Questões de Concurso Comentadas sobre proteção à mulher, à criança e ao adolescente - proteção a família em serviço social

Foram encontradas 639 questões

Q3078773 Serviço Social
Dentre as formas elencadas, na Lei Maria da Penha, de violência doméstica e familiar contra a mulher está a violência moral, que é entendida como:
Alternativas
Q3074698 Serviço Social
A família é a instituição em que se encontram as pessoas demandantes de cuidados e, também, os cuidadores, sejam eles remunerados ou não. A demanda de cuidados se dá em função do momento no ciclo de vida das pessoas, das suas situações individuais, bem como de suas condições socioeconômicas, e assim também se comporta a oferta de cuidadores. É dentro da família o locus em que se decide quem vai trabalhar nas atividades econômicas e quem fica para cuidar dos membros dependentes. O contrato social tradicional e intergeracional, explícito na Constituição Federal de 1988 (CF/1988), atribui às famílias – onde se lê mulheres – a grande responsabilidade por atividades de cuidado. O art. 230 explicita que os pais devem cuidar dos filhos e estes dos pais na velhice. (Camarano, 2023, p.137)

Sobre o tema Famílias e Cuidado, analise as afirmações e marque a alternativa correspondente:
I - A diversidade das famílias brasileiras faz elas lidarem de maneiras distintas com os efeitos das várias “crises”, que vão desde a dos jovens, do envelhecimento, da pobreza e do déficit de cuidado até a gerada pela recente pandemia provocada pelo vírus da covid-19. A forma de lidar com elas depende dos recursos humanos, financeiros e de tempo disponíveis dentro de cada arranjo familiar. As mudanças nas famílias dificultam a manutenção dos contratos familiares intergeracionais, que o Estado não pode ignorar.
II - As famílias de maior poder aquisitivo repassam para o mercado privado a função de cuidar. Muitas vezes, delega-se a responsabilidade às empregadas domésticas, aos cuidadores remunerados, às creches e/ou às instituições residenciais de cuidado, e, ainda que em menor escala, ao Estado.
III - As famílias com crianças e adolescentes têm mais dificuldades no enfrentamento às crises, em razão de terem menos indivíduos com disponibilidade para trabalhar e obter renda. Isto se acentua nos arranjos monoparentais femininos, cujas chefes são, muitas vezes, as únicas pessoas responsáveis tanto economicamente quanto emocionalmente para cuidar de seus filhos. Soma-se a isso o fato de essas mulheres estarem superrepresentadas em empregos de baixa remuneração.
Alternativas
Q3073736 Serviço Social
Sobre a atuação do Serviço Social junto às famílias, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3068662 Serviço Social
Dentre as opções citadas abaixo, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos objetivos do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.
Alternativas
Q3065694 Serviço Social
A atuação do assistente social com crianças e adolescentes no Sistema de Garantia de Direitos tem como foco: 
Alternativas
Q3065230 Serviço Social
O Art. 6º da Constituição Federal de 1988 define um conjunto de direitos sociais que têm como objetivo garantir o bem-estar da população e assegurar condições mínimas de dignidade para todos os cidadãos. Esses direitos abrangem diversas esferas da vida social, como a educação, a saúde, a segurança e a moradia, e têm como objetivo proteger principalmente os grupos em situação de vulnerabilidade. Além disso, a Constituição prevê a criação de programas de transferência de renda para brasileiros em situação de vulnerabilidade, como forma de garantir uma renda básica familiar.
Com base no disposto no Art. 6º da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3058537 Serviço Social
O Plano Nacional de Políticas para Mulheres vigente (PNPM 2013/2015) foi construído por ocasião da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, fruto da escuta de gestoras de políticas públicas para mulheres e representantes da sociedade civil organizada. No que diz respeito à educação para a igualdade e cidadania, NÃO é correto afirmar que o referido Plano
Alternativas
Q3054156 Serviço Social
A emancipação de menores, no Brasil, só poderá ocorrer, quando se tratar, obrigatoriamente, de casos que envolvem maiores de:
Alternativas
Q3054148 Serviço Social
Conforme norma brasileira, o feminicídio é uma das circunstâncias qualificadoras do homicídio. Com efeito, tal crime cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino poderá levar à pena de reclusão de 12 a 30 anos. Neste prisma, considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve
Alternativas
Q3049555 Serviço Social
Segundo o Art. 6o A da Lei nº 8742, de 7 de dezembro de 2003 (Lei Orgânica da Assistência Social), a assistência social organiza-se por dois tipos de proteção: a proteção social básica e a proteção especial. Em relação à proteção social básica, de acordo com a legislação, é correto afirmar que
Alternativas
Q3049061 Serviço Social
As opções a seguir apresentam objetivos do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3040252 Serviço Social
Preencha as lacunas a seguir, tomando por base a Lei nº 11.340/2006, também conhecida como Lei Maria da Penha e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.

1) A ____________________ é entendida como qualquer conduta que cause à mulher dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.

2) A ___________________ é entendida como qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.

3) A ___________________ é entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

4) A ___________________ é entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.
Alternativas
Q3039798 Serviço Social
A Sra. M.F.T. procurou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de sua cidade objetivando obter orientações acerca da violência doméstica que estava sofrendo e de como denunciar o seu companheiro. No decorrer do acolhimento, a Equipe Técnica observou que a Sra. M.F.T. estava sendo vítima de conduta que configura calúnia, difamação ou injúria. Posto isto e fundamentado na Lei Nº 11.340/2006, é correto afirmar que a Sra. M.F.T. está sendo vítima de:
Alternativas
Q3039797 Serviço Social
O Juiz da Comarca da cidade de Maravilhas, verificou a necessidade de aplicação da medida socioeducativa que consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais ao adolescente D.F.C. de 14 anos. Diante ao exposto, podemos afirmar que a medida aplicada foi:
Alternativas
Q3037427 Serviço Social
Qual a maneira mais importante para o visitador avaliar um atendimento de qualidade?
Alternativas
Q3037426 Serviço Social
Como o visitador deve abordar assuntos pertinentes ao acrescimento das crianças durante as visitas?
Alternativas
Q3037425 Serviço Social
Segundo o ECA, quais são as obrigações do Estado em relação às crianças com deficiência?

I. Assegurar acesso a todos os níveis de ensino, com adaptações necessárias.

II. Garantir o tratamento médico sem necessidade de participar de atividades escolares.

III. Oferecer apenas cuidados médicos e nenhum apoio educacional.

IV. Separar as crianças com deficiência em instituições especiais sem alternativas.

V. Permitir acesso à educação apenas até os 14 anos. 
Alternativas
Q3037423 Serviço Social
Em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente, qual é o encargo dos pais ou responsáveis em relação a crianças e adolescentes com deficiência?
Alternativas
Q3037421 Serviço Social
Qual o início fundamentado para guiar e centralizar a Política Nacional de Saúde da Criança?
Alternativas
Q3037419 Serviço Social
Qual abertura basal que guia as ações do Plano Nacional da Primeira Infância?
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: E
5: D
6: A
7: A
8: C
9: B
10: C
11: D
12: C
13: D
14: B
15: A
16: A
17: A
18: C
19: B
20: B