Questões de Concurso
Sobre proteção social ao idoso em serviço social
Foram encontradas 1.188 questões
Em relação a Política Nacional do Idoso, julgue o item abaixo:
Os ministérios das áreas de saúde, educação, defesa, segurança pública, meio ambiente, infraestrutura e comércio devem elaborar proposta orçamentária, no âmbito de suas competências, visando ao financiamento de programas nacionais compatíveis com a Política Nacional do Idoso.
Em relação a Política Nacional do Idoso, julgue o item abaixo:
Dentre os princípios da Política Nacional do Idoso, encontram-se: o idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza; o processo de envelhecimento não diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos e o idoso não deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política.
Em relação a Política Nacional do Idoso, julgue o item abaixo:
Competirá ao órgão ministerial responsável pela assistência e promoção social a coordenação geral da Política Nacional do Idoso, com a participação dos conselhos nacionais, estaduais, do Distrito Federal e municipais do idoso.
Em relação a Política Nacional do Idoso, julgue o item abaixo:
O estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais do envelhecimento, consiste em uma das diretrizes da Política Nacional do Idoso.
Em relação a Política Nacional do Idoso, julgue o item abaixo:
Na implementação da política nacional do idoso, são competências dos órgãos e entidades públicos, na área de promoção e assistência social, planejar, coordenar, supervisionar e financiar estudos, levantamentos, pesquisas e publicações sobre a situação social do idoso.
Leia o fragmento de texto a seguir.
De acordo com dados divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADC- do IBGE, a população nacional está apresentando um constante envelhecimento. Em dez anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população — dado que revela uma importante mudança na estrutura etária da nação brasileira. Em número brutos, esses dados representam um aumento de cerca de 9 milhões de idosos no País. O Brasil, como muitos outros países, está vivenciando um rápido aumento em sua população idosa. Este crescimento, influenciado por fatores como redução da taxa de natalidade, avanços na medicina e melhorias nas condições de vida, está reconfigurando a estrutura etária da nação. Com isso, emerge a necessidade de repensar e adaptar sistemas de saúde, previdenciários, assistenciais, além de estratégias de integração social.
https://jornal.usp.br/radio-usp/dados-do-ibge-revelam-que-o-brasil-estaenvelhecendo/
Considerando esse contexto, podemos afirmar que o rápido aumento da população idosa no Brasil
I. aumenta diretamente as demandas sociais e econômicas do País.
II. diminui a taxa de desemprego e geração de renda extra.
III. eleva o índice anual de desenvolvimento do País.
IV. amplia a participação de idosos no mercado de trabalho.
V. produz uma mudança no padrão de consumo geral da população.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Um idoso com histórico de quedas frequentes reside sozinho em sua casa. Considerando as medidas de prevenção de quedas mais eficazes para este caso, não representa uma conduta adequada:
( ) A Proteção Social Básica inclui o Serviço de Acolhimento Institucional e o Serviço de Abordagem Social.
( ) A Proteção Social Especial de Média Complexidade inclui apenas o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
( ) A Proteção Social Especial de Alta Complexidade não oferece nenhum serviço voltado ao acolhimento institucional.
( ) O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias é um serviço exclusivo da Proteção Social Básica.
( ) A Proteção Social Básica inclui o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
I. O atendimento ao idoso deve ser realizado, prioritariamente, através do atendimento asilar, em detrimento de suas próprias famílias.
II. O atendimento ao idoso desabrigado e sem família deve ser priorizado em órgãos públicos e privados prestadores de serviços.
III. É vedada a permanência de portadores de doenças que necessitem de assistência médica ou de enfermagem permanente em instituições asilares de caráter social.
Está CORRETO o que se afirma:
Em um Centro de Convivência para idosos foi observado aumento nos incidentes como quedas e pequenos ferimentos durantes as atividades.
Considerando a atuação do Monitor Social, como deve proceder em termos de prevenção de acidentes e primeiros socorros?
Com base nas legislações e políticas sociais no Brasil, associe corretamente os documentos às suas respectivas áreas de abrangência.
a. ( ) Política Nacional de Assistência Social (PNAS)
b. ( ) Política Nacional para a População em Situação de Rua
c. ( ) Estatuto do Idoso - Lei n.º 10.741/2003
d. ( ) Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)
I. Diretrizes para o atendimento e assistência social às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
II. Garantia dos direitos da pessoa idosa, assegurando sua dignidade, participação na comunidade e proteção contra qualquer forma de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
III. Estratégias para a promoção, proteção e recuperação da saúde, com ênfase na prevenção de doenças e agravos.
IV. Abordagem articulada e integral para enfrentar a situação de rua, assegurando direitos e promovendo a reinserção social.
Assinale a alternativa correta.