Questões de Concurso
Sobre estudo social, pareceres, perícia social, relatório social e laudo social em serviço social
Foram encontradas 891 questões
(CFESS, 2003, p.61)
No que diz respeito ao parecer social, é CORRETO afirmar que:
I. Avaliar o desempenho e a eficácia das atividades.
II. Identificar áreas que necessitam de ajustes ou intervenções.
III. Avaliar o engajamento e a continuidade das ações.
É CORRETO o que se afirma em
Instrumento técnico em que o assistente social realiza uma análise detalhada da situação vivenciada por um indivíduo, família ou comunidade, com o objetivo de fornecer subsídios para a tomada de decisão ou intervenção profissional.
Assim, é correto afirmar que o trecho define o(a)
Conforme preconizado pelos princípios éticos que direcionam a profissão de serviço social, a perícia social realizada por um assistente social deve ter a finalidade de avaliar e julgar a situação de um indivíduo ou grupo a fim de fornecer provas para uma decisão judicial.
Na realização do estudo social, ao interpretar as necessidades apresentadas pelos sujeitos, o assistente social deve compreendê-las como problemas individuais cuja satisfação está vinculada à competência individual dos sujeitos.
Na elaboração de um laudo, cabe ao assistente social realizar um estudo aprofundado sobre a problemática em questão, fundamentando a análise com o uso de linguagem técnica.
O estudo social é o processo de conhecimento mais amplo da realidade social de um indivíduo ou grupo, e seu registro, realizado por meio de relatório social, deve conter, conforme a peculiaridade e o estilo de cada profissional, as técnicas utilizadas e a manifestação final, com emissão de parecer.
Tendo em vista os instrumentos técnico-operativos do Serviço Social, relacione a primeira coluna com a segunda, após assinale a alternativa correta.
( ) Os profissionais do Serviço Social, no cotidiano profissional, podem elaborar estudos sociais, promover atividades de sensibilização e mobilização social e contribuir com os processos de formulação, implementação, execução e avaliação de políticas públicas e sociais.
( ) A teoria social crítica permite entender o processo evolutivo do Serviço Social, que tem na caridade e nas formas anteriores de ajuda as suas principais bases de fundamentação e direcionamento das ações profissionais.
( ) As diferentes situações de pobreza revelam elementos comuns que precisam ser considerados pelos profissionais do Serviço Social e identificá-las e considerá-las favorece a elaboração de uma resposta interventiva que pode ser aplicada indistintamente.
( ) Os assistentes sociais podem contribuir com a formação de outros profissionais, como supervisores de estágio curricular obrigatório em Serviço Social; contudo, nos casos em que a atividade não é obrigatória, e dada a sua relevância secundária em relação às disciplinas, essa supervisão pode ser feita por outro profissional.
( ) As necessidades das pessoas que precisam do acesso aos direitos e serviços socioassistenciais são condicionadas pelas lutas sociais e relações de poder socialmente estabelecidas.
Considerando as afirmativas de cima para abaixo, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
• Através de um roteiro previamente elaborado, o entrevistador formula as perguntas conforme a ordem estabelecida. Geralmente, esse instrumento tem por objetivo traçar o perfil socioeconômico dos usuários, além de outras características exigidas como critérios de inclusão em programas sociais.
• Permite ao entrevistador explorar amplamente determinada questão, visa obter dados relevantes quanto à intervenção profissional, e as perguntas devem ser formuladas sem que haja introdução das respostas.
• São elaboradas perguntas abertas e fechadas. É a mais utilizada, por favorecer uma maior interação entre entrevistador e entrevistado.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os tipos de entrevista apresentados nos trechos acima.
( ) Pesquisar é exercício sistemático de indagação da realidade observada.
( ) Pesquisar fundamenta e instrumentaliza o profissional a desenvolver práticas comprometidas com mudanças significativas no contexto em que se insere e em relação à qualidade de vida do cidadão.
( ) A base da pesquisa para o serviço social é a prática profissional.
( ) A possibilidade que a pesquisa coloca à profissão é a de superar os entraves que o cotidiano dessa prática impõe.
( ) A pesquisa não é constitutiva, mas é constituinte de prática profissional.
( ) A prática profissional está fundamentada na relação teoria/prática, fazendo parte da natureza da profissão buscar compreender com neutralidade os fenômenos sociais para fundamentar sua intervenção.