Questões de Concurso Comentadas sobre noções gerais de políticas sociais em serviço social

Foram encontradas 1.401 questões

Q3223795 Serviço Social
Fundamentando-se no Decreto nº 9.761/2019 – Política Nacional sobre Drogas, é orientação geral estabelecer, de forma harmônica, planos, objetivos e metas comuns para os componentes do Sisnad e do Susp responsáveis por ações de redução da demanda, que considerem o conjunto da Pnad e da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, em especial dados:
Alternativas
Q3212336 Serviço Social
No contexto das políticas sociais, um grupo de assistentes sociais realiza um estudo para avaliar o impacto da política habitacional em comunidades periféricas. Durante o levantamento de dados, identificam que muitas famílias contempladas pelo programa de habitação popular continuam em situação de vulnerabilidade. Qual deve ser a recomendação do estudo? 
Alternativas
Q3208484 Serviço Social
Moreira (2022) aponta que as políticas habitacionais foram desenvolvidas para suprimir as necessidades criadas pela/pelo:
Alternativas
Q3208482 Serviço Social
A política social no Brasil e o Serviço Social estão relacionados de forma que o assistente social atua para executar as políticas sociais e o Estado as requisita para atender às necessidades sociais da população. Nesse tocante, Mioto e Nogueira (2013) apontam que a inserção dos assistentes sociais nas diferentes políticas setoriais vem demonstrando dificuldades na definição de seu papel: 
Alternativas
Q3178955 Serviço Social
As políticas públicas nas áreas de habitação, educação, trabalho, previdência e segurança social são fundamentais para garantir o bem-estar e a inclusão social dos cidadãos, principalmente as camadas mais vulneráveis da população. Essas políticas se interconectam e têm como objetivo a promoção da cidadania e a redução das desigualdades sociais.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as políticas de habitação, educação, trabalho, previdência e segurança social.
Alternativas
Q3160117 Serviço Social
A formulação, alteração ou implementação dos tipos de políticas sociais em um país, dependem muito das características do sistema político daquele país. Como as políticas sociais são, em sentido mais restrito, formas de intervenção do Estado na sociedade civil, a configuração política daquele país, interfere na maneira de concebê-las e implantá-las. Esping-Andersen (1996 apud BRAIDE, 2014) criou uma conhecida e utilizada tipologia de regimes de bem-estar, cada qual correspondendo a um modelo de política pública social adotada, característico do sistema político do país. Vejamos:

I. regime liberal, cujos atributos são: o mercado como lócus de uma solidariedade de base individual; a predominância do mercado na provisão social, da qual participam com menos peso a família e o Estado. Neste regime se enquadrariam países como os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, a Irlanda e o Reino Unido;
II. regime conservador-corporativo: fundado em uma solidariedade de base familiar, caracteriza-se por uma provisão social na qual a família desempenha papel central em relação ao caráter marginal do mercado e à ação subsidiária do Estado, tendo ainda por referência o status, o mérito e a sanção de autores coletivos e corporativos diferenciados. Neste regime estão a Alemanha, Itália, França e outros da Europa continental;
III. regime social-democrata: fundado na solidariedade de base universal, sendo o Estado o seu lócus principal, caracterizado por uma composição da provisão social em que o Estado desempenha papel em relação às posições marginais da família e do mercado. Integram esse grupo os países nórdicos, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia.

É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q3160116 Serviço Social
O campo do conhecimento sobre políticas públicas é uma área ligada, preferencialmente, à ciência política e pode ser “entendida como o conjunto de políticas, programas e ações do Estado, diretamente ou por meio de delegação, com objetivo de enfrentar desafios e aproveitar oportunidades de interesse coletivo” (CASTRO; OLIVEIRA, 2014, p. 22). Sobre a definição do que seja política pública, podemos considerar, exceto:
Alternativas
Q3155613 Serviço Social

Julgue o próximo item, relativo à intersetorialidade. 


Na estratégia da intersetorialidade, evitam-se as contradições nas decisões políticas, a fim de se prevenirem a fragmentação e a escassez de recursos que podem resultar dessa discordância.  

Alternativas
Q3155104 Serviço Social
O planejamento em Serviço Social é essencial para a formulação e execução de políticas sociais. Sobre as etapas do planejamento social, analise as afirmativas a seguir:

I. A etapa de diagnóstico consiste na análise dos dados quantitativos e qualitativos coletados, visando identificar as necessidades e potencialidades da população atendida e os recursos disponíveis para a intervenção.
II. No planejamento estratégico, a definição de objetivos deve ser flexível e modificada constantemente durante a execução, para que o plano de ação possa se ajustar às mudanças no contexto político e social.
III. A etapa de monitoramento é responsável por verificar a execução das atividades previstas no plano de ação, analisando se os resultados esperados estão sendo alcançados e permitindo ajustes pontuais no processo.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3149496 Serviço Social
O indicador social refere-se à medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas). São indicadores sociais:

I.Índice de desenvolvimento humano (IDH).
II.Taxa de analfabetismo.
III.Taxa de desemprego.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3203106 Serviço Social
Qual nome é dado ao conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social?
Alternativas
Q3199256 Serviço Social
Como as políticas de cotas são integradas nas ações afirmativas e na assistência estudantil?
Alternativas
Q3199255 Serviço Social
Quais são os projetos sociais desenvolvidos nas instituições públicas?
Alternativas
Q3199242 Serviço Social
Como as políticas de saúde, assistência social e previdência, no contexto da nossa atualidade, atendem e favorecem as necessidades humanas?
Alternativas
Q3199241 Serviço Social
Como as políticas sociais, a cidadania e os direitos direcionam a prestação de serviços públicos no âmbito do trabalho do assistente social?
Alternativas
Q3199240 Serviço Social
De que maneira o assistente social desenvolve suas atividades dentro do contexto social do Estado e da sociedade, considerando as políticas de cidadania e direitos?
Alternativas
Q3189924 Serviço Social
Quais são os requisitos para que uma pessoa tenha direito à Carteira do Idoso? Analise os itens a seguir.

I – comprovar que tem idade igual ou superior a 55 (cinquenta e cinco) anos;
II - renda igual ou inferior a 1 (um) saláriomínimo;
Alternativas
Q3188421 Serviço Social
As instâncias deliberativas, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, sistemáticas, institucionais, formais e criadas por lei com competências claras, as quais de modo geral, são incumbidas na formulação, supervisão e avaliação das políticas públicas, em âmbito federal, estadual e municipal são definidas como:
Alternativas
Q3142843 Serviço Social
Sobre o Sistema de Seguridade Social brasileiro, é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q3135668 Serviço Social
A atual desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais, tem operado uma profunda despolitização da questão social ao desqualificá-la como uma questão pública. Tal aspecto vem estimulando o empreendimento da:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: C
5: B
6: D
7: C
8: E
9: B
10: A
11: A
12: D
13: B
14: C
15: E
16: E
17: D
18: D
19: C
20: C