Questões de Concurso
Comentadas sobre proteção social ao idoso em serviço social
Foram encontradas 236 questões
( ) A Proteção Social Básica inclui o Serviço de Acolhimento Institucional e o Serviço de Abordagem Social.
( ) A Proteção Social Especial de Média Complexidade inclui apenas o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
( ) A Proteção Social Especial de Alta Complexidade não oferece nenhum serviço voltado ao acolhimento institucional.
( ) O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias é um serviço exclusivo da Proteção Social Básica.
( ) A Proteção Social Básica inclui o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Em um Centro de Convivência para idosos foi observado aumento nos incidentes como quedas e pequenos ferimentos durantes as atividades.
Considerando a atuação do Monitor Social, como deve proceder em termos de prevenção de acidentes e primeiros socorros?
Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.
1. A pessoa idosa tem garantido o acesso universal e igualitário à saúde pelo SUS.
2. As ações e serviços de saúde para a pessoa idosa devem ser articulados e contínuos.
3. A atenção especial deve ser dada apenas às doenças comuns em todas as faixas etárias.
4. A atenção integral à saúde da pessoa idosa inclui a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família, é definido(a) como:
A Sra Yolanda de 67 anos, que reside sozinha, sem filhos, ainda trabalhando como diarista, sem contribuição previdenciária, com dificuldades financeiras, não consegue manter todas as despesas. Uma vizinha procurou auxilio na Secretaria Municipal da cidade X, para que fosse averiguada a situação de Dona Yolanda. Com base neste pequeno relato e buscando correlacionar com a tipificação dos serviços socioassistenciais, de inicio qual o nível de complexidade deverá ser feito o atendimento?
Analise as assertivas abaixo acerca da Lei Federal nº 10.741/2003, do Estatuto da Pessoa com Idosa:
I. É instituído o Estatuto da Pessoa Idosa, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 70 anos.
II. O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social.
III. É obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.
IV. À pessoa idosa que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.
Quais estão corretas?
De acordo com a Lei federal 10.741/2003 que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. Assianle a alternativa incorreta.
Analise as afirmativas abaixo atribuindo (V) para Verdadeira e (F) para Falsa, em seguida assinale a alternativa com a sequência correta. De acordo com a Lei federal 10.741/2003 que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências.
A prevenção e a manutenção da saúde da pessoa idosa serão efetivadas por meio de:
( ) cadastramento da população idosa em base territorial;
( ) atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;
( ) unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;
( ) atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para as pessoas idosas abrigadas e acolhidas por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o poder público, nos meios urbano e rural;
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) – Lei nº 8.742/1993, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Sobre tal benefício, analise as afirmativas a seguir.
I. O BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS.
II. O beneficiário pode acumular o Benefício de Prestação Continuada com outro benefício no âmbito da Seguridade Social, como, por exemplo, o seguro-desemprego e pensão especial de natureza indenizatória.
III. São requisitos para a concessão, a manutenção e a revisão do benefício as inscrições no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único.
IV. Para o BPC, considera-se família: o requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto.
Está correto o que se afirma apenas em