Questões de Concurso
Sobre políticas sociais em serviço social
Foram encontradas 3.542 questões
I. Saúde. II. Educação. III. Assistência social.
Está CORRETO o que se afirma:
I. São fundamentais para promover a melhoria das condições de vida nas comunidades carentes.
II. São essenciais para o controle social e a participação da comunidade, tanto na inclusão em políticas de saúde quanto na fiscalização de sua implementação.
III. São desnecessárias, visto que já existem diversas políticas que garantem a participação popular.
Está CORRETO o que se afirma:
I. A referida norma promoveu a mudança do modelo assistencial em saúde mental no Brasil, priorizando o tratamento em comunidades terapêuticas e, como principal abordagem, a internação em hospitais filantrópicos.
II. A Política Nacional de Saúde Mental tem como um de seus princípios a reinserção social dos pacientes por meio de dispositivos como o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
III. A Lei Paulo Delgado estabelece como diretriz a garantia de direitos fundamentais às pessoas com transtornos mentais, buscando alternativas à internação hospitalar sempre que possível.
IV. A Política Nacional de Saúde Mental considera a articulação intersetorial como uma estratégia central, integrando saúde, assistência social e educação para ampliar a rede de suporte aos usuários.
Está correto o que se afirma apenas em
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as políticas públicas e direitos sociais, sua história e fundamentos.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a Constituição Federal de 1988, direitos sociais e organização do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as políticas de habitação, educação, trabalho, previdência e segurança social.
( ) Compete ao Município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizações da sociedade civil.
( ) Fica instituído o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) do Município de Tangará da Serra, órgão superior de deliberação colegiada, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social cujos membros, nomeados pelo Prefeito, têm mandato de 2 anos, permitida única recondução por igual período.
( ) O Município de Tangará da Serra atuará de forma articulada com as esferas federal e estadual, observadas as normas gerais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A organização da Assistência Social no Município observará o princípio da primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
( ) O Município de Tangará da Serra atuará de forma articulada com as esferas federal e estadual, observadas as normas gerais do SUAS, cabendo-lhe coordenar e executar os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais em seu âmbito.
( ) O Plano Municipal de Assistência Social é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução e o monitoramento da Política de Assistência Social no âmbito do Município de Tangará da Serra.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Acerca da política social e de elementos constitutivos da inserção da profissão de assistente social no mundo do trabalho, julgue o item a seguir.
O serviço social surge como estratégia de manutenção da dinâmica capitalista, na tentativa de controle da classe trabalhadora e de profissão gestora de políticas sociais que surgem como ações fragmentadas e setorizadas para enfrentar a gênese da questão social.
Acerca da política social e de elementos constitutivos da inserção da profissão de assistente social no mundo do trabalho, julgue o item a seguir.
A política social apresenta um caráter essencialmente contraditório ao se apresentar ao mesmo tempo como demanda do capital e demanda da luta da classe trabalhadora.
I. regime liberal, cujos atributos são: o mercado como lócus de uma solidariedade de base individual; a predominância do mercado na provisão social, da qual participam com menos peso a família e o Estado. Neste regime se enquadrariam países como os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, a Irlanda e o Reino Unido;
II. regime conservador-corporativo: fundado em uma solidariedade de base familiar, caracteriza-se por uma provisão social na qual a família desempenha papel central em relação ao caráter marginal do mercado e à ação subsidiária do Estado, tendo ainda por referência o status, o mérito e a sanção de autores coletivos e corporativos diferenciados. Neste regime estão a Alemanha, Itália, França e outros da Europa continental;
III. regime social-democrata: fundado na solidariedade de base universal, sendo o Estado o seu lócus principal, caracterizado por uma composição da provisão social em que o Estado desempenha papel em relação às posições marginais da família e do mercado. Integram esse grupo os países nórdicos, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia.
É verdadeiro o que se afirma em: