Questões de Concurso
Sobre política nacional de assistência social – pnas em serviço social
Foram encontradas 4.138 questões
Sobre o Trabalho Social com famílias, analise as afirmativas abaixo, atribuindo V para verdadeira e F para falsa, após, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) - As referências centrais para o desenvolvimento do Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social, que demarcam a sua especificidade, estão dadas pela Constituição Federal de 1988, pela Lei Orgânica da Assistência Social de 1993, pela Política Nacional de Assistência Social de 2004 e pela NOB/SUAS de 2005.
( ) - O Trabalho Social com Famílias no âmbito do PAIF é definido como um conjunto de procedimentos efetuados a partir de pressupostos éticos, conhecimento teórico-metodológico e técnicooperativo, com a finalidade de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de um conjunto de pessoas, unidas por laços consanguíneos, afetivos e/ou de solidariedade, com , com o objetivo de proteger seus direitos, apoiálas no desempenho da sua função de proteção e socialização de seus membros, bem como assegurar o convívio familiar e comunitário, a partir do reconhecimento do papel do Estado na proteção às famílias e aos seus membros mais vulneráveis.
( ) - O Trabalho Social com Famílias como um processo de trabalho que se desenvolve no campo da política social, desencadeado a partir de demandas postas por usuários aos serviços socioassistenciais e que tem como referência o reconhecimento de que a família, independente de sua configuração, continua sendo espaço privilegiado de convivência humana e, ao lado do trabalho, constitui um dos eixos organizadores da vida social.
( ) - As ações profissionais no Trabalho Social com Famílias estão condicionadas pelos fundamentos teórico-metodológicos que envolvem concepções acerca de categorias centrais para o seu desenvolvimento, tais como de proteção social, direitos de cidadania, autonomia, necessidades humanas e também de família. São justamente essas concepções que vão sustentar as finalidades que se quer alcançar.
I. O assistente social tem um processo de trabalho único e exclusivo nas políticas de assistência social.
II. A assistência social está na gênese do desenvolvimento do Serviço Social, entendido enquanto evolução da caridade.
III. Serviço Social e assistência social são políticas públicas.
Quais estão INCORRETAS?
Sendo assim, assinale a alternativa que indica corretamente a delimitação das idades estabelecidas na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.
I. Programa de Assistência Estudantil (PAE).
II. Programa de Bolsa Permanência (PBP).
III. Programa de Alimentação Saudável na Educação Superior (Pases).
IV. Programa Estudantil de Moradia (PEM).
V. Programa de Apoio ao Transporte do Estudante (Pate).
VI. Programa Incluir de Acessibilidade na Educação (Incluir).
VII. Programa de Permanência Parental na Educação (Propepe).
VIII. Programa de Acolhimento nas Bibliotecas (PAB).
IX. Programa de Atenção à Saúde Mental dos Estudantes (PAS).
X. Programa Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes).
XI. Benefício Permanência na Educação Superior.
( ) É uma das seguranças primordiais da política de assistência social.
( ) A conquista da autonomia na provisão dessas necessidades básicas é a orientação desta segurança da assistência social.
( ) Ela não opera com a provisão de necessidades humanas como direitos à alimentação, ao vestuário e ao abrigo, próprios à vida humana em sociedade.
Com base nas legislações e políticas sociais no Brasil, associe corretamente os documentos às suas respectivas áreas de abrangência.
a. ( ) Política Nacional de Assistência Social (PNAS)
b. ( ) Política Nacional para a População em Situação de Rua
c. ( ) Estatuto do Idoso - Lei n.º 10.741/2003
d. ( ) Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)
I. Diretrizes para o atendimento e assistência social às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
II. Garantia dos direitos da pessoa idosa, assegurando sua dignidade, participação na comunidade e proteção contra qualquer forma de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
III. Estratégias para a promoção, proteção e recuperação da saúde, com ênfase na prevenção de doenças e agravos.
IV. Abordagem articulada e integral para enfrentar a situação de rua, assegurando direitos e promovendo a reinserção social.
Assinale a alternativa correta.