Questões de Concurso
Sobre códigos de ética de 1947-1975 e de 1986 em serviço social
Foram encontradas 325 questões
(__)A ética é fundamental para a promoção e proteção dos direitos humanos em todas as esferas da vida.
(__)A violação dos direitos humanos geralmente decorre de ações que obedecem os princípios éticos.
(__)A proteção dos direitos humanos não exige um comprometimento ético.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Coluna 1: 1.Direito. 2.Dever. 3.Vedado.
Coluna 2:
(__)Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão. (__)Livre exercício das atividades inerentes à Profissão. (__)Transgredir qualquer preceito deste Código, bem como da Lei de Regulamentação da Profissão.
A sequência correta dessa associação é:
I - Os assistentes sociais devem se posicionar em favor da equidade e justiça social como um princípio basilar. Não obstante, a igualdade de acesso à saúde e ao atendimento da assistência social ainda precisa ser institucionalizada, ampliando as possibilidades de todos os sujeitos sociais.
II - Os princípios ou diretrizes que incentivam a participação da população, por meio de organizações representativas, alinham-se à defesa do aprofundamento da democracia prevista no Código de Ética Profissional dos assistentes sociais.
III - A defesa da ampliação e da consolidação da cidadania, favorável à garantia do acesso aos direitos civis, políticos e sociais, legitima-se quando as pessoas têm acesso às informações sobre a sua saúde e quando existe a ampliação da divulgação sobre benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais.
IV - Os princípios ou diretrizes que versam sobre a descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo, são contrários a quaisquer perspectivas democráticas.
V - A proteção integral dos direitos humanos, principalmente das vítimas de maus-tratos e violências, precisa ser incorporada pela política de saúde como um princípio. A sua inexistência contraria o princípio ético que versa sobre a defesa intransigente dos direitos humanos e o posicionamento contrário a qualquer prática de opressão.
Está CORRETO o que se afirma em
I. O conceito de ética significa costumes ou os modos de agir de uma sociedade, anteriores ao nosso nascimento, considerados como valores e obrigações, criação cultural e humana.
II. A liberdade, enquanto exigência do ato moral, não é mera ausência de limites, de desconsideração da situação.
III. A ética pode ser concebida como algo além da vida social e histórica.
Está CORRETO o que se afirma:
(1) Direito do assistente social. (2) Dever do assistente social. (3) Vedação ao assistente social.
( ) Programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente.
( ) Ter livre acesso à população usuária.
( ) Utilizar recursos institucionais (pessoal e/ou financeiro) para fins partidários, eleitorais e clientelistas.
I - O Código de Ética dos Assistentes Sociais de 1986 e 1993 reflete uma evolução significativa na profissão, passando de uma abordagem mais tradicional e assistencialista para uma visão mais progressista e comprometida com a transformação social. O Código de 1986 tinha um impacto limitado em termos de envolvimento político e social, com foco mais restrito à prática assistencial, já o de 1993 consegue reforçar a importância da defesa dos direitos humanos e da justiça social, alinhando a prática do Serviço Social às demandas contemporâneas.
PORQUE
II - O código e Ética de 1986 vem de um período de redemocratização, mas ainda refletia algumas restrições do regime anterior, com menos ênfase em direitos sociais amplos e maior foco em práticas assistenciais, mas ainda assim representou um avanço e um marco no Serviço Social, pois rompeu com as concepções filosóficas tradicionais do Serviço Social, nitidamente conservadoras.
A esse respeito é CORRETO concluir que
I. A defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo.
II. O reconhecimento da liberdade como valor ético central.
III. O empenho na eliminação de todas as formas de preconceito e o incentivo à diversidade.
Está correto o que se afirma em
I. Prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.
II. Ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios do Código e com erros técnicos praticados por Assistente Social ou qualquer outro profissional.
III. Prejudicar deliberadamente o trabalho e a reputação de outro profissional.
Está vedado o que se afirma em
I. Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões.
II. Desestimular, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar.
III. Ao realizar crítica pública a colega e outros(as) profissionais, fazê-lo sempre de maneira objetiva, construtiva e comprovável, assumindo sua inteira responsabilidade.
Quais estão corretos?
O projeto Ético Profissional fundamenta-se em alguns princípios. Assinale a alternativa correta.
É dever do assistente social nas suas relações com os usuários, conforme previsto no Código de Ética do Assistente Social.
Com base no Código de Ética do Assistente Social de 1993, constitui infração disciplinar.
O código de ética do Assistente Social indica um rumo ético-político, um horizonte para o exercício profissional. O desafio é a materialização dos princípios éticos na cotidianidade do trabalho, evitando que se transformem em indicativos abstratos, deslocados da realidade. O compromisso com ...... é afirmado como valor ético central, implicando ......, o que repercute efetivamente nas formas de realização do trabalho profissional e nos rumos a ele impressos.
A alternativa que completa corretamente as lacunas é:
O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, a Lei de Regulamentação da Profissão e as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social trazem uma determinada concepção de direitos e de cidadania que sustenta e alicerça o projeto ético-político profissional. Este pode ser definido como:
Dentre as penalidades aplicáveis às infrações ao Código de Ética profissional do Assistente Social não se encontra:
Segundo Vasconcelos, o Código de Ética Profissional, ao se posicionar em favor de equidade social que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática, referenda: