Questões de Concurso Comentadas sobre códigos de ética de 1947-1975 e de 1986 em serviço social

Foram encontradas 329 questões

Q3122616 Serviço Social
É princípio descrito no Código de Ética Profissional do Serviço Social: 
Alternativas
Q3068507 Serviço Social
A ética e os direitos humanos estão fortemente relacionados, pois ambos representam sistemas de valores fundamentais que orientam o comportamento humano e o funcionamento das sociedades. Diante disso, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:
(__)A ética é fundamental para a promoção e proteção dos direitos humanos em todas as esferas da vida.
(__)A violação dos direitos humanos geralmente decorre de ações que obedecem os princípios éticos.
(__)A proteção dos direitos humanos não exige um comprometimento ético.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Alternativas
Q3068506 Serviço Social
No que se refere aos direitos e as responsabilidades gerais do/a Assistente Social estabelecidos no Código de Ética Profissional do Assistente Social, associe as colunas abaixo. 
Coluna 1: 1.Direito. 2.Dever. 3.Vedado.
Coluna 2:
(__)Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão. (__)Livre exercício das atividades inerentes à Profissão. (__)Transgredir qualquer preceito deste Código, bem como da Lei de Regulamentação da Profissão.

A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q3068495 Serviço Social
No que se diz respeito as relações com Assistentes Sociais e outros/as Profissionais, estabelecidas no Código de Ética Profissional do Assistente Social, é vedado ao/à assistente social:
Alternativas
Q3066234 Serviço Social
Os princípios previstos no Código de Ética Profissional dos assistentes sociais estão alinhados com algumas diretrizes e princípios de políticas que compõem a seguridade social brasileira, tais como a política de saúde e de assistência social, e seus sistemas constitutivos. Com base nesses conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.

I - Os assistentes sociais devem se posicionar em favor da equidade e justiça social como um princípio basilar. Não obstante, a igualdade de acesso à saúde e ao atendimento da assistência social ainda precisa ser institucionalizada, ampliando as possibilidades de todos os sujeitos sociais.
II - Os princípios ou diretrizes que incentivam a participação da população, por meio de organizações representativas, alinham-se à defesa do aprofundamento da democracia prevista no Código de Ética Profissional dos assistentes sociais.
III - A defesa da ampliação e da consolidação da cidadania, favorável à garantia do acesso aos direitos civis, políticos e sociais, legitima-se quando as pessoas têm acesso às informações sobre a sua saúde e quando existe a ampliação da divulgação sobre benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais.
IV - Os princípios ou diretrizes que versam sobre a descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo, são contrários a quaisquer perspectivas democráticas.
V - A proteção integral dos direitos humanos, principalmente das vítimas de maus-tratos e violências, precisa ser incorporada pela política de saúde como um princípio. A sua inexistência contraria o princípio ético que versa sobre a defesa intransigente dos direitos humanos e o posicionamento contrário a qualquer prática de opressão.

Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3061732 Serviço Social
Sobre ética, seus fundamentos e rebatimentos no Serviço Social, analisar os itens.

I. O conceito de ética significa costumes ou os modos de agir de uma sociedade, anteriores ao nosso nascimento, considerados como valores e obrigações, criação cultural e humana.
II. A liberdade, enquanto exigência do ato moral, não é mera ausência de limites, de desconsideração da situação.
III. A ética pode ser concebida como algo além da vida social e histórica.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3061731 Serviço Social
Acerca do trabalho do Serviço Social, no que tange às dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico operativa, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3061724 Serviço Social
Em conformidade com o Código de Ética do/a Assistente Social, a respeito das relações com as instituições empregadoras e outras, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Direito do assistente social. (2) Dever do assistente social. (3) Vedação ao assistente social.

( ) Programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente.
( ) Ter livre acesso à população usuária.
( ) Utilizar recursos institucionais (pessoal e/ou financeiro) para fins partidários, eleitorais e clientelistas.
Alternativas
Q3053715 Serviço Social
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda a questão, que a ele se referem.

A história recente da sociedade brasileira, polarizada pela luta dos setores democráticos contra a ditadura e, em seguida, pela consolidação das liberdades políticas, propiciou uma rica experiência para todos os sujeitos sociais. Valores e práticas até então secundarizados (a defesa dos direitos civis, o reconhecimento positivo das peculiaridades individuais e sociais, o respeito à diversidade, etc.) adquiriram novos estatutos, adensando o elenco de reivindicações da cidadania. Nesse contexto, o Serviço Social experimentou, no Brasil, um profundo processo de renovação. Na intercorrência de mudanças ocorridas na sociedade brasileira com o próprio acúmulo profissional, o Serviço Social se desenvolveu teórica e praticamente, laicizou-se, diferenciou-se e, na entrada dos anos noventa, apresenta-se como profissão reconhecida academicamente e legitimada socialmente.
O Código de Ética Profissional de 1986 e 1993 foi uma expressão das conquistas e ganhos vivenciados pela categoria profissional nesse contexto de maioridade do Serviço Social.

