Questões de Concurso Sobre políticas sociais em serviço social

Foram encontradas 3.532 questões

Q3105866 Serviço Social
De acordo com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social - NOB-RH/SUAS, constituem-se Princípios e Diretrizes Nacionais para gestão do trabalho no âmbito do SUAS o descrito nas alternativas abaixo, EXCETO: (A)De acordo com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social - NOB-RH/SUAS, constituem-se Princípios e Diretrizes Nacionais para gestão do trabalho no âmbito do SUAS o descrito nas alternativas abaixo, EXCETO: 
Alternativas
Q3101792 Serviço Social
O processo de mundialização do capital, direcionado por princípios e recomendações de políticas neoliberais, infere em todas as instituições sociais. Assim sendo, o Estado, as famílias, o direito, as políticas sociais, por exemplo, são influenciados pelas tendências, dinâmicas e interesses capitalistas de acumulação. É nesse contexto contraditório que se tem um maior estímulo para a diminuição dos investimentos estatais no provimento das ações que podem promover melhores condições de vida para indivíduos, famílias e grupos. Ao considerar as influências neoliberais sob as ações do Estado, principalmente na elaboração, implementação e execução de políticas sociais, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3100251 Serviço Social
As políticas públicas que visam criar oportunidades de trabalho e aumentar a renda da população geralmente incluem programas de:
Alternativas
Q3100242 Serviço Social
Após o fim da ditadura militar, a redemocratização culminou na Constituição de 1988, que assegurou importantes direitos sociais. Entre os dispositivos constitucionais listados a seguir, um é reconhecido como um dos pilares fundamentais da proteção social no Brasil:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Assistente Social |
Q3094883 Serviço Social
Nos termos de Potyara A. P. Pereira na obra “Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais” (CFESS-ABEPSS, 2009), sobre Estado, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Assistente Social |
Q3094871 Serviço Social
Sobre as políticas sociais e o trabalho do assistente social, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Assistente Social |
Q3094870 Serviço Social
Sobre a questão social e as políticas sociais, analise as assertivas abaixo:

I. No capitalismo monopolista, o Estado é direcionado para garantir os direitos da classe trabalhadora a fim de produzir a emancipação política e humana. 
II. A funcionalidade essencial da política social do Estado burguês no capitalismo monopolista se expressa nos processos referentes à preservação e ao controle da força de trabalho. 
III. No capitalismo monopolista, a política social se constitui em políticas sociais, e as sequelas da questão social passam a ser enfrentadas em suas refrações, recortadas como problemáticas particulares (o desemprego, a fome, a carência habitacional etc.).

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3091781 Serviço Social
É nos marcos sócio-histórico da crise estrutural do capital que as políticas sociais, atreladas às lutas das(os) trabalhadoras(es) e a condição de cidadania, assumem 
Alternativas
Q3091778 Serviço Social
Instituída com a Constituição Federal de 1988, a seguridade social brasileira tem capilaridade em todo território nacional, efetivando-se com grandes fraturas e contradições, estabelecendo padrões diversos de proteção social, uma vez que
Alternativas
Q3091775 Serviço Social
O conservadorismo encontra condições favoráveis para sua expansão em momentos de crise social, dissimulando as contradições e os conflitos sociais. Diante do aumento das tensões e das lutas de classe, o poder dominante
Alternativas
Q3091773 Serviço Social
As configurações recentes das políticas sociais no Brasil se apresentam como políticas
Alternativas
Q3091772 Serviço Social
A partir da década de 1990, a ofensiva neoliberal ataca veementemente as políticas sociais, dentre elas a política de saúde. Neste sentido, emergem dois projetos em disputas que apresentam requisições contrárias à(ao) assistente social na saúde, denominados como projeto
Alternativas
Q3087432 Serviço Social
As iniciativas reformadoras em psiquiatria atravessam a história, mas a novidade deste processo que chamamos de reforma psiquiátrica e vai culminar com a promulgação da Lei 10.216, no ano de 2010, tem uma marca distintiva, em que a noção de reforma ganha uma inflexão diferente.
Essa marca distintiva, segundo os pesquisadores da reforma psiquiátrica brasileira, reside no fato de que a crítica ao asilo
Alternativas
Q3087421 Serviço Social
Somente com a redemocratização da sociedade brasileira seguida pela consolidação da Constituição Federal de 1988 é que se passa a estruturar o embrião da cidadania social no Brasil, processo que teve início já nos finais da década anterior com o fortalecimento da sociedade civil em oposição à ditadura militar (1964-1985). A despeito das disputas entre os distintos projetos societários que permearam aquela conjuntura, cabe sinalizar que a ala democrática angariou importantes conquistas, expressas na CF/1988.
Entre as conquistas, chamam a atenção as premissas que balizaram a ampliação formal 
Alternativas
Q3087419 Serviço Social
O fenômeno população em situação de rua (PSR) no Brasil foi acentuado a partir de meados dos anos 1980, quando o país vivenciou o esgotamento do período desenvolvimentista fundado na substituição de importações e a desaceleração do crescimento industrial, o que elevou sobremaneira a taxa de desemprego e informalidade. Já nos anos 1990, a implementação do receituário neoliberal e a reestruturação produtiva agravaram ainda mais este quadro, engrossando as fileiras do exército industrial de reserva.
É nesse período que têm início as primeiras ações públicas no atendimento à PSR em algumas cidades brasileiras. Tais avanços contribuíram para a apresentação, em 2008, da Política Nacional para Inclusão Social da PSR, que conjuga ações municipais, estaduais e federais no atendimento às demandas deste segmento e estabelece
Alternativas
Q3087408 Serviço Social
A contrarreforma do Estado brasileiro teve como finalidade o fortalecimento do mercado e a redução do Estado no âmbito social, o que tem feito sem alterar as antigas relações de dominação tanto na Divisão Internacional no Trabalho, quanto na dominação de classe.
A contrapelo dos avanços constitucionais, as novas premissas da administração pública constrangem os mecanismos burocráticos potenciais para o desenvolvimento de uma gestão na perspectiva democrática, obstruindo as vias de concretização, ampliação e aprofundamento dos direitos universais, ao mesmo tempo que promove
Alternativas
Q3087407 Serviço Social
As reformas institucionais e os ajustamentos ideológicos da agenda de contrarreforma do Estado, são linhas que perpassam, de forma mais ou menos nítidas, todas as fases do neoliberalismo no Brasil.
Do ponto de vista das respostas estatais à “questão social”, a premissa continua sendo a “redução dos custos da intervenção do Estado”, processo ritmado pelas tendências de
Alternativas
Q3080766 Serviço Social
Pereira (2009) afirma que a política social tem como uma de suas principais funções a concretização de direitos de cidadania conquistados pela sociedade e amparados pela lei.
Sobre essa questão, a relação das políticas públicas com os direitos sociais, analise as afirmativas abaixo:

I. A identificação das políticas públicas com os direitos sociais decorre do fato de esses direitos terem como perspectiva a equidade, a justiça social, e permitirem à sociedade exigir atitudes positivas, ativas do Estado para transformar valores em realidade.

II. As políticas públicas são realizadas por meio da sociedade civil organizada, sendo o Estado um mero acessório na sua execução.

III Como concretizadores de direitos sociais, as políticas públicas devem estar voltadas prioritariamente as necessidades biológicas.

IV. Nos últimos anos, é possível detectar o aparecimento de novos sujeitos ou titulares de direitos, cujas garantias legais se especificaram guiadas pelo critério das diferenças concretas que distinguem esses sujeitos entre si, tais como: pessoas idosas, crianças, mulheres, pessoas com deficiência, gerações futuras.

V. Há uma tendência na política pública na garantia dos direitos individuais, em sua particularidade e abstrações.


Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3080756 Serviço Social
Após a realização e o encerramento de avaliação das políticas sociais existe a expectativa de que os resultados sejam automaticamente usados pelas instituições e políticas estatais.

Sobre a expectativa e os objetivos do uso desses resultados e as tomadas de decisão a serem realizadas, analise as questões a seguir:

I. A avaliação pode ajudar os governantes a decidir se continuam ou encerram certas iniciativas.

II. Após a avaliação dos resultados, pode-se expandir ou institucionalizar programas bem-sucedidos e reduzir os malsucedidos.

III. Decidir quais os programas mudar e quais componentes do programa necessitam de modificação.

IV. Os processos políticos e ideológicos pouco interferem no uso dos resultados da avaliação das políticas sociais.

V. A construção de uma política pública está relacionada prioritariamente aos interesses políticos e a ideologia do governo, não sendo utilizadas as informações coletadas nas avaliações das políticas sociais.


Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3078887 Serviço Social
O regime que mantêm abertas as franquias democráticas cujos canais de participação, entretanto, só são alcançados por uma determinada e distinta parcela da sociedade; parcela essa constituída pelas chamadas elites, seja do ponto de vista socioeconômico, seja do ponto de vista cultural, denomina-se: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: E
5: C
6: B
7: D
8: D
9: A
10: B
11: C
12: B
13: E
14: C
15: D
16: B
17: D
18: C
19: C
20: B