saúde no Trabalho

O Glossário da NR 10, traz definições que aparecem no texto da norma. Entre elas está a seguinte descrição: “Ligação elétrica efetiva confiável e adequada intencional à terra, destinada a garantir a equipotencialidade e mantida, continuadamente, durante a intervenção na instalação elétrica.”

A definição se refere a qual alternativa?

Alternativas
Q3089676 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Norma Regulamentadora 12, que trata sobre Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, em seu item 12.1.8, são consideradas medidas de proteção, a ser adotadas nessa ordem de prioridade:
Alternativas
Q3089661 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 12 estabelece diretrizes de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, visando a proteção dos trabalhadores. Sobre as disposições dessa norma, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3088773 Segurança e Saúde no Trabalho
Leia o texto abaixo:

"[...] 'A Organização Internacional de Trabalho (OIT) apresentou em 2020 dados alarmantes, com a registro anual de 2,3 milhões de óbitos resultantes de acidentes ou doenças ocupacionais, com aproximadamente 6.400 pessoas mortas diariamente no mundo', afirma Mariano. O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em parceria do Ministério Público do Trabalho e OIT, apresentou dados de 2012 a 2020 registrados no Brasil, onde foram notificados mais de 5,5 milhões de acidentes do trabalho e mais de 20.400 óbitos. Isso significa que a cada 3 horas e 51 minutos morre um trabalhador brasileiro.

No ano de 2020, no Paraná, foram registradas 33.220 CATs − Comunicação de Acidentes de Trabalho, sendo que em 2019, foram registradas 45.395 ocorrências, isso significa um acidente de trabalho a cada 16 minutos e 12.103 casos para cada milhão de trabalhadores.

Nos últimos anos o tema ganhou destaque. 'A pandemia trouxe à tona as questões de prevenção, do uso de proteção e da higiene pessoal no ambiente de trabalho. Os empregadores entenderam que o cuidado com a saúde e a segurança dos seus funcionários, sejam eles próprios ou terceiros, é fundamental para lhes assegurar integridade física e mental, possibilitando a admissão de melhorias contínuas nos processo, o que reflete nos resultados produtivos', diz o engenheiro.

Além disso, ele ressalta que o governo vem promovendo uma série de atualizações nas Normas Regulamentadoras para simplificar, desburocratizar e consolidar a legislação trabalhista, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócio e ampliar a transparência , a segurança jurídica e corrigir os excessos. 'Isso nos mostra a importância dos investimento em práticas com o objetivo de promover à saúde e à segurança do trabalhador, realizando uma gestão mais eficiente dos riscos e perigos, conforme determina na nova versão da NR01 − Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, que promove um ambiente de trabalho mais saudável e seguro', afirma. [...]"


Acesso em: https://tinyurl.com/45vp33ek

Com base no texto e em seus conhecimentos, julgue o item seguinte:


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) deve ser formada em empresas de qualquer porte, e sua principal função é substituir o empregador na criação de normas e políticas de segurança e saúde no trabalho.

Alternativas
Q3088544 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR-32 estabelece diretrizes para a proteção da saúde e segurança dos trabalhadores em serviços de saúde, incluindo os que atuam em atividades de promoção e assistência à saúde. Com relação às medidas de prevenção contra riscos biológicos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3087785 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma das formas mais eficazes de prevenir a exposição a microrganismos em ambientes clínicos é o uso adequado de barreiras físicas que impeçam o contato direto com agentes patogênicos, especialmente aqueles que podem se dispersar por meio de aerossóis, gotículas ou superfícies contaminadas. Na Odontologia, onde o risco de contaminação cruzada é elevado devido à proximidade com a cavidade bucal e à manipulação de fluidos corporais, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) torna-se imprescindível. Esses EPIs incluem luvas, máscaras, óculos de proteção, protetores faciais e roupas adequadas, que garantem a segurança tanto do profissional quanto do paciente durante os procedimentos. Além de proteger contra contaminações diretas, os EPIs ajudam a manter um ambiente de trabalho seguro e higiênico, minimizando o risco de infecções cruzadas e melhorando a qualidade do atendimento odontológico.

Com relação ao uso de EPIs e suas recomendações, julgue o item apresentado a seguir:


As luvas de procedimento em copolímero sintético e as luvas de poliuretano são tipos específicos de luva que podem ser reutilizadas após serem lavadas com clorexidina.

Alternativas
Q3087784 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma das formas mais eficazes de prevenir a exposição a microrganismos em ambientes clínicos é o uso adequado de barreiras físicas que impeçam o contato direto com agentes patogênicos, especialmente aqueles que podem se dispersar por meio de aerossóis, gotículas ou superfícies contaminadas. Na Odontologia, onde o risco de contaminação cruzada é elevado devido à proximidade com a cavidade bucal e à manipulação de fluidos corporais, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) torna-se imprescindível. Esses EPIs incluem luvas, máscaras, óculos de proteção, protetores faciais e roupas adequadas, que garantem a segurança tanto do profissional quanto do paciente durante os procedimentos. Além de proteger contra contaminações diretas, os EPIs ajudam a manter um ambiente de trabalho seguro e higiênico, minimizando o risco de infecções cruzadas e melhorando a qualidade do atendimento odontológico.

Com relação ao uso de EPIs e suas recomendações, julgue o item apresentado a seguir:


As máscaras cirúrgicas normalmente usadas na odontologia protegem as mucosas da boca e do nariz do contato direto com gotículas de fluidos orais, e oferecem proteção contra pequenas partículas de aerossol importantes nas infecções transmitidas pelo ar, como na tuberculose e sarampo. 

Alternativas
Q3087783 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma das formas mais eficazes de prevenir a exposição a microrganismos em ambientes clínicos é o uso adequado de barreiras físicas que impeçam o contato direto com agentes patogênicos, especialmente aqueles que podem se dispersar por meio de aerossóis, gotículas ou superfícies contaminadas. Na Odontologia, onde o risco de contaminação cruzada é elevado devido à proximidade com a cavidade bucal e à manipulação de fluidos corporais, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) torna-se imprescindível. Esses EPIs incluem luvas, máscaras, óculos de proteção, protetores faciais e roupas adequadas, que garantem a segurança tanto do profissional quanto do paciente durante os procedimentos. Além de proteger contra contaminações diretas, os EPIs ajudam a manter um ambiente de trabalho seguro e higiênico, minimizando o risco de infecções cruzadas e melhorando a qualidade do atendimento odontológico.

Com relação ao uso de EPIs e suas recomendações, julgue o item apresentado a seguir:


O primeiro passo na colocação dos EPIs deve ser vestir roupas de proteção, a seguir as luvas e após, desembalar os instrumentos e os outros materiais sem que sejam tocados diretamente e, em seguida, coloca-se a máscara e os óculos.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: D
6: C
7: B
8: C
9: D
10: B
11: C
12: C
13: B
14: A
15: B
16: E
17: A
18: E
19: E
20: E