Iamamoto, Marilda Villela. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: Capital Financeiro, Trabalho e Questão Social. 2ª ed., São Paulo: Cortez, 2007.
Considerando o texto apresentado, analise as assertivas I e II, a seguir:
I - O Código de Ética dos Assistentes Sociais de 1986 e 1993 reflete uma evolução significativa na profissão, passando de uma abordagem mais tradicional e assistencialista para uma visão mais progressista e comprometida com a transformação social. O Código de 1986 tinha um impacto limitado em termos de envolvimento político e social, com foco mais restrito à prática assistencial, já o de 1993 consegue reforçar a importância da defesa dos direitos humanos e da justiça social, alinhando a prática do Serviço Social às demandas contemporâneas.
PORQUE
II - O código e Ética de 1986 vem de um período de redemocratização, mas ainda refletia algumas restrições do regime anterior, com menos ênfase em direitos sociais amplos e maior foco em práticas assistenciais, mas ainda assim representou um avanço e um marco no Serviço Social, pois rompeu com as concepções filosóficas tradicionais do Serviço Social, nitidamente conservadoras.
A esse respeito é CORRETO concluir que
Alternativas
Q3051881 Serviço Social
Sobre os princípios do Código de Ética do Assistente Social, segundo a Lei nº 8.662/1993, analise as afirmativas a seguir.

I. A defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo.
II. O reconhecimento da liberdade como valor ético central.
III. O empenho na eliminação de todas as formas de preconceito e o incentivo à diversidade.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3051868 Serviço Social
O Código de Ética do Assistente Social prevê que as ações listadas a seguir são vedadas ao Assistente Social na relação com os profissionais.

I. Prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.
II. Ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios do Código e com erros técnicos praticados por Assistente Social ou qualquer outro profissional.
III. Prejudicar deliberadamente o trabalho e a reputação de outro profissional.

Está vedado o que se afirma em
Alternativas
Q3039253 Serviço Social
De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (2017): “ (...) as multideterminações sociais que promovem o fenômeno social 'população em situação de rua' não se explicam a partir de um só aspecto (como a falta de moradia, trabalho e renda, rompimento dos vínculos familiares, adversidades pessoais e doenças e fatores ligados a desastres geográficos, como inundações e secas). Por isso, enquanto categoria profissional, a atuação deve ser crítica, ética e propositiva, visando a romper com as diversas formas discriminatórias em relação à população em situação de rua e fortalecer a luta pelos seus direitos, com base nos princípios de nosso Código de Ética e das legislações que normatizam nossa profissão”. Sobre a Política Nacional para a População em Situação de Rua, Decreto nº 7.053/2009 e suas atualizações, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3039246 Serviço Social
A resolução CFESS nº 273 de 13 de março de 1993, estabelece o Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social e dá outras providências, sendo o mesmo “expressão da renovação e do amadurecimento teórico-político do Serviço Social e evidencia, em seus princípios fundamentais, o compromisso ético-político com todos os trabalhadores e trabalhadoras” (CRESS/RJ, 2020). De acordo com o Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993), marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3020579 Serviço Social
Conforme o Código de Ética da profissão, são deveres do assistente social:

I. Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões.
II. Desestimular, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar.
III. Ao realizar crítica pública a colega e outros(as) profissionais, fazê-lo sempre de maneira objetiva, construtiva e comprovável, assumindo sua inteira responsabilidade.

Quais estão corretos? 
Alternativas
Q3016632 Serviço Social
Os padrões de conduta profissional e as ações dos assistentes sociais são orientadas pela Ética Profissional, que é uma parte fundamental da prática. Dessa forma, um profissional ético que pretende desenvolver a justiça social procura:
Alternativas
Q2644021 Serviço Social

De acordo com o art. 2º do Código de Ética do Assistente Social - Resolução CFESS n° 273, de 13 de março de 1993 - constituem direitos do/a assistente social, EXCETO:

Alternativas
Q2628996 Serviço Social

São deveres do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:Exceto:

Alternativas
Q2609619 Serviço Social

É vedado ao Assistente Social:

Alternativas
Q2607887 Serviço Social

O artigo 2º do Código de Ética dos Assistentes coloca quais são os direitos e responsabilidades gerais do assistente social. Analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta sobre o Código de Ética.


I- Constitui-se direito do assistente social o livre exercício de atividades de qualquer natureza, mesmo não ligadas a profissão.

II- Ao assistente social é permitida a participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.

III- É permitido a violação do local de trabalho e acesso a arquivos e documentos por parte da equipe que trabalha junto ao assistente social mesmo que não se tenha a aprovação do profissional.

IV-É direito do assistente social o pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população.

V- O assistente social tem ampla autonomia no exercício da profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções.

Alternativas
Q2607886 Serviço Social

A Resolução CFESS nº 273/93 institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, o mesmo apresenta os direitos, deveres do profissional e as penalidades imposta caso o mesmo não seja cumprido. De acordo com esse código o trabalho do assistente social possui algumas situações que são permitidas e outras vedadas ao seu trabalho profissional. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: B
5: B
6: B
7: A
8: D
9: E
10: B
11: A
12: C
13: B
14: C
15: B
16: B
17: C
18: E
19: D
20: C