Questões de Concurso
Sobre proteção social especial de média e alta complexidade em serviço social
Foram encontradas 1.216 questões
I - Atendimento em unidade residencial onde grupos de até 20 idosos (as) são acolhidos (as). Deve contar com pessoal habilitado, treinado e supervisionado por equipe técnica capacitada para auxiliar nas atividades da vida diária.
II - Atendimento em unidade institucional com característica domiciliar que acolhe idosos (as) com diferentes necessidades e graus de dependência. Deve assegurar a convivência com familiares, amigos e pessoas de referência de forma contínua, bem como o acesso às atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer na comunidade. A capacidade de atendimento das unidades deve seguir as normas da Vigilância Sanitária, devendo ser assegurado o atendimento de qualidade, personalizado, com no máximo 2 (dois) idosos (as) por quarto.
A assistência social é organizada por meio de ações que podem ser __________ (serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários) ou _________ (serviços ofertados pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao Suas, respeitadas as especificidades de cada ação).
Assinale alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social, destinada ao atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco social ou com direitos violados. Nesse contexto, registre V para verdadeiro, e F, para falso, às afirmativas abaixo.
(__) O CREAS orienta e encaminha os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município.
(__) O CREAS também oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
(__) O CREAS recepciona e acolhe as pessoas, fortalece os vínculos familiares e comunitários, oferece informações sobre direitos e facilita o acesso a serviços, benefícios e programas, dificultando na superação das violências sofridas ou no aumento dos danos por elas causados.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Baseado nesta informação, em qual espaço social é feita esta intervenção?
“Toda criança e adolescente tem direito a viver num ambiente que favoreça seu processo de desenvolvimento, que lhe ofereça segurança, apoio, proteção e cuidado. Nesse sentido, quando o afastamento for necessário e enquanto soluções para a retomada do convívio familiar forem buscadas, os serviços de acolhimento deverão prestar cuidados de qualidade, condizentes com os direitos e as necessidades físicas, psicológicas e sociais da criança e do adolescente. Para tanto, o atendimento deverá ser oferecido para um pequeno grupo e garantir espaços privados, objetos pessoais e registros, inclusive fotográficos, sobre a história de vida e desenvolvimento de cada criança e adolescente. A organização de condições que favoreçam a formação da identidade da criança e do adolescente implica o respeito à sua individualidade e história de vida. O planejamento do atendimento no serviço deve possibilitar, portanto, espaços que preservem a intimidade e a privacidade, inclusive, o uso de objetos que possibilitem à criança e ao adolescente diferenciar “o meu, o seu e o nosso.”
COLUNA I
I - Acolhimento em Família Acolhedora.
II - Casa Lar.
III - Acolhimento em República para Jovens egressos de outros Serviços de Acolhimento.
COLUNA II
( ) Cada unidade tem até 6 pessoas. O serviço tem como objetivo a gradual autonomia de seus residentes, incentivando sua independência ao funcionar num sistema que permite que seus moradores tomem as decisões com relação ao funcionamento da unidade de maneira conjunta.
( ) O serviço proporciona o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária. Em cada unidade são recebidas uma criança ou adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos.
( ) Acolhimento provisório oferecido em unidades residenciais, com capacidade máxima para 10 crianças e adolescentes por unidade, nas quais pelo menos uma pessoa ou casal trabalha como educador/cuidador residente – em uma casa que não é a sua – prestando cuidados a um grupo de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar.
O Serviço especializado em Abordagem Social é ofertado no âmbito