Questões de Concurso
Sobre movimento de renovação do serviço social em serviço social
Foram encontradas 261 questões
Acerca dos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir.
No âmbito da perspectiva modernizadora, delineada nas discussões promovidas nos seminários de Araxá e Teresópolis, privilegiam-se a centralidade do indivíduo, a valorização do diálogo como instrumento mediador e a promoção de transformações sociais.
Acerca dos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir.
A reatualização do conservadorismo, presente nas discussões realizadas nos seminários de Sumaré e Alto da Boa Vista, resgatou elementos do pensamento católico, influenciando diretamente a construção teórica e prática da profissão.
Acerca dos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir.
As elaborações consignadas nos documentos de Araxá e Teresópolis constituem marcos canônicos da vertente modernizadora do serviço social no contexto brasileiro.
Fonte: IAMAMOTO, Marilda Villela. Os desafios da profissão de Serviço Social no atual contexto de retrocessos das conquistas da classe trabalhadora. CFESS. Diálogos do cotidiano – Assistente social. Refle xões sobre o cotidiano profissional. Brasília, CFESS, 2021. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/12021Cfess-DialogosDoCotidianoVol1-Site.pdf
I- A profissão é considerada uma especialização do trabalho, inscrita na divisão social e técnica do trabalho.
II- O Serviço Social possui como matéria de sua atuação as políticas públicas.
III- Nas últimas décadas, houve uma efetiva retração de espaços ocupacionais dos(as) assistentes sociais na órbita das políticas públicas (nos níveis federal, estadual e municipal), diminuindo o mercado de trabalho especializado.
IV- Na contemporaneidade tem havido a ampliação de atribuições e competências do(a) assistente social para além da execução de políticas públicas, incluindo sua formulação, avaliação e financiamento, afirmando a necessidade social de trabalho desse(a) profissional.
É CORRETO o que se afirma em:
A partir da influência teórica e metodológica da década de 1950 marcou-se a fase de renovação crítica da profissão do assistente social. Neste contexto o serviço social passa a ter influências teóricas heterogêneas, com a presença da teoria da modernização, em um período de desenvolvimento brasileiro e de aposta no capitalismo industrial. Diante desta realidade, o serviço social passa a ser um agente de extrema importância no enfrentamento da questão social. A partir de 1960, o serviço social começa a sofrer importantes transformações no movimento de reconceituação da profissão na América Latina, onde trazia uma denúncia do conservadorismo profissional, além disso questionava seus referenciais e buscava uma renovação da profissão nos níveis teórico, metodológico, técnico operativo e político. O processo de renovação expressa um quadro complexo e heterogêneo, com um pluralismo teórico, vários projetos em confronto, diferentes concepções de intervenção e práticas, novas propostas de formação profissional e uma fratura ideológica. Nesse processo, a perspectiva modernizadora foi um esforço para adequar o serviço social enquanto instrumento de intervenção às novas técnicas que atendessem às exigências postas pelo período, porém com uma visão funcionalista. Essa tendência foi expressa em alguns seminários. Assinale a alternativa correta sobre em qual deles houve a discussão.