Questões de Concurso
Comentadas sobre nr 9 - norma regulamentadora n° 9 - programa de prevenção de riscos ambientais - ppra (agentes químicos) em segurança e saúde no trabalho
Foram encontradas 993 questões
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é um conjunto de medidas que visa a garantir a saúde e segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho. O PPRA é previsto na legislação federal, na NR-9, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1994.
Assinale a afirmativa correta sobre a NR-9 e o PPRA.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e sucessivamente, as etapas para o desenvolvimento do PPRA.
I. O conhecimento dos profissionais expostos. II. As medidas de prevenção já existentes. III. A identificação dos grupos de trabalhadores expostos.
Está CORRETO o que se afirma:
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item, com base nas normas regulamentadoras pertinentes à engenharia de segurança do trabalho.
O PGR deve incluir a análise de riscos relacionados à proteção contra acidente e incêndio, a agentes físicos, químicos, biológicos e a fatores ergonômicos.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Poeira mineral contendo sílica cristalina decorrente do processo mecânico de trituração e desbaste dos matacões é considerado agente físico.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Para duas situações térmicas nas quais IBUTG = 25 °C por 2 h, e IBUTG = 20 °C por 6 h, o IBUTG médio ponderado é de
28 °C.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Considera-se região de incerteza aquela nos quais os valores observados estão acima da metade dos limites de tolerância — para agente químico — e superior à metade do limite — para o agente físico ruído.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
A avaliação quantitativa das exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos apenas deverá ser realizada para comprovar o controle da exposição ocupacional aos agentes identificados, dimensionar a exposição ocupacional dos grupos de trabalhadores, e subsidiar o equacionamento das medidas de prevenção.
I. A NR-06 exige que todos os trabalhadores sejam treinados no uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
II. A NR-09 prevê a elaboração de programas que identifiquem, avaliem e controlem riscos ambientais nos locais de trabalho.
III. A NR-17 abrange exclusivamente questões relacionadas à postura dos trabalhadores, sem considerar outros aspectos ergonômicos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I - Riscos biológicos.
II - Riscos físicos.
III - Riscos químicos.
IV - Riscos ergonômicos.
Após a análise, marque a alternativa que aponta os riscos/exposições definidos na NR 9:
I. Os resultados das avaliações das exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos devem ser incorporados ao inventário de riscos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
II. A avaliação quantitativa deve ser representativa da exposição ocupacional, abrangendo aspectos organizacionais e condições ambientais que envolvam o trabalhador no exercício das suas atividades.
III. Na ausência de limites de tolerância previstos na NR 15 (Atividades e Operações Insalubres) e seus anexos, devem ser utilizados como referência para a adoção de medidas de prevenção aqueles previstos pela American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH).
Quais estão corretas?
I.O PPRA busca identificar e controlar os riscos ambientais, como agentes físicos, químicos e biológicos, que possam comprometer a saúde dos trabalhadores.
II.O PPRA é opcional para empresas de pequeno porte e deve ser implementado somente em ambientes com alto risco de acidentes.
III.A integração do PPRA com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é essencial para monitorar os efeitos dos riscos sobre a saúde dos trabalhadores.
Assinale a alternativa correta:
Considerando essas informações, julgue o item abaixo.
A NR 09 indica que, na ausência de limites de tolerância previstos na NR‑15 e seus anexos, devem ser utilizados como referência para a adoção de medidas de prevenção aqueles previstos pela ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Higyenists).
I- Comprovar o controle da exposição ocupacional aos agentes identificados;
II- Dimensionar a exposição ocupacional dos grupos de trabalhadores;
III- Subsidiar o equacionamento das medidas de prevenção.
Dos itens acima:
I. De acordo com a NR 3, as consequências de um risco ocupacional são classificadas em cinco categorias: morte, severa, significativa, leve e nenhuma, conforme a severidade da lesão ou agravo à saúde.
II. A NR 6 estabelece que o capacete é um EPI utilizado apenas para proteger o crânio contra agentes térmicos e choques elétricos, não havendo necessidade de proteção contra impactos de objetos.
III. Segundo a NR 9, a avaliação da exposição ocupacional à vibração de corpo inteiro utiliza parâmetros como a aceleração resultante de exposição normalizada (aren) e o valor da dose de vibração resultante (VDVR).
IV. A NR 17 estabelece que o transporte manual de cargas, em qualquer situação, é permitido desde que o trabalhador esteja usando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados.
V. De acordo com a NRR1, cabe ao empregador rural orientar os trabalhadores sobre técnicas prevencionistas para evitar acidentes de trabalho e doenças profissionais, além de colaborar com as autoridades competentes.
É correto afirmar que: