Questões de Concurso
Sobre movimento de renovação do serviço social em serviço social
Foram encontradas 262 questões
Acerca dos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir.
No âmbito da perspectiva modernizadora, delineada nas discussões promovidas nos seminários de Araxá e Teresópolis, privilegiam-se a centralidade do indivíduo, a valorização do diálogo como instrumento mediador e a promoção de transformações sociais.
Acerca dos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir.
A reatualização do conservadorismo, presente nas discussões realizadas nos seminários de Sumaré e Alto da Boa Vista, resgatou elementos do pensamento católico, influenciando diretamente a construção teórica e prática da profissão.
Acerca dos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir.
As elaborações consignadas nos documentos de Araxá e Teresópolis constituem marcos canônicos da vertente modernizadora do serviço social no contexto brasileiro.
Fonte: IAMAMOTO, Marilda Villela. Os desafios da profissão de Serviço Social no atual contexto de retrocessos das conquistas da classe trabalhadora. CFESS. Diálogos do cotidiano – Assistente social. Refle xões sobre o cotidiano profissional. Brasília, CFESS, 2021. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/12021Cfess-DialogosDoCotidianoVol1-Site.pdf
I- A profissão é considerada uma especialização do trabalho, inscrita na divisão social e técnica do trabalho.
II- O Serviço Social possui como matéria de sua atuação as políticas públicas.
III- Nas últimas décadas, houve uma efetiva retração de espaços ocupacionais dos(as) assistentes sociais na órbita das políticas públicas (nos níveis federal, estadual e municipal), diminuindo o mercado de trabalho especializado.
IV- Na contemporaneidade tem havido a ampliação de atribuições e competências do(a) assistente social para além da execução de políticas públicas, incluindo sua formulação, avaliação e financiamento, afirmando a necessidade social de trabalho desse(a) profissional.
É CORRETO o que se afirma em:
A tendência de reatualização do conservadorismo, presente no processo de renovação do Serviço Social brasileiro, traz pela primeira vez para o cenário profissional o recurso:
Netto (1996), aponta que no Serviço Social, há uma direção social estratégica que foi consolidada na passagem dos anos 80 e 90 e é fruto do acúmulo ideopolítico de uma determinada vertente do processo de renovação do Serviço Social. Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que completa corretamente o fragmento a seguir:
No marco da renovação crítica do serviço social no Brasil destaca-se a tese do sincretismo profissional. Esta formulação privilegia, na sua análise da profissão, a dimensão _____
Para Netto, um dos elementos que merece destaque no processo de renovação do Serviço Social, refere-se ao polêmico debate teórico metodológico profissional. Há uma tentativa de romper com a subalternidade intelectual determinada em muito por:
Acerca dos três momentos característicos da renovação do Serviço Social Brasileiro, segundo Netto (2011), qual vertente teórica representa “a intenção de ruptura”?
De acordo com Netto (2008): “É elemento constitutivo da renovação do Serviço Social a emergência, notadamente a partir de meados da década de setenta, de (...) um significativo debate teórico-metodológico”. As direções tomadas por essa renovação e suas respectivas vinculações teórico-metodológica, foram:
No movimento entre o conjunto de necessidades sociais que o Serviço Social foi sendo chamado a responder, as relações sociais e a atuação dos assistentes sociais, Gradativamente os assistentes sociais começam a criticar os instrumentais e técnicas, a importação de modelos estrangeiros e o lugar ocupado na divisão social e técnica do trabalho. Este movimento desencadeia reflexões sobre o direcionamento de suas ações e sua funcionalidade ao modo de produção. Na medida em que passam a questionar suas práticas e teorias propondo o rompimento com a ideologia dominante, inicia-se um novo ciclo para a categoria profissional. A partir de então, para legitimar o agir profissional, outras teorias foram gradualmente sendo incorporadas. Denominado como Movimento de Reconceituação. Sobre este o movimento é correto afirmar:
A discussão sobre o processo de ruptura do serviço social com o conservadorismo se constitui como uma das temáticas centrais no, debate dos fundamentos do serviço social. Conforme Netto (2007) o serviço social dá início à sua trajetória em busca da renovação da profissão: