Questões de Concurso
Sobre estudo social, pareceres, perícia social, relatório social e laudo social em serviço social
Foram encontradas 880 questões
Tendo em vista os instrumentos técnico-operativos do Serviço Social, relacione a primeira coluna com a segunda, após assinale a alternativa correta.
• Através de um roteiro previamente elaborado, o entrevistador formula as perguntas conforme a ordem estabelecida. Geralmente, esse instrumento tem por objetivo traçar o perfil socioeconômico dos usuários, além de outras características exigidas como critérios de inclusão em programas sociais.
• Permite ao entrevistador explorar amplamente determinada questão, visa obter dados relevantes quanto à intervenção profissional, e as perguntas devem ser formuladas sem que haja introdução das respostas.
• São elaboradas perguntas abertas e fechadas. É a mais utilizada, por favorecer uma maior interação entre entrevistador e entrevistado.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os tipos de entrevista apresentados nos trechos acima.
( ) Pesquisar é exercício sistemático de indagação da realidade observada.
( ) Pesquisar fundamenta e instrumentaliza o profissional a desenvolver práticas comprometidas com mudanças significativas no contexto em que se insere e em relação à qualidade de vida do cidadão.
( ) A base da pesquisa para o serviço social é a prática profissional.
( ) A possibilidade que a pesquisa coloca à profissão é a de superar os entraves que o cotidiano dessa prática impõe.
( ) A pesquisa não é constitutiva, mas é constituinte de prática profissional.
( ) A prática profissional está fundamentada na relação teoria/prática, fazendo parte da natureza da profissão buscar compreender com neutralidade os fenômenos sociais para fundamentar sua intervenção.
I – O estudo social é uma avaliação, exame ou vistoria, solicitado ou determinado sempre que a situação exigir uma opinião técnica, a fim de contribuir para que o juiz forme sua convicção.
II – A perícia social é um documento elaborado por assistentes sociais, com uma apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social.
III – O laudo é utilizado no meio judiciário como mais um elemento de “prova”, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial.
IV – O estudo social, a perícia social, o laudo social e o parecer social fazem parte de uma metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do assistente social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
( ) A perícia social não inclui a emissão de laudos periciais ou pareceres, limitando-se à realização de vistorias.
( ) A perícia social pode ser realizada por qualquer profissional que tenha formação em áreas afins, independentemente de ser assistente social.
( ) A perícia social é uma atribuição privativa do assistente social, e envolve a realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social, sendo utilizada como prova pericial em processos judiciais.
( ) O Código de Processo Civil (CPC) define a perícia social como exclusiva para processos administrativos, sem validade em processos judiciais.
( ) A perícia técnica realizada por assistentes sociais é um procedimento facultativo, sem impacto em decisões judiciais ou processos formais.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1. O papel do assistente social é tomar decisões definitivas sobre a vida dos usuários, com base em sua experiência profissional.
2. O assistente social pode tomar decisões sobre a vida das pessoas, desde que esteja em uma posição de autoridade dentro da instituição em que atua.
3. A opinião técnica do assistente social pode ser emitida com base em seus valores pessoais, mesmo que sejam contrários ao projeto ético da profissão.
4. A emissão de opinião técnica pelo assistente social deve sempre ser feita de forma autoritária, para garantir o cumprimento das políticas sociais.
5. A opinião técnica do assistente social deve estar alinhada à direção social e aos princípios éticos da profissão, não cabendo ao profissional tomar decisões arbitrárias ou baseadas em valores pessoais contrários ao projeto profissional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O art. 5º/IV, da Lei n o 8.662/1993, que regulamenta nossa profissão, estabelece “realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.
Considerando que a perícia em serviço social, do ponto de vista jurídico, tem conotação de “prova pericial”, na emissão da opinião técnica em serviço social, quando o profissional realiza a perícia social, deve prevalecer