Questões de Concurso
Sobre assessoria e consultoria em serviço social em serviço social
Foram encontradas 196 questões
Constitui uma competência do assistente social prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, a empresas privadas e outras entidades em matéria de serviço social.
( ) Aquele que desenvolve o papel de assessor tem autoridade de ideias ou de competência, e não autoridade de mando.
( ) Consultoria vem da palavra “consultar”, que significa pedir opinião. Portanto, consultoria é mais pontual que assessoria, que remete à ideia de assistir.
( ) De acordo com o Código de Ética, é vetado ao assistente social realizar assessoria e consultoria a órgãos da Administração Pública direta e indireta em matéria de Serviço Social.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A assessoria em Serviço Social concretiza-se em uma instância de poder de decisão delegado ao assistente social que pode garantir-lhe status, legitimação e autoridade técnica.
II. A visão da assessoria como um espaço já construído na coletividade, com a participação de todos os segmentos envolvidos, é uma impossibilidade estratégica ao Serviço Social. Por isso, não é fundamental que o profissional seja capaz de realizar uma análise crítica acerca das refrações do capitalismo sobre o mundo do trabalho atual.
III. A assessoria como processo de trabalho do assistente social se constitui em competência técnica, se traduz em atribuição privativa da categoria profissional enquanto espaço de apropriação do conhecimento científico, de revisitação das teorias que embasam a profissão, de utilização dos referenciais jurídicos e normativos, e sobremaneira, como espaço de aproximação e intervenção na realidade.
Quais estão corretas?
A atuação do Serviço Social no âmbito da Consultoria e Assessoria tem se ampliado na última década. Sobre tais processos, assinale a afirmativa correta.
FONTE: Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Resolução N° 109,de 11 de novembro de 2009. Disponível em <https://www.mds.gov.br/web arquivos/publicacao/assistencig_social/Normativas/tipficacaopdf>
Para que o assessor obtenha o engajamento dos assessorados às suas proposições, é necessário que a assessoria esteja pautada em
I. O programa trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
II. A assessoria e a consultoria estão intrinsecamente ligadas, mas se distinguem pois a assessoria tem a ver com assistir; e a consultoria com pedir opinião, consultar a respeitode algo.
III. Os planos de governo propõem uma intencionalidade maior, mais abrangente. Eles são compostos de vários programas, projetos e até mesmo serviços, garantidos por meio de leis e portarias que os regulamentam de acordo com cada política.
IV. A supervisão é uma das atribuições do profissional de Serviço Social. É nesse processo que o assistente social contribui para a formação de futuros profissionais, ampliando e aprimorando as suas competências e a sua compreensão das dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas do Serviço Social.
Está correto o que se afirma em