Questões de Concurso Comentadas sobre matricialidade sociofamiliar em serviço social

Foram encontradas 147 questões

Q3078781 Serviço Social
Acerca das concepções e modalidades de família, marque a alternativa que contêm o nome correto daquele cujo grupo familiar não possui pais, mas apenas parentes colaterais (como irmãos).
Alternativas
Q3071074 Serviço Social
As relações familiares desempenham um papel fundamental na vida dos indivíduos e são influenciadas por diversas políticas públicas. Qual a alternativa que melhor descreve a importância das políticas públicas no âmbito das relações familiares?
Alternativas
Q3027375 Serviço Social
Segundo a Lei Nº 8.069/1990, como é nomeado a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes?
Alternativas
Q2612383 Serviço Social

A família como uma instituição social, tem passado por mudanças aceleradas em sua estrutura, organização e função de seus membros. São configurações atuais de família reconhecidas pelo Sistema Único de Assistência Social:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: ACAFE Órgão: CELESC Prova: ACAFE - 2024 - CELESC - Assistente Social |
Q2590063 Serviço Social

A família, independentemente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades comunitárias de vida. Todavia, não se pode desconsiderar que ela se caracteriza como um espaço ________________, cuja dinâmica cotidiana de convivência é marcada por _____________ e geralmente, também, por ______________, além de que nas sociedades capitalistas a família é fundamental no âmbito da proteção social. (Política Nacional de Assistência Social – Matricialidade Sociofamiliar, 2009, p. 41).


As palavras que completam, CORRETAMENTE, essas lacunas são:

Alternativas
Q2570496 Serviço Social
Ao analisar o trabalho com famílias, (Mioto, 2015) expressa que, particularmente no contexto do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), pós-2004, houve uma ratificação de concepção e definição de funções para a família e a proteção social. Ela, a família, além de ser o centro das atenções socioassistenciais, é concebida como a unidade primeira de proteção de seus membros e deve ter, portanto, centralidade para a concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos da política de assistência social.
No âmbito do Estado, em especial da política da de assistência social, a matricialidade sociofamiliar tem sido fundamentada nos valores burgueses que consideram a família como instituição social privada e a impregna de responsabilidades na proteção dos seus indivíduos.


Assim, ainda hoje, na família se reproduz o papel protetivo e essa responsabilidade
Alternativas
Q2542095 Serviço Social
A assistência social enfrenta desafios frente aos novos modelos de família que surgem na sociedade contemporânea. Sobre a abordagem da assistência social em relação a esses novos modelos de família, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q2542088 Serviço Social
A história social da família oferece insights sobre as transformações nas estruturas e dinâmicas familiares ao longo do tempo. Sobre a história social da família, considere a alternativa correta:
Alternativas
Q2542087 Serviço Social
As redes de apoio social e as políticas públicas desempenham um papel crucial no fortalecimento das famílias. Sobre a interação entre famílias, redes e políticas públicas, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q2507917 Serviço Social
Julgue o item a seguir. 
A utilização de indicadores sociais é fundamental na prática profissional do Assistente Social, pois oferece dados relevantes para compreender a realidade social de indivíduos e comunidades atendidas. Esses indicadores orientam a formulação e implementação de políticas e programas sociais, permitindo uma intervenção mais precisa e eficaz para promover o bem-estar e a inclusão social. 

Alternativas
Q2494817 Serviço Social
No contexto dos programas de apoio sociofamiliar, a relação estabelecida entre família e Estado foi, ao longo da história, marcada pela instauração do Estado como:
Alternativas
Q2494816 Serviço Social
A oferta pública de rede continuada de serviços que garantam oportunidades e ação profissional para a construção, restauração e o fortalecimento de laços de pertencimento, de natureza geracional, intergeracional, familiar, de vizinhança e interesses comuns e societários, é:
Alternativas
Q2489186 Serviço Social
O apego, vínculo emocional recíproco entre um bebê e seu cuidador, constrói-se baseado em relacionamentos preliminares estabelecidos ainda com o feto e com a criança imaginada pelos pais, antes mesmo do seu nascimento. Sobre a formação do vínculo, analisar os itens.

I. Qualquer atividade por parte do bebê que provoque uma resposta do adulto pode ser considerada um comportamento de busca de apego: sorrir, chorar, sugar e olhar nos olhos.
II. A prática da amamentação não favorece a formação de vínculo entre mãe e filho; por isso, não precisa ser estimulada.
III. Por vezes, os modos como se dão as reações aos comportamentos do bebê podem ser indicativos de que sua família precisa de auxílio para superar o momento de crise.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q2459206 Serviço Social
Como é conhecido o registro público eletrônico com a finalidade de coletar, processar, sistematizar e disseminar informações para a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda?
Alternativas
Q2440596 Serviço Social
No contexto da Assistência Social, qual alternativa traz informações CORRETAS sobre a concepção de família e o trabalho social com as famílias? 
Alternativas
Q2440532 Serviço Social
Considerando as concepções e modalidades de família, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2353300 Serviço Social
No contexto do serviço social, o conceito de família é entendido de maneira ampla e dinâmica, reconhecendo a diversidade de arranjos familiares e suas complexidades. Sobre o conceito de família, é correto afirmar que o serviço social:
Alternativas
Q2331288 Serviço Social

Julgue o item subsequente. 


Os Serviços de Acolhimento, mais conhecidos como “abrigos”, variam suas características de acordo com a faixa etária e com a condição do público a ser atendido. Existem modalidades de acolhimento diferenciadas para crianças e adolescentes, jovens entre 18 e 21 anos, jovens e adultos com deficiência, adultos e famílias em situação de rua, mulheres em situação de violência doméstica, idosos e famílias ou indivíduos desabrigados/desalojados.
Alternativas
Q2327296 Serviço Social

Julgue o item subsequente. 


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um atendimento individual realizado com pessoas idosas, com a finalidade de valorizar o sentido da vida coletiva.

Alternativas
Q2327271 Serviço Social

Julgue o item subsequente. 


Quando ofertado em uma instituição pública considera-se que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é executado indiretamente. Já quando é operado por uma entidade de assistência social, ou seja, que não é uma instituição pública, é dito que o SCFV é executado diretamente.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: B
5: A
6: E
7: D
8: A
9: C
10: C
11: C
12: D
13: C
14: E
15: A
16: B
17: D
18: C
19: E
20: